Notícias
Vídeos

Prêmio 10 Melhores Motores tem 5 ganhadores com componentes KSPG


Pela 22ª vez a revista automotiva americana Wards apresentou à imprensa seu prêmio “10 Melhores Motores”, durante cerimônia no NAIAS - North American International Auto Show realizada em Detroit.

Por: da redação - 19 de maio de 2016

Pela 22ª vez a revista automotiva americana Wards apresentou à imprensa seu prêmio “10 Melhores Motores”, durante cerimônia no NAIAS - North American International Auto Show realizada em Detroit. Neste ano, pela primeira vez na história destas premiações, ao menos três veiculos de motorização parcialmente elétrica estavam entre os dez indicados. Dentre os vencedores, cinco utilizam componentes fornecidos pela alemã KSPG (membro do Grupo Rheinmetall), com subsidiárias nos EUA e no México. As suas marcas tradicionais incluem KS Kolbenschmidt e Pierburg.

Entre os premiados estava o Volvo XC 90 com seu motor turbo T6 de 2 litros com turbo-compressor complementar. O sofisticado sistema de arrefecimento principal do motor dispõe de uma bomba de água Pierburg. Além disso, para resfriamento durante os ciclos start-stop, o veículo tem outra bomba Pierburg, de 15 Watt para recirculação de água. Outros produtos Pierburg incluem válvula elétrica de desvio, válvula direcional de ar, válvula de regulagem do turbocompressor, bem como um transdutor eletropneumático e uma válvula de aceleração elétrica. Por razões de diminuição no tamanho dos motores, no futuro, a Volvo concentrará sua linha de motores em até 4 cilindros com turbocompressor, compressor complementar ou até mesmo com motor híbrido.

Hoje em dia, cada vez mais os modelos de seis cilindros estão substituindo os motores de oito cilindros de grande cilindrada usados antigamente. Suportada por sua longa experiência em motores e tecnologia de tratamento de gases de escape, a KSPG tem participado e apoiado esta tendência de melhorias diversas na eficiência dos motores, incluindo as versões na linha diesel.

Exemplificando esta tendência de motores menores, está o novo motor de seis cilindros de 3.6 litros do Cadillac ATS/Chevrolet Camaro. Contribuição Pierburg: bomba de óleo variável acionamento mecânico, uma avançada bomba de óleo e vácuo de acionamento tandem (único eixo) e uma válvula de controle de óleo.

Pistões KS Kolbenschmidt estão dentro do motor de seis cilindros, 3.5 litros, do Nissan Maxima. Outro vencedor do prêmio é o motor 3.0L de seis cilindros da Dodge Ram 1500, que é fornecido com válvula de aceleração elétrica da KSPG. O motor turbo 3.0 litros da BMW 340i possui uma válvula comutadora de vácuo Pierburg, a qual será utilizada em inúmeros futuros modelos da BMW.

SOBRE O PRÊMIO

Oito editores da renomada publicação comercial americana Ward testaram os motores em situações cotidianas no trânsito  ao redor de Detroit. Para ser elegível ao prêmio, os motores ou deveriam ser completamente novos ou significativamente reformulados e estarem disponíveis no mercado dos EUA durante o primeiro trimestre do respectivo ano. Entre os especialistas, os prêmios são considerados como marcos de referência em tecnologia automotiva.

NAIAS realizou na cidade de Detroit, conhecida como cidade dos carros, seu principal evento automobilístico do ano. Um dos momentos mais especiais é o anuncio dos 10 Melhores Motores pela Ward Magazine.