Em Foco - Da Redação

Conquista do Prêmio Nacional do Sebrae coroa modelo de gestão da oficina Renova

Formação de mão de obra e práticas sustentáveis marcam os 30 anos de história da empresa

Avaliação de resultados sempre fez parte da gestão da oficina Renova, localizada em Serra, Espírito Santo, mas com um olhar mais apurado e ajuda de consultores do Sebrae conseguiu aprimorar o modelo de gestão da empresa que tem 30 anos de trajetória e levou a conquista do Prêmio Nacional Sebrae MPE Brasil. O trabalho para chegar a esse resultado de destaque e reconhecimento nacional teve início em 2013 quando o empresário Fabio Tessarolo resolveu se inscrever pelo site do Sebrae para avaliar a gestão da oficina, especializada em colisão. A partir do mapeamento da situação da empresa, Tessarolo foi, com orientação de consultores do Sebrae, implementando melhorias que garantiram aumento de produtividade (receita X número de colaboradores) em 32%, 26% de incremento no faturamento do tíquete médio por veículo. "Antes fazíamos análise financeira e técnica, mas faltava um norte que ganhamos com o apoio do Sebrae. O dia a dia da oficina leva o empresário a ficar muito preocupado com a parte operacional dos serviços e a realizar as entregas dos carros, não avaliando a gestão da empresa", considera.

A empresa realiza há 13 anos trabalho social com a ONG “ Montanha da Esperança – HOPE Esperança Sem Limites” para formação de mão de obra de jovens para oficinas, iniciativa que Tessarolo se orgulha e diz que é transformadora, uma lição de vida. Em sua equipe atual de 23 profissionais, 6 vieram do projeto. O empresário conseguiu apoio de seus fornecedores parceiros PPG e da 3M para dar continuidade a esta ação.

Desde 2004 a Renova implantou projeto ambiental com a orientação do SENAI, e com o SESI realiza acompanhamento no cumprimento das obrigações e prevenção nas questões trabalhistas. Agora, o próximo passo é a certificação do IQA, Instituto da Qualidade Automotiva.

Com relação à premiação, o empresário revela que o reconhecimento oficial de uma instituição de nível nacional como SEBRAE) sobre o trabalho desenvolvido  servirá de referência no mercado de reparação de veículos e que por já ter atuado com liderança representativa do setor (ASSORVES/SINDIREPA-ES), poder inspirar outros empresários é motivador.

comentários
Avaliar:

Comentários