Notícias
Vídeos

S10 2012 sem potência após revisão da bomba de alta


O modelo da Chevrolet, equipado com motor 2.8 de 180cv, foi levado a oficina por um colega do reparador para que fosse removida a bomba de alta pressão e os bicos injetores para que o colega realizasse a revisão e limpeza dos componentes, após a revisão, foram instalados em seus devidos lugares seguindo o procedimento padrão

Por: Da Redação - 18 de agosto de 2020

Após quase um mês, o cliente retornou a oficina do colega alegando que o veículo apresentava falta de potência, ao iniciar o diagnóstico, o reparador e seu colega efetuaram a troca do jogo de bicos injetores várias vezes, fizeram a substituição da bomba de alta pressão, realizaram testes na bomba de combustível, isolaram a válvula EGR e também verificaram o filtro de combustível, mas nenhum dos procedimentos sanou a falha.

Diagnóstico:

Sem muita de ideia de como proceder, decidiu recorrer a seus companheiros de profissão cadastrados no Fórum Oficina Brasil, onde relatou o ocorrido e os procedimentos adotados até o momento.

Ao ler o relato do reparador, um companheiro de profissão respondeu que todos os bicos injetores e bombas de alta pressão que forem colocados nesse veículo deveriam ser de preferência novos, para evitar que troque uma falha por outra.

Outro colega de Fórum questionou se havia sido verificada a turbina do motor enquanto um terceiro companheiro recomendou verificar se o atuador elétrico da turbina está funcionando direito, pois nesse modelo é muito comum ocorrer falha nesse componente.

Ainda no tópico, outro colega de profissão fez algumas perguntas ao reparador para entender melhor a situação, onde questionou qual havia sido o laudo do bombista ao realizar a revisão dos bicos injetores e bomba de alta, o que levou os componentes ao desgaste, também questionou se o bombista era um profissional da confiança do reparador, se haviam sido observadas as leituras em modo continuo e por fim se havia algum código de falha no sistema do veículo e como se encontravam a pressão do turbo e o volume de injeção do motor.

Diante de tais respostas, o reparador relatou já ter verificado a turbina do motor, que estava funcionando perfeitamente, reforçou que o defeito não era nos bicos injetores ou na bomba de alta, pois já haviam sido trocados três vezes e a bomba duas vezes, mas o problema ainda persistiu.

Ele ainda respondeu que o bombista é de sua extrema confiança e ainda que os filtros de ar e de combustível, assim como os demais parâmetros questionados estavam dentro do especificado e funcionando normalmente, mas a falha continuava a ocorrer.

Algumas horas depois, o reparador retornou ao tópico e comentou com seus companheiros de Fórum que conversando com alguns reparadores da região que são especializados em caminhonetes, todos haviam recomendado remover o cabeçote e substituir as molas das válvulas do cabeçote pelas molas da S10 de 200cv, pois informaram ser um defeito crônico desse cabeçote e que essa troca iria sanar o defeito.

O reparador ainda respondeu que estava, junto de seu colega, removendo o cabeçote do veículo pois iriam realizar a troca das molas como havia sido instruído pelos companheiros da região e que ao final do procedimento retornaria ao tópico para informar o resultado aos companheiros de Fórum.

Solução:

Passados alguns dias, o reparador retornou ao Fórum como havia dito, e respondeu em seu tópico que o problema havia sido resolvido realizando a troca das molas das válvulas do cabeçote, e que após o procedimento, o veículo voltou a funcionar normalmente, sendo então liberado ao cliente.