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Melhores do Fórum - Outubro de 2014


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país

Por: Da Redação - 14 de outubro de 2014

Profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Para isso, basta cadastrar-se em nosso site www.oficinabrasil.com.br 

Ford FiestaVentoinha do Ford Fiesta não estava mais funcionando
O reparador Júlio César Haas conseguiu resolver este problema no veículo graças à ajuda de uma dica recebida no fórum
Veículo: Ford Fiesta 1.6 Rocam ano 2004
Defeito: Ventoinha do veículo não acionava
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo reclamando que a temperatura do motor estava subindo muito. Quando conferi, verifiquei que o carro estava com algumas ‘gambiarras’ no sistema de arrefecimento e a ventoinha não acionava.Com o auxílio de um scanner, detectei que a central não conseguia enviar sinal para acionar a segunda velocidade da ventoinha e eu só conseguia fazê-lo através do scanner na função de teste de atuadores. No meu entendimento, se consigo fazer isso, significa que a peça não está danificada, mas apenas tem algum problema no sinal ou comando, mas não sabia ao certo como solucionar o defeito.
Solução: Através da dica enviada por outro reparador do Fórum, desliguei a bateria e aterrei os cabos dela durante 15min. Ao reinstalar a bateria e testar o veículo, aparentemente o sistema fez um auto zero e voltou a funcionar normalmente.

 

VW GolVolkswagen Gol apresentava funcionamento irregular do motor
O reparador Luis Paulo de Araujo conseguiu solucionar um problema no veículo e compartilhou a dica com os outros usuários do Fórum.
Veículo: Volkswagen Gol 1.0AT MI
Defeito: Motor só funcionava na fase fria
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo para a minha oficina apresentando um defeito curioso: enquanto o motor estava frio, ele apresentava funcionamento normal, no entanto, quando esquentava morria e só pegava se colocássemos combustível direto no TBI. Testei então os bicos injetores com relação à alimentação e pulso e eles estavam ok. Substituí o sensor de temperatura, o MAP, a bobina, o corpo de borboletas e até mesmo a central de injeção, mas o defeito não solucionava.
Solução: Mesmo apresentando valores de acordo com o estipulado pelo fabricante, o defeito foi sanado somente após a substituição dos  bicos injetores.

Fiat Idea AdventureMotor da Fiat Idea Adventure falhava
O reparador Diego Barbosa solucionou o problema que o veículo apresentava após receber uma valiosa dica em nosso Fórum
Veículo: Fiat Idea Adventure 1.8 2008
Defeito: motor apresentava falha intermitente
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo na minha oficina reclamando que de vez em quando, com o veículo em movimento, o motor começa a falhar, caracterizando um defeito intermitente. Para tentar solucionar o caso, substituí os cabos e velas, mas o problema continuou no teste de rodagem. Troquei então a bobina, o filtro de combustível e testei a pressão da bomba, esta estava funcionando normalmente a 4bar, mas mesmo assim a avaria permanecia.
Solução: Após uma dica de um reparador do Fórum, este me orientou que esta falha era característica dos potenciômetros do TBI. Quando os testei, verifiquei que havia um erro na medição das pistas. Quando substituí a peça, o defeito foi solucionado.

 

Pegeout 206Motor do Peugeot 206 1.0 16V só dava partida  quando estava frio 
O reparador Fabricio Rangel Crespo conseguiu solucionar esta avaria e compartilhou em nosso Fórum o caso
Veículo: Peugeot 206 1.0 16V 2003
Defeito: Motor só funcionava na fase fria e aparecimento do modo ECO
Diagnóstico: O cliente trouxe o carro para nossa oficina informando que o motor do seu veículo só dava partida se estivesse frio. Caso ele andasse com o carro um tempo e desligasse o motor, quando fosse religá-lo, o motor não pegava. Quando iniciei o diagnóstico, notei que o proprietário havia insistido tanto nas partidas que o motor entrou em modo ECO. Troquei a bateria e o modo ECO não saiu, mas fiz outros procedimentos e consegui apagá-lo. Mas, como isso não é exatamente a causa para o defeito do carro, parti para a conferência de bicos e bobinas, sensores e fusíveis, foi quando notei que estavam todos oxidados, como era comum ocorrer em ‘carros de praia’. Fiz a limpeza, montei tudo novamente e notei que não havia pulsos nas bobinas e bicos injetores. Conferi então o módulo de injeção e este também apresentava a mesma oxidação. Fiz a limpeza deste também e dei partida no veículo. Para minha surpresa, ele ‘pegou na hora’, mas no scanner consta código de falha P0327 referente ao circuito do sensor de detonação 1 do banco 1 com entrada baixa. Tentei apagar essa memória, mas esta volta logo em seguida quando tentamos fazer o motor funcionar. Logo em seguida, outro defeito apareceu, o P0485, referente ao circuito do eletroventilador de arrefecimento com motor defeituoso. 
Solução: Depois de notar que muitos contatos no cofre do motor estavam oxidados, fui conferir e descobri que todos estavam oxidados, sem exceção. As velas, inclusive, estavam com seu corpo imerso em água, parecia que o carro tinha passado por uma enchente.
Após secar tudo e limpar os contatos, o veículo voltou a funcionar sem erros. Perguntei ao cliente se ele tinha passado por algum alagamento e ele me contou que o carro estava esquentando muito e o motor desligava, então ele teve a ‘brilhante ideia’ de jogar água no motor para esfriá-lo e fazer o motor voltar a funcionar, mas expliquei que isso não poderia ser feito nunca, ele entendeu e foi embora com o carro.

VW PoloCâmbio do VW Polo I-Motion apresentou erro após reparo
O reparador Luiz Henrique Ribeiro esteve com este problema em sua oficina e, com a ajuda do Fórum, conseguiu solucioná-lo.
Veículo: VW Polo I-Motion
Defeito: Motor não pegava e código de falha P01337 aparecia
Diagnóstico: O cliente trouxe o veiculo para realizar a troca da embreagem, pois a mesma apresentava perceptível desgaste. Quando iniciei o processo, notei que seria necessária também a substituição do retentor traseiro, que apresentava vazamento, e igualmente trocar o  atuador de embreagem.
Depois de todo o procedimento realizado, fui ligar o motor para fazer o reconhecimento da embreagem nova e do atuador novo (tudo original e adquirido em concessionária), mas o motor não pegou mais. No scanner, a injeção apresenta o código de falha P01337(curto circuito a massa do sensor de rotação). Já fiz de tudo, inclusive troca do sensor de rotação, mas o defeito permanecia. Conferi também as condições do chicote referente, mas não encontrei nada que pudesse causar a falha.
Solução: Após receber algumas dicas no Fórum, verifiquei que o problema era causado pelo posicionamento incorreto da roda fônica estampada (aquela em que é possível ver os dentes e eles não são vazados). O erro era que o correto era colocar o furo de referência na posição de meio-dia e eu a coloquei na posição de 5 horas. Depois de montada na posição correta com o auxílio de ferramenta específica para o serviço, foi só ‘bater na chave’ que o motor pegou, resolvendo o problema.