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Melhores do Fórum – Março de 2014


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também!Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de maio:

Por: Da Redação - 12 de março de 2014

Renault Megane apresentava falha na aceleração

O reparador Marco Garcia esteve com um problema neste veículo e, com a ajuda de nosso fórum, encontrou a solução.

Veículo: Renault Megane 2009 com sistema de injeção S3000

Defeito: Falha na aceleração com motor frio

Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo à minha oficina com esta reclamação e acrescentou que, quando tentava acelerá-lo, o motor não sobe rotação e aparentemente afoga. O defeito só desaparece quando o mesmo aquece à temperatura de trabalho. Decidi utilizar um scanner para conferir se havia alguma falha registrada no sistema do veículo, e este apontou códigos DF154 referente ao sensor MAP e DF089 referente ao circuito do sensor de pressão do coletor de admissão. Dessa forma, testei o sensor MAP com multímetro e osciloscópio, mas este estava ok. Conferi ainda as condições da bomba de vácuo, mas esta também estava ok.

Solução: Como os componentes não apresentavam avaria, decidi substituir o combustível do tanque por etanol, pois o que estava apresentava muito resíduo de água. Testei o veículo então até que este chegasse próximo ao meio tanque e abasteci com gasolina. Deixei o motor esfriar e dei partida novamente no motor, onde este voltou a apresentar funcionamento normal e com relação A/F dentro do especificado.

 

Megane

 

VW Golf 1.6 SR apresentava motor com pouco torque

O reparador “mbo2010” achou a solução de um problema de um veiculo, compartilhando sua dúvida através do nosso fórum.

Defeito – Veículo estava sem força e com ponto de ignição atrasado.

Diagnóstico – Chegou a minha oficina um VW Golf 1.6 SR 2001 sem força, percebemos que o ponto estava atrasado e a partida estava longa e demorava a pegar. Conferimos o sincronismo da correia dentada, e retiramos a engrenagem do virabrequim para conferir se a chaveta não estava quebrada. Por fim, analisamos a bomba de combustível, não encontramos defeito.

Solução – Iniciei uma avaliação dos sensores de fase e rotação. No sensor de fase foi medida a resistência que estava dentro do limite determinado. Em seguida parti para a analise do sensor de rotação, durante a medição constatei que o sensor estava com o “circuito aberto”, além da troca do sensor de fase efetuamos também a substituição da bobina e dos cabos de vela.  A partir desta maneira, o veículo voltou a ter sua força normal.

Golf

Golf foto 2

 

GM Corsa Sedan VHC 1.0 acendia luz de anomalia

O reparador Lcar encontrou a solução para um curioso problema e postou sua dica em nosso fórum.

Veículo: GM Corsa Sedan 1.0 VHC

Defeito: Motor cortava giro aos 4.000rpm e acendia luz de anomalia

Diagnóstico: O veículo foi trazido a minha oficina após ter ficado mais de 15 dias em outra, onde não conseguiram resolver o problema. Para saber a causa desta falha, conectei o scanner ao sistema do veículo e este apontou falha no sensor de detonação. Continuei o processo de diagnóstico e notei que este modelo utiliza polia antivibratória no virabrequim, mas estava em boas condições. Notei que havia uma grande folga na bomba hidráulica que acreditei ser devido à regulagem do componente. Dessa forma, instalei uma nova correia de menor diâmetro isolando a bomba hidráulica e o ar condicionado do alternador, mas o defeito continuava.

Solução: Reinstalei a correia normalmente, mas dessa vez, desliguei o cabo de alimentação do alternador, onde o defeito desapareceu. Retirei o alternador para testes e descobri que o sinal de saída deste para o painel estava em curto e afetava a BC, alterando seu funcionamento. Substituindo o alternador, o defeito foi solucionado.

Corsa Sedan

 

Ford F250 estava com falha no ar condicionado

O reparador “Berguinha1976” conseguiu resolver um problema através da colaboração de outros profissionais em nosso fórum.

Veiculo – Ford F250 2000

Defeito – O compressor do ar condicionado desligava sozinho.

Diagnóstico - O veículo chegou à oficina com suspeita de vazamento no sistema de ar condicionado, após realizar uma varredura por todo o sistema, identifiquei o local, vazamento no selo do compressor. Porém, logo após a manutenção, o veículo começou a apresentar falhas no compressor do ar condicionado. Quando ultrapassava os 2000 giros o equipamento ligava e desliga consecutivamente, como se houvesse falta de gás no sistema.

Decidi então adicionar mais gás ao sistema, limpando-o e verificando-o. Após esta etapa procurei novamente por algum tipo de vazamento ou restrição de sujeira.

Solução – Após analisar todo o sistema, não foi encontrado nenhum tipo de problema que pudesse ocasionar o “curto circuito no compressor”. Dessa forma foquei minhas atenções sobre a qualidade da carga de gás armazenado no sistema. Retirei toda a carga antiga e verifiquei que a mesma era de um lote reciclado. Troquei a carga de gás por outra nova e de uma marca diferente, resolvendo o problema.

F250

 

VW Saveiro 1.6 2010 estava com a luz de avaria acesa

O reparador Celso esteve com um problema com este veículo e encontrou a solução com a ajuda de nosso fórum.

Defeito: A luz de avaria (EPC) acendia no painel sempre que o veículo era acelerado para fazer ultrapassagens ou quando pegava subidas íngremes.

Diagnóstico: Para saber a causa da falha, conferimos com um scanner se havia algum código de falha registrado para esta e este apontou o 17030. Curiosamente, notamos que este defeito só surgia se acelerássemos o motor bruscamente, porém se isso fosse feito de maneira suave, nada ocorria. Dependendo do quão rápida seja essa aceleração, o sistema injeta combustível demais e o motor chega a morrer. Mas, quando tentamos logo em seguida uma nova partida, o defeito cessa e a falha antes registrada aparece como defeito passado na ECU. Substituí o jogo de velas para ver se resolvia o caso, porém o defeito permaneceu.

Solução: Após conferir os fusíveis, notei que o MF10 que alimenta os terminais 15 e 27 do módulo de injeção apresentava oxidação, onde essa apresentava certo isolamento e confusão no funcionamento do módulo. Dessa forma, realizei limpeza deste e do respectivo terminal e, ao testar o veículo, o defeito cessou.

  Saveiro 

Saveiro Foto 2

 

VW Fox após reparo no cabeçote não dava mais partida

O reparador Jocivaldo compartilhou em nosso fórum a seguinte falha, a qual obteve solução.

Veículo: VW Fox com injeção IAW 4BV

Defeito: Após sofrer superaquecimento e necessitar de reparo no cabeçote em outra oficina, o motor não deu mais partida.

Diagnóstico: Conferi sensores em geral e a bomba de combustível, mas tudo estava ok. Conferi então a compressão do motor, onde percebi que havia passagem entre dois cilindros. Dessa forma, removi o cabeçote e realizei uma nova retífica, resolvendo este problema. Porém, ao ligar o motor e o acelerarmos, a rotação não subia. Decidi conferir se havia alguma falha registrada na ECU e no scanner constou código 18099, onde mesmo quando o apagávamos, este voltava apontando como “teste para autodiagnóstico K83 Interrupção”. Dando prosseguimento ao procedimento de diagnóstico da falha, conferi o funcionamento do acelerador eletrônico, mas a marcha lenta do motor estava muito baixa e, quando acelerávamos o motor, este não passava dos 900rpm.

Solução: Como não tinha mais ideia de como proceder, resolvi ligar para o cliente e perguntar se este veículo havia passado por outro reparo recentemente. Este me informou que o motor teria se avariado e o reparo realizado foi a troca das bronzinas de mancal. Decidi então remover o cárter para conferir o serviço e foi quando notei que o retentor do volante apresentava uma falha. Em seguida notei que a roda fônica estava fora de posição. Dessa forma, reposicionei a roda fônica e troquei o retentor danificado e, quando testei o veículo, o defeito foi solucionado.

Foxf