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Marcha engatava, mas Renault Scenic não andava

Por: Da Redação - 15 de julho de 2013

Marcha engatava, mas Renault Scenic não andava 
Caso encontrado em nosso fórum, criado pelo reparador Leonardo:
Veículo: Renault Scenic 1.6 16v

Defeito: engatava a marcha, mas não andava

Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo no guincho até minha oficina, informando que, após pegar uma subida leve, o veículo repentinamente deixou de andar. Curiosamente, este defeito ocorria mesmo com a marcha engatando normalmente e a tração chegava até as rodas. Através do fórum, me disseram que este é um problema comum neste tipo de veículo e que pode ter origem nas homocinéticas. Assim, conferi, mas não tinha qualquer defeito.

Solução: havia escapado um anel que segura a tulipa no eixo do lado esquerdo. Para solucionar o caso não foi sequer necessário substituí-lo, bastou aplicar mais pressão neste anel na fixação e o defeito foi sanado.


Motor da Toyota Hilux não pegava
O usuário mecvitoria, da Auto Mecânica Vitória postou em nosso fórum:

Veículo: Toyota Hilux 3.0 2008

Defeito: motor não pega

Diagnóstico: o cliente trouxe o veículo à minha oficina apresentando falha no motor. Avaliamos qual era a causa da falha e detectamos que o terceiro cilindro estava apresentando menos compressão que os demais. Removemos então o cabeçote e conferimos que o pistão correspondente não se encontrava em PMS, quando na verdade deveria estar.

Analisamos o motivo desta anomalia e constatamos que a biela estava empenada. Substituímos a peça e montamos o veículo, porém, ao testá-lo, o motor não pega, mesmo chegando combustível normalmente aos bicos. Se utilizarmos um desengripante na admissão, o motor ameaça funcionar, mas também não dá partida.  Decidi então conferir o sincronismo e analisei que este estava correto, pois as marcações nas engrenagens coincidiam e os cames do comando estavam na posição de admissão. Fizemos então um diagnóstico mais detalhado e verificamos que não há pressão nenhuma de combustível na entrada do filtro de combustível e nem mesmo retorno. Analisando com scanner, nenhum código de falha foi detectado.

Solução: graças à ajuda de um reparador do fórum que me orientou, constatei que o defeito estava na válvula VCV (Válvula Reguladora de Vazão) que é fixada na bomba de alta pressão de combustível. Substituindo-a, o defeito foi sanado. Conversando com o proprietário do veículo, ele comentou que a pick-up foi transportada inclinada em um guincho. Assim, provavelmente o óleo retornou para a câmara de combustão e deram partida no motor, causando o empenamento da biela.


Fiat Uno Fire não tinha o funcionamento correto dos marcadores do painel
Dica interessante publicada pelo reparador Ivo Pires de Souza em nosso fórum:
Veículo: Fiat Uno Fire

Defeito: Ponteiros do painel não funcionavam corretamente

Diagnóstico: Estive com este veículo em minha oficina apresentando um defeito curioso: quando dávamos partida no motor, os ponteiros de combustível e de velocidade começavam a tremer, como se estivessem em curto circuito. Com o carro em movimento, eles começavam a girar no sentido anti-horário, até o ponto em que ficaram fora de sua posição original.

Analisando o circuito do painel, busquei a existência de algum fio terra quebrado, mas não havia nenhum. Testei também os capacitores de entrada de alimentação, mas também todos estavam com funcionamento correto.

Solução: A partir da dica de amigos do fórum, busquei a existência de algum fusível queimado e o encontrei. Descobri que isto ocorre devido à instalação de consumidores de potência acima do suportado pela tomada interna do veículo. Assim, os ponteiros acabam apresentando funcionamento incorreto. Substituindo, o defeito acabou.


Fiat Stilo apresentava falhas na aceleração
A Oficina Destake postou em nosso fórum um caso curioso:

Veículo: Fiat Stilo 1.8 8V 2003 Gasolina Delphi HSFI 2.3

Defeito: veículo não acelerava com falha intermitente

Diagnóstico: O veículo citado chegou à minha oficina com falha intermitente na aceleração. Conferi a causa desta falha e notei que o corpo de borboleta parava de funcionar por alguns momentos. Conferindo com scanner os códigos de falhas, constou U1601 – falha na CAN. Na busca da causa da falha na rede Can, desmontei praticamente o veículo inteiro, como o painel e caixa de fusíveis, por exemplo. Outra falha apresentada é que com o veículo em marcha lenta, havia um apito no painel e acusava avaria no motor, acendendo em seguida todas as luzes e desligando os ponteiros.

Solução: conferi o chicote existente atrás do rádio do veículo e notei que estava cortado, pois havia sido substituído o radio original por um outro e este chicote era da rede Can. Refiz a fiação correspondente e apliquei limpa contatos em todas as tomadas e chicotes. Com este procedimento, o defeito foi solucionado.


Motor do Renault Clio apresentava corte de aceleração
O reparador Wellington Faria da Silva compartilhou conosco uma detecção de falha:

Veículo: Renault Clio 1.0 16V 5nR

Defeito: cortava aceleração

Diagnóstico: o veículo chegou à minha oficina após ter passado por outras sem encontrarem a solução para a falha. O defeito era que com o carro em movimento, a luz de avaria se acendia, e neste momento, o motor perdia a aceleração. Após a falha, se desligássemos o motor e em seguida religássemos, o defeito em algumas oportunidades desaparecia. Conferindo o sistema de injeção, constou código 066 – falha no coletor aspirado. Assim, removi o coletor e estava sujo de óleo e o limpei. Substituí suas vedações, limpei o corpo de borboletas e passei limpa contatos em seus conectores. Testei o sensor do pedal e este apresentou falha na trilha resistiva. Substituí, mas o defeito permaneceu. Decidi substituir o sensor MAP, mas também não surtiu efeito.

Solução: retirei novamente o coletor para também remover o corpo de borboleta. Ao retirá-lo, decidi abri-lo e notei que nas engrenagens internas haviam duas quebradas. Substituí  as respectivas engrenagens, montei o corpo e o coletor e por fim testei o veículo.

Dessa forma o defeito não ocorreu mais.


Motor do VW Fox não pegava
O reparador Anderson Lodi também utilizou nosso fórum como ferramenta para solucionar um caso:

Veículo: VW Fox 2011 com sistema de injeção 7.5.30

Defeito: motor não pega

Diagnóstico: o veículo chegou para manutenção após ter saído de uma oficina de funilaria e pintura (o carro havia sofrido uma colisão frontal). Ao tentarmos dar partida no motor, não funcionava. Realizamos análise do sistema de injeção do veículo, mas não haviam códigos de falhas registrados. Conversando com os reparadores da oficina de funilaria, eles comentaram que tentaram fazer alguns reparos para que o motor voltasse a funcionar, mas não quiseram me listar o que haviam feito. Assim, a primeira coisa que detectei foi que havia pulso nos bicos injetores, porém na bobina isto não ocorria. Assim, para entender o porquê desta falha, conferi se a bobina estava funcionando e se havia continuidade no chicote. Analisei o sensor de rotação e sincronismo do motor, mas tudo estava ok. Decidi então substituir o chicote da ECU, mas também não obtive resultado positivo. Testei também os aterramentos do sistema imobilizador, mas também estavam ok. O curioso era que só funcionava o corpo de borboleta e o pulso dos bicos, além de chegar pulso normalmente nas bobinas, mas mesmo assim elas não funcionavam.

Solução: decidi então conversar com o proprietário do veículo para ver se ele me dava alguma dica do que havia sido feito de manutenção na oficina de funilaria e pintura. Ele comentou que haviam retirado a caixa de câmbio e trocado o carter. Assim, decidi retirar o câmbio e constatei que a roda fônica estava errada. Troquei esta pelo modelo correto do veículo e o mesmo voltou a funcionar normalmente.