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Melhores do Fórum - Fevereiro de 2015


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de fevereiro:

Por: Da Redação - 16 de fevereiro de 2015

VW FOX 1.0 FlexVW FOX 1.0 Flex: Luz de óleo do motor acende ao esquentar o motor

Defeito: O reparador comenta que o Fox chegou à oficina rajando o motor e acendendo a luz de óleo. Depois de enviado para retífica, onde foi feita a substituição de todas as peças e a montagem do motor, quando chega à temperatura de 90oC, a luz de óleo começa a piscar.

Diagnóstico: Ao pedir ajuda no Fórum Oficina Brasil, o reparador retirou o motor do Fox, efetuou o controle dimensional nas peças, trocou o interruptor de pressão por outro (original) e o problema continuou. A retífica sugeriu trocar outra bomba de óleo; mesmo assim, o problema continuou. O fato curioso é que, quando a luz de óleo acendia, não alterava o barulho do motor, e alguns membros comentaram que esse motor costuma apresentar desgaste no cabeçote, nos mancais do comando, e sugeriram ao colega medir a pressão de linha do óleo de motor, principalmente na lenta com motor aquecido. Se isso ocorresse, o problema provavelmente era no cabeçote.

Solução: Efetuando a medição, conforme sugerido pelos colegas no Fórum, com motor frio, encontrou mais de 3 bar. Quando o motor esquentou, trabalhou por um longo período com 0,5 bar. Depois disso, começou a acender a luz. Retirando a tampa de válvula para verificar os mancais e o comando, observou que existia uma folga no alojamento dos tuchos hidráulicos. Foram trocados o cabeçote, o comando de válvula e o jogo de tucho, e o caso foi resolvido.

Fiat Uno modelo 2010 1.4 sistema IAW 7GF perdendo giro do motor Fiat Uno modelo 2010 1.4

Defeito: Segundo relatado no Fórum, o cliente passou na oficina e explicou que, depois de deixar o carro em marcha lenta com o ar-condicionado ligado por mais de uma hora, ele apresentou o defeito de cortar a aceleração do motor. Relatou ainda que, enquanto o motor está frio, ele anda normalmente e o giro sobe, mas, depois de esquentar, o giro só vai até 4.000 RPM e, consequentemente, perde força. Ao passar o Scanner nele, foram identificados os seguintes defeitos: P1122 potenciômetro; duas válvulas de estrangulamento; interrupção curto-circuito a massa; P0009 regulação da árvore de cames (A); sinal mensagem não plausível. Apagados os erros, o veículo andou por um dia muito bem mas, no outro dia, voltou a apresentar os mesmos sintomas e códigos. O reparador ficou em dúvida se este erro não estaria relacionado ao pedal do acelerador.

Diagnóstico: O problema estava relacionado à falta de sinal. Inclusive, a possibilidade de ser o chicote era muito grande, conforme relatado por um membro que solicitou uma verificação no fio do pino 42 da central, que aciona o relê da bomba com sinal negativo, pino 54, sinal do sensor de rotação, pino 74, sinal do sensor de fase, pino 75, sinal do sensor de detonação, e teste de continuidade dos mesmos.

Solução: Ao colocar o problema em nosso Fórum, o reparador obteve várias sugestões de como abrir o corpo de borboleta para verificar o fio de prata dentro dele, que geralmente é danificado. Realmente, havia um defeito no corpo  (Chicote interno rompido) e foi subistituido por outro. O problema foi resolvido, e o reparador agradeceu a todos do Fórum que o ajudaram a resolver a questão.

Honda FitHonda Fit - Scanner mascarou defeito no sistema de ignição

Defeito: O reparador relatou ao Fórum que o scanner acusou o sensor CKP, que foi trocado, e não resolveu o problema.
Depois de trocadas as velas, o problema persistiu: a pressão da bomba estava com dois bares, e tinha sido substituída. Assim, havia uma suspeita de ser a bobina.

Diagnóstico: Foi discutido no Fórum da Oficina Brasil com alguns membros, e as hipóteses mais sugeridas se direcionavam a falha no sistema de ignição, em especial às bobinas de ignição.

Solução: As dicas do Fórum estavam corretas: o problema era realmente na bobina. Uma dava fuga de faísca, pois havia uma trinca na borracha de vedação que, quando substituída, fez o motor voltar a funcionar de forma eficiente novamente.

VW Gol 1.0 8V: Marcha lenta oscilandoVW Gol 1.0 8V

Defeito: O reparador relatou que o veículo chegou a sua oficina com a marcha lenta oscilando. Mesmo fazendo a adaptação do corpo e resetando ou trocando a central, e checando toda a parte elétrica, chicote e conexões do sistema de injeção eletrônica, a marcha lenta ainda ficou oscilando. 

Diagnóstico: Os reparadores no Fórum orientaram o colega que, quando o motor fica com a marcha lenta oscilando, existe um procedimento de autoadaptação, nos casos em que há perda de sinal no chicote, limpeza do corpo da borboleta ou uma troca de bateria. Ele foi orientado a verificar se os componentes citados estavam corretos, antes de efetuar o procedimento de autoadaptação. 

Solução: Ao revisar o chicote do sistema de injeção, o reparador encontrou uma resistência anormal na emenda original de fábrica do chicote de ligação dos bicos injetores, que é revestida com uma borracha. Foi feito um reparo na emenda e, ao dar a partida no motor, a marcha lenta se reestabeleceu perfeitamente. Após vários testes o problema não foi mais observado pelo cliente.

Citroën C3Citroën C3 - ao ligar a luz da bateria, pisca constantemente e o carro não funciona

Defeito: O reparador relata ao Fórum que, quando liga a ignição, o sistema de injeção inicia o funcionamento da bomba de combustível e o TBI, só que a luz da bateria pisca constantemente e o carro não funciona quando se dá a partida. Em algumas tentativas, foram substituídos o módulo de injeção e módulo BSI.

Diagnóstico: Os reparadores do Fórum sugeriram testes elétricos no chicote, sistema de carga (verificar se o alternador está gerando energia, pois se não estiver a BSI não libera a partida) e sistema de partida (motor de partida), bateria (carga efetiva e nominal), e sensor de rotação, pois mesmo se havia sido trocado, poderia estar com defeito.

Solução: Nos veículos PSA, tanto Citroën quanto Peugeot, existe uma estratégia um pouco diferente de funcionamento, pois a BSI e o ECM também necessitam do sinal do alternador para que se libere a partida quando ele começa a gerar tensão. Isso acontece principalmente com o sistema ECO, que causa muito receio aos reparadores, mas é fácil de resolver. Por exemplo, se a tensão da bateria cair próximo a 5 volts, o carro entra em modo ECO (economia), e não libera a partida, porque não há tensão suficiente. Daí, é só colocar uma bateria em bom estado e dar a partida para o sistema reconhecer a tensão normal da bateria e o sinal do alternador. A partida é, então, liberada.

VW Kombi 1.4 com sistema IAW4GV.KR apresentava corte na marcha ao passar em lombadasVW Kombi 1.4

Defeito: Reparador relata que  ao passar em um quebra molas o veículo apresentava corte na marcha. Em segunda marcha, por exemplo, o motor cortava ao movimento do motor ocasionado pelo retorno da suspensão a sua posição original. Outra situação de falha era quando, ao rodar andando na rodovia em quarta marcha,  algumas ocasiões a marcha apresentava  cortes em sequência (duas a três vezes seguidas). 

Diagnóstico: Por relatos de outros colegas do Forum, soube que o defeito, intermitente, poderia ser chicote, porque é comum ele quebrar na Kombi. Foi conferido por completo e tudo estava OK. Percebeu que quando ela corta, o ponteiro da velocidade desce um pouco e só aparece com o veículo em movimento. Foi feita análise de falhas com o Scanner, verificado o sistema de Imobilizador e o Sensor de Velocidade. Todos os parâmetros estavam OK.

Solução: Após testes por vários dias, descobriu que já haviam trocado a caixa de marchas do veículo e o sensor de velocidade. Depois de conferir o sensor e observar bem, notou que este estava com marcas como se houvesse sido raspado. Após ajustar a pósição do sensor para não encostar mais na carroceria, este ficou sem interferência, e o sensor passou a informar o sinal correto para a central  e o defeito sumiu.