Defeito: O carro funciona sem problemas na fase fria, mas quando esquenta é melhor não desligar porque o motor gira mas não pega e provoca estouros no TBI.
Diagnóstico: Quando o carro chegou na oficina, foram realizados vários testes incluindo alternador e bateria e indicavam estar funcionado sem defeito.
Quando pegava, o funcionamento era perfeito e depois de desligar acusava o defeito lendo no scanner indicando sincronismo defeito presente. Claro que foi verificado o sincronismo e estava correto, o sensor de rotação também foi verificado.
Observando de dentro do carro, foi possível ouvir o relé da injeção fazendo um barulho tentando atracar e testando os bicos e bobina, não tinha pulso.
Solução: monitorando o funcionamento do motor de partida, foi possível confirmar um consumo elevado de corrente e isso provocava queda de energia no módulo da injeção que cortava o sinal de alimentação do relé.
Com a troca do motor de partida o defeito foi resolvido mas no início do diagnóstico não dá para imaginar que o defeito seja provocado por um defeito no motor de partida. Assim continuamos lendo e aprendendo.