Notícias
Vídeos

Direto do Fórum - Julho de 2015


Confira os melhores do fórum de Julho de 2015

Por: Da Redação - 10 de agosto de 2015

Volkswagen Gol G5 2010 com problemas de comunicação entre o painel e a ECU

Defeito: Veículo pega e morre, com sintoma de falha no imobilizador. Porém a luz do imobilizador no painel apaga, não apresenta nenhuma falha no scanner, todas leituras em ordem e reconhece a chave. Mas o veículo só pega inserindo o código imobilizador pelo scanner, e ao desligar a ignição e retornar a ligar, o problema volta.

Diagnóstico: A principal suspeita era falha de comunicação via rede can entre o painel e a ECU IAW 4GV, mas não havia descontinuidade ou resistência. Foram verificados todos os conectores, chicotes, caixa de fusíveis e relês (sem problemas), não havia interferência de outros módulos na rede can e o conjunto imobilizador e chaves funcionava em outro carro.

Solução:Após cercada todas as possibilidades, restou apenas conferir se havia algum outro tipo de interferência. E ao trocar a bobina de ignição que era novinha por outra, o problema foi resolvido. A causa era interferência eletromagnética causada pela má qualidade da peça, trocada recentemente por ocasião de um reparo de funilaria.

Celta 1.0 VHC 2010 com aceleração lenta(modo emergência) mas a luz da injeção não acende

Defeito:Injeção Multec H N10 YFH Código de falha genérico - P2108 / P1278 (motor com potência reduzida), porém não acende a luz de injeção, motor parece atrasado, borboleta do corpo de aceleração não abre de uma vez; segunda marcha não passa de 3.000 rpm.

Diagnóstico: Reparador conferiu detalhadamente tudo que era possível (combustível, todos itens da injeção e ignição; continuidade de chicote; obstrução na exaustão; sincronismo do motor; etc) mas o problema persistia. 

Solução: Após muitos testes e tentativas, descobriu que um instalador de alarmes feriu internamente o chicote em vários pontos, deixando o fio 4 do conector (pedal do acelerador) pendurado em poucos fios de cobre. Como não foi rompido por completo, dava continuidade no teste, mas com o aquecimento e movimento do carro gerava-se o problema. Reparado o chicote, tudovoltouaonormal.

Ford Ranger 2.2 2013 com problemas recorrentes de saturação no DPF

Defeito: A luz de anomalia do DPF (filtro de particulado) se acendia com frequência, mas as soluções habituais de acionar a rotina de autorregeneração e regeneração forçada via scanner resolviam temporariamente o problema, que em seguida retornava. 

Diagnóstico: Foram avaliadas as condições de uso do veículo especialmente em condições urbanas congestionadas que desfavorecem a autolimpeza; qualidade do combustível; uso do óleo lubrificante correto; integridade dos componentes envolvidos (filtro; sensores; etc); ausência de borras e outros contaminantes. Mesmo com tudo em ordem, o veículo continuava retornando com o mesmo problema.

Solução: Um participante do fórum alertou que existe um boletim de serviços da Ford informando que para os motores 2.2L com deficiência na regeneração do DPF, é preciso passar na concessionária para recalibrar a ECU com uma estratégia específica que soluciona o problema.

Peugeot 307 2005 apresentava falha P0202 (injetor), mas sintoma não confere

Defeito: Motor não falhava como era de se esperar, e o reparador conseguia apagar o defeito no scanner; mas ao dar a partida o motor acelerava muito, até cair a rotação, e novamente apontar o defeito.

Diagnóstico: As medições do injetor estavam dentro dos parâmetros, mas ao trocar ideias e informações no fórum, trocou o injetor 2 de posição e obteve novas medições, desta vez com a resistência muito alta (35 ohms). Pesquisou também que bobinas não originais poderiam causar interferencia eletromagnética no sistema.

Solução: Por via das dúvidas, o reparador trocou o injetor e a bobina de ignição por uma nova e original, e o problema foi sanado.

Luz de carga do alternador do Corsa 1.0MPFi não acende de forma correta

Defeito: Ao acionar a ignição, a luz de checagem do alternador não se acendia no painel como deveria. O alternador carregava normalmente. A luz só acendia no painel por alguns instantes quando o motor era desligado. 

Diagnóstico: Foram checados o funcionamento do alternador, a carga gerada e o correto funcionamento do regulador de voltagem. Com a ajuda de participantes do fórum, o reparador estudou e checou a fundo cada parâmetro envolvendo o funcionamento do alternador e o sistema de acionamento da luz no painel.

Solução: Cercadas todas as possibilidades, só restava avaliar o funcionamento da lâmpada do painel, e justamente ela estava entrando em curto, e só acendia ao desligar a ignição. Lâmpada nova, problema resolvido!

Fiat Ducato 2.3com pressão no rail muito acima do normal provoca apreensão em 2 reparadores

Defeito : Dois reparadores se depararam com o mesmo problema, com veículo falhando e soltando fumaça esporadicamente. Mas o que assustou mesmo foi a pressão no rail, que deveria ser em torno de 350 bar na marcha lenta, mas chegava a marcar entre 1500 e 1600 bar com o motor frio. Uma situação preocupante e perigosa!

Diagnóstico:Foram trocados o regulador de pressão, bomba de alta, sensor de pressão do rail, válvula Mprop (duas vezes) e checados os injetores e módulo. Depois de quente as falhas cessavam e a pressão na lenta diminuía; mas com o motor frio o problema persistia.

Solução: Após uma análise mais detalhada, o próprio reparador detectou que o retorno da linha de alta pressão para o tanque estava obstruído. Feito a limpeza, tudo voltou ao normal.