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Uma carreta baú rompe fronteiras com produtos, mas o segredo está na unidade de refrigeração


As carretas refrigeradas possuem um equipamento instalado na parte da frente que funciona de forma independente, com controle automático de temperatura, possui motor diesel, compressor e tanque de combustível

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 27 de junho de 2019

Existem vários modelos de unidades de refrigeração instaladas nas carretas que transportam produtos perecíveis que podem ser transportados apenas com resfriamento, com temperaturas semelhantes às das geladeiras domésticas ou se for preciso, o produto pode ser transportado na forma congelada e também podemos comparar com os produtos colocados no freezer da geladeira de casa, mas, o tamanho da carreta precisa de um equipamento potente para resfriar ou congelar todo espaço interno.


Mas na carreta as temperaturas atingidas e mantidas são em torno de 25 graus negativos, e para conseguir estes níveis de temperaturas muito baixas é necessário instalar um equipamento capaz de manter esta condição por dias e semanas sem causar danos aos produtos congelados. 


Para quem vai ao Ceagesp na zona oeste de São Paulo, o maior entreposto de alimentos do Brasil e o terceiro do mundo, pode observar uma quantidade muito grande de carretas fechadas/baú refrigeradas e se olhar a placa, certamente será de outro país como Chile, Argentina e também do Brasil, que tem livre acesso desde que a carreta esteja adequada e equipada para rodar nestes países.


Correntes para colocar nos pneus da tração do caminhão são obrigatórias devido à presença de neve em algumas regiões destes países mais frios, cambão e frases indicando Frenos a aire – Largo total, também são itens obrigatórios na carreta. 


Ao ver os caminhões viajando durante a noite pode parecer uma situação difícil para os motoristas, mas existe uma estratégia que envolve principalmente a economia de combustível e pneus que representam custos elevados no setor de transporte.

Com a temperatura ambiente mais baixa, o sistema de refrigeração da carreta baú não é exigido e funciona de forma eficiente com baixo consumo de combustível do motor diesel que aciona a unidade de refrigeração, que pode funcionar no modo automático que liga ou desliga conforme a temperatura estabelecida, para manter o produto transportado. 

Existe outro modo de operar este sistema que é o modo contínuo, no qual o motor desta unidade não para de funcionar até a chegada ao destino da carga. Neste modo, a economia de combustível fica comprometida.

Vários fabricantes de unidades de refrigeração de baús frigoríficos atuam no Brasil e nesta matéria vamos abordar o funcionamento do modelo 7500 da série X4 da Carrier.

O modelo 7500 oferece desempenho extremo, rápido para baixar a temperatura dentro do baú frigorífico, precisão nos controles e confiabilidade no funcionamento. 

Recursos desta unidade

- Motor diesel inteligente 4 cilindros injeção direta de 2,2 litros;
- 24,8 hp a 1.800 rpm de alta velocidade;
- Interface eletrônica CAN-bus;
- Tanque de combustível que pode ser ampliado para maior autonomia;
- Alternador de alta potência de 70 ampères;
- Intervalo de serviço de 3.000 horas (manutenção);
- Filtro de óleo de estrutura sintética multiestágios com maior tempo de utilização;
- Filtro de combustível com separador de água;
- Filtro de ar de baixo ruído e serviço pesado para longa duração;
- Gás refrigerante de vida prolongada;
- Compressor de alto deslocamento com 6 cilindros;
- Gás refrigerante R-404ª; 
Controle de temperatura de alta precisão;
- Válvula de expansão eletrônica;
- Modulação de sucção eletrônica;
- Descarregadores de compressores;
- Trocador de calor de placas soldadas;
- Economia de combustível na partida do motor e parada automática;
- Sistema de controle;
- Gravador de dados durante o transporte da carga;
- Painel de informações;
- Exibição gráfica multilíngue;
- Diagnóstico de falhas;
- Porta USB integrada. 



Acessórios e Opções

- Comunicações remotas;
- Indicador de porta de reboque aberta e interruptores de desligamento;
- Aquecedor de combustível;
- Extensões da linha de dreno do evaporador;
- Sondas remotas de temperatura;
- Pacote de redução de ruído;
- Alternador de 105 ampères de alta potência;
- Filtro de combustível do lado de sucção extrapesado;
- Nível do tanque de combustível e sensor de desligamento;
- Fechaduras;
- Grelha cromada / pacote de trinco inoxidável;
- Pintura de cor personalizada. 

 Painel de controle

1- Luz de alarme e botão;
2- Iniciar / Parar ou Modo Contínuo;
3- Descongelar;
4- Menu;
5- Porta USB com tampa protetora;
6- Ponto de referência, alterar chaves;
7- Centro de mensagens e opções de menu;
8- Estilo ATM, botões de Menu;
9- Interruptor On / Off;
10- Display gráfico retroiluminado.

Dimensões do Condensador: 1.940 x 2.176 x 579 mm
Dimensões do Evaporador: 1,684 x 1,149 x 280 mm
Abertura do Corpo: 1.696 x 1.168 mm
Peso aproximado: 767 kg
Tanque de combustível de alumínio de 50 litros com
 Bateria: 23 kg
Capacidade de refrigeração: até 29ºC abaixo de zero
Fluxo de ar do evaporador: 5.180 m3/ hr.

Localização dos componentes da unidade de refrigeração:


          
1- Abertura com 2 portas oferece fácil acesso aos componentes e ainda oferece  isolamento acústico quando fechada,
 2- Válvula de expansão eletrônica - com eficiência elevada, esta válvula fornece controle de temperatura e proteção do compressor,
 3- Ventilador projetado com lâminas de alta eficiência e supressão de vórtices, funciona com baixo nível de ruídos, enquanto fornece mais fluxo de ar que garante eficiência mesmo em ambientes mais quentes,
4- Trocador de calor com funcionamento controlado e altamente eficiente mesmo em condições severas, ainda com economia de combustível,
5- Compressor de 6 cilindros de grande porte, oferece maior capacidade, alta eficiência e maior rapidez mesmo em velocidades mais baixas,
6- Motor de 2,2 litros, de funcionamento inteligente com a adição de um módulo de controle do motor, comunicação CAN-bus e o poderoso sistema de controle APX, que opera em conformidade com regulamentos para motores com menos de 25 HP,
7- O trocador de calor de placa soldada ultracompacta oferece até cinco vezes maior eficiência do que o tradicional, aumenta a eficiência da unidade nos pontos de ajuste congelados, reduz os requisitos de potência do motor e uso de combustível, e é projetado para ser mais robusto, oferecendo maior confiabilidade,
8- O sistema de controle usa eletrônica distribuída para colocar módulos operacionais de forma mais eficiente dentro da unidade. O resultado é maior confiabilidade devido a roteamento de fios mais curto, eficiente e menos conexões elétricas. Comunicação CAN-bus fornece fácil modularidade “plug-and-play” para unidades de atualização ou fornecer funcionalidade adicional,
9- Válvula de modulação de sucção controla melhor o fluxo de gás refrigerante no compressor, fornecendo melhor controle de temperatura e regulação de potência, operando o compressor sempre com eficiência máxima, com economia de combustível e redução das emissões,
 10- APX  é um sistema de controle que fornece o equilíbrio ideal entre tecnologia e conveniência, unindo uma variedade de eletrônica avançada e componentes eficientes para equilibrar continuamente a eficiência de combustível ideal com desempenho  oferecendo eficiência e controle preciso da temperatura.
 

Gás refrigerante

A unidade de refrigeração 7500 X4 utiliza o gás refrigerante R-404ª, que é uma mistura de gases com grau zero de destruição da camada de ozônio e é adequado para uso em câmaras frigoríficas no transporte de produtos perecíveis que exigem a utilização de temperaturas baixas e até abaixo de zero. 

Características

Não danifica a camada de ozônio; 
Compatível apenas com óleos sintéticos POE;
Baixa toxicidade, não inflamável.