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Reforma do bloco de solenoides da transmissão Chrysler 62-TE – fazer ou não fazer?


O conjunto de solenoides da transmissão 62-TE é caro para ser substituído em cada reforma da caixa mas pergunte-se: Estou substituindo o conjunto porque ele está defeituoso ou porque é um componente elétrico?

Por: Carlos Napoletano Neto - 07 de janeiro de 2020

Existem algumas questões que devemos fazer a nós mesmos quando decidimos substituir o conjunto de solenoides. Quantos quilômetros rodou esta transmissão? Se o veículo possui mais de 180.000 quilômetros, substitua o conjunto sem dúvida alguma. 

Qual falha a transmissão está apresentando? Se temos alguma falha de pressão com muitos componentes internos queimados, substitua o conjunto de solenoides sem dúvida nenhuma. 

Se o tambor principal possui algum anel de vedação danificado, não substitua automaticamente o conjunto de solenoides. Se existe algum conjunto planetário ou eixo ou engrenagem falhados, não presuma que o conjunto de solenoides precisa de substituição. Se recebermos alguma transmissão de retorno em nossa oficina devido a alguma peça falhada ou conversor danificado, não presuma que necessitamos de um novo conjunto de solenoides. 

A limpeza e reforma do conjunto de solenoides não é para qualquer um. Se quisermos economizar algum dinheiro por investir um tempo limpando e testando o conjunto de solenoides, ou se você possui um código de falha de solenoides e quer verificar se o solenoide está realmente defeituoso ou não, então este artigo é para você.  

A primeira coisa a fazer é verificar a resistência dos solenoides, funcionamento dos resistores interruptores de pressão e o sensor de temperatura no conector da carcaça (figura 1). O pino de número 10 é o pino de alimentação principal, assim todas as medições de resistência devem ser feitas com uma das pontas do multímetro no pino 10, e utiliza-se a tabela da figura 2 para testar o componente que você desejar. A única exceção é para o sensor de temperatura. Para ele, utilize os pinos 22 e 23. 

Todos os solenoides deverão apresentar uma resistência de 1,8 ohms, exceto o solenoide regulador de pressão de linha, que possui 4,9 ohms. Os resistores interruptores de pressão de linha deverão ter uma resistência de cerca de 300 ohms. 

DESMONTAGEM DO CONJUNTO DE SOLENOIDES 

Para desmontar o conjunto de solenoides : 

Remova os seis parafusos TORX T20 ou T25 (dependendo do modelo) e remova a tampa de metal. 

Remova os seis espaçadores e cinco molas dos interruptores resistores de pressão com o auxílio de um ímã. 

Force a carcaça preta de plástico para fora da base do conjunto de solenoides. 

Gire a carcaça preta de plástico e remova os cinco conjuntos dos resistores interruptores de pressão. Compõem-se de uma tampa de metal, vedador do copo e contatos de latão para cada interruptor. 

Remova os seis espaçadores de borracha em cada um dos solenoides. 

Utilizando uma ferramenta com ponta em 90 graus, force cuidadosamente cada solenoide e remova-o. Anote a posição dos dois solenoides que possuem marcas de tinta neles. 

Remova o solenoide de controle de pressão de linha pressionando as orelhas dos dois retentores desde a parte inferior, com um clipe de papel. 

 

INFORMAÇÃO DOS SOLENOIDES 

Utilize o gráfico da figura 4 quanto a localização de cada solenoide. Se o teste de resistência falhar ou tivermos um código relativo a solenoide armazenado no sistema, podemos substituir facilmente o solenoide sob suspeita utilizando um solenoide de outro conjunto de solenoides de nossa sucata. Os solenoides utilizados na transmissão RFE com conectores branco e cinza são exatamente iguais e podem ser utilizados na reposição. 

Existem dois solenoides normalmente abertos para a 2/4 e a Underdrive (veja localização). Podemos identificá-los colocando uma marca de tinta neles. Eles poderão vir com marcas de cor branca, amarela ou preta. 

Algumas vezes, quando se lavam solenoides em solvente, as marcas de tinta saem. Não se preocupe; é fácil descobrir quais são os normalmente abertos: apenas aplique ar comprimido na ponta do solenoide e o ar deverá sair pela lateral conforme mostrado na figura 5. 

Os solenoides de baixa/ré, baixa, overdrive e direta são normalmente fechados. Quando você aplica ar comprimido na ponta deles, nenhum ar deverá sair pela lateral do solenoide. 

Não existe um kit específico fabricado para reforma deste conjunto de solenoides. Mas existe um kit para reforma do conjunto de solenoides da transmissão 545RFE que poderá ser usado. O filtro da base, anéis O-ring e interruptores de pressão são os mesmos. As únicas peças que não poderão ser utilizadas são os anéis O-ring do solenoide regulador de pressão. Mas isto nunca causa problema, pois podemos obter estes anéis O-ring de várias fontes no mercado informal. 

MONTAGEM DO CONJUNTO DE SOLENOIDES 

Substitua os anéis O-ring nos solenoides, lubrifique e instale-os na base dos solenoides. Certifique-se que os dois solenoides normalmente abertos estejam em seus locais corretos. E certifique-se que as orelhas do conector dos solenoides estejam alinhadas perfeitamente . 

Instale o solenoide regulador de pressão de linha e seus dois pinos de retenção. 

Instale os seis espaçadores de borracha no topo dos solenoides. 

Instale os cinco interruptores de pressão. O contato de latão é instalado no copo da mola voltado para baixo. O retentor do copo do interruptor é instalado com a parte plana voltada para o contato de latão. Instale a seguir a tampa de metal. Nunca utilize vaselina nos interruptores de pressão porque ela poderá gerar códigos de falha até que seja derretida pelo fluido. 

Instale a tampa preta nos solenoides. A melhor maneira de fazer isto sem que os interruptores de pressão caiam é virar o conjunto sobre seu lado. 

Instale os seis espaçadores de aço. 

Instale as seis molas dos interruptores de pressão. 

Instale a tampa de metal e aperte seus seis parafusos com um torque de 6 Nm. 

Estas instruções são para reparo do bloco de solenoides da transmissão 62TE. Todo este processo normalmente não toma mais do que 15 ou 20 minutos. 

Esta técnica fará com que você economize algum dinheiro ao cliente e repare o bloco de solenoides, ou podemos utilizar estas informações para confirmar um código de falha relativo a um solenoide antes de substituir o bloco de solenoides, que é um bocado caro. 

Sempre mantenha sua mente aberta a novas ideias, acompanhando novas tecnologias neste mundo técnico de rápidas mudanças, e fazendo com que seu negócio cresça dia a dia. Saúde e clientes satisfeitos! Até a próxima !!