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Parte II: Atuadores de distribuição do fluxo de ar do sistema de climatização proporcionam conforto


Ter o controle do ambiente interno de um carro já é uma conquista, individualizar para cada ocupante é um avanço conseguido com um componente quase oculto, os atuadores do fluxo de ar

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 03 de março de 2020

Os veículos possuem no sistema de climatização atuadores com funções específicas e todos têm a sua devida importância no funcionamento do ar-condicionado.

Podemos resumir em quatro tipos de atuadores principais que controlam o ar-condicionado de grande parte dos veículos atuais:

1. Atuador de modo - determina para onde o ar vai sair, como as aberturas do piso, as aberturas superiores ou as aberturas para desembaçar que sopram nas janelas e no para-brisa. Em países de clima frio, esta função é executada para o degelo.

2. Atuador de mistura - ajuda o ar quente e frio a produzir a temperatura desejada pelos ocupantes do veículo.

3. Atuador de controle do aquecedor - regula o fluxo de ar quente quando o aquecedor é acionado.

4. Atuador de entrada ou recirculação do ar - ajuda a aspirar o ar do lado de fora do carro para recircular na cabine.
Quando o ocupante do veículo ativa a direção do fluxo de ar para a parte inferior pelas saídas de ar próximas aos pés, o ar deve sair pelas saídas de ar que foram selecionadas, e não por qualquer outra ventilação na cabine. 

A maioria dos atuadores ECC (electronic climate control) consiste em um motor reversível que gira uma engrenagem de acionamento e conforme a polaridade é invertida, o acionamento muda de direção. 

A tensão variável aplicada opera na faixa de 0 a 5 volts e basta observar que alguns atuadores que acionam as portas de recirculação contêm apenas um motor. Como existem apenas duas posições necessárias, o controle do ar-condicionado simplesmente aciona o motor na direção desejada por um tempo específico até a porta parar. 

Não há circuito ou outros componentes, em alguns projetos mais recentes, o controlador detecta os pulsos de corrente que ocorrem cada vez que uma barra do comutador passa por baixo das escovas. O controlador estabelece a posição da porta pelo número de pulsos, ou “contagens”, que ocorrem entre os batentes.

O grau de sofisticação do diagnóstico varia muito entre os sistemas. Alguns fabricantes incluem a capacidade de definir e recuperar códigos de problemas quando ocorre um mau funcionamento, enquanto outros piscam no visor de controle climático. Outros ainda não têm nenhum diagnóstico embutido.

É importante observar que, diferentemente de um sistema de controle de motor em que geralmente existe uma unidade de controle para o sistema, os sistemas eletrônicos de controle climático podem ter vários. Por exemplo, alguns sistemas usam um BCM para controlar algumas funções, o controle do ar-condicionado para controlar outras e o PCM para controlar a ativação da embreagem e do ventilador de refrigeração. 

Montadoras como a Chrysler utilizam um sistema de controle sofisticado e possuem vários testes integrados. Se um atuador falhar, o painel de controle do ar-condicionado exibirá um código de falha ao piscar um LED montado no painel. 

Tem também um teste de varredura para cada atuador que pode ser acessado após o painel de controle do ar-condicionado ser colocado no modo de diagnóstico. 

Durante o teste, o controle é operado e o movimento da porta é representado por uma alteração de intensidade intermitente do LED.

Uma característica interessante do sistema Chrysler é que todos os atuadores têm um lado de seus circuitos de motor conectados em um circuito comum. 

Este circuito é para cima ou para baixo, dependendo da direção de rotação desejada. O detalhe neste sistema é que apenas uma porta de cada vez seja operada pelo painel de controle. 

As portas se movem rápido o suficiente para que o motorista não perceba essa limitação. Deve-se tomar cuidado ao diagnosticar este circuito; conectar o circuito comum ao terra ou à tensão no momento errado pode resultar em danos ao sistema.

A maioria dos sistemas de controle automático de temperatura (ATC) também usa esse tipo de atuador. Na maioria dos casos, o painel de controle do ar-condicionado possui a função de diagnóstico para os atuadores e exibe códigos no visor ou os envia ao PCM ou BCM através de um barramento de dados. 

Os códigos podem ser recuperados com o uso de um scanner e os diagnósticos para os sistemas ATC são geralmente mais detalhados que os manuais e o uso do scanner ajuda a acelerar o diagnóstico.

Alguns veículos da GM possuem sistema de climatização que utiliza um painel de controle inteligente e atuador inteligente, possuem um circuito lógico no painel de controle e no atuador. O painel de controle gera uma tensão que representa a posição desejada da porta. O atuador contém um circuito lógico que interpreta essa tensão e alimenta o motor para mover a porta para a posição correspondente.  

No sistema que aplica o painel de controle simples com atuador inteligente, o atuador contém todos os componentes necessários para a operação, com exceção do potenciômetro de entrada, montado no painel de controle.

O atuador é alimentado com a tensão da bateria, usada para acionar o motor. Ele também contém um regulador de tensão para fornecer uma referência constante de 5 volts para o potenciômetro conectado ao motor. A Ford usa esse sistema na maioria dos veículos com ar-condicionado manual.

Normalmente, esses sistemas não têm a função de diagnóstico e a operação deve ser verificada manualmente, escolhendo uma configuração no painel de controle do ar-condicionado e verificando se o ar sai dos respiradouros na temperatura correta. Esteja preparado para remover o painel de instrumentos para obter acesso a esses atuadores. 

Pode ser possível ouvir os atuadores para ver se eles estão funcionando. Com as janelas fechadas, a chave ligada e o motor do ventilador desconectado, tente executar o atuador em sua faixa. Se você ouvir ruídos de clique ou estalo, as engrenagens do atuador podem estar danificadas.

Outra orientação importante é verificar todos os fusíveis no circuito antes de continuar o diagnóstico.