Notícias
Vídeos

Controles do ar-condicionado migram para telas touch screen e o painel não tem botões


Estamos na fase dos carros com painel digital e os controles só são revelados depois que o carro é ligado e a tela é ativada para mostrar todas as funções, que incluem todos os controles do ar-condicionado

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 21 de julho de 2022

O que já conhecemos sobre os carros e seus acessórios pode não ser o suficiente para saber como ligar o ar-condicionado de alguns modelos de carros novos.

Não estamos falando de carros de luxo, porque esta tecnologia está presente em muitos modelos disponíveis no mercado e como a tendência se espalha para todos os fabricantes, temos que aprender como ligar o ar-condicionado desses carros.

Em outros modelos ainda encontramos os botões como forma analógica de operar os controles do ar-condicionado, mas pode ter uma tela digital que compartilha as funções e controles do sistema de climatização. 

Nesses modelos, os controles do ar-condicionado são realizados nas duas formas, digital ou analógica, isso até agrada à maioria das pessoas, por ser um sistema mais amigável, que não oferece dificuldades durante o uso.

Entre os motoristas há um hábito comum de não ler o manual do carro, na esperança que os comandos e controles sejam intuitivos, mas com as telas sensíveis ao toque, este desejo pode se transformar em insatisfação com determinados modelos de carros. 

O simples ato de ligar o ar-condicionado em um carro com tela sensível ao toque exige que o motorista desvie o olhar para a tela enquanto dirige, esta ação é perigosa e compromete a segurança, isso não acontece com o velho e conhecido botão no painel do ar-condicionado. 

Esta é uma das principais razões que fazem algumas montadoras manterem os dois sistemas, a tela sensível ao toque e o conjunto de botões necessários para o controle climático do veículo. A Honda pode até ser rotulada de conservadora, mas foi por insistências dos clientes que o modelo Jazz, aqui para nós é o Honda Fit, teve o painel remodelado e voltaram os botões para o controle climático. A tela sensível ao toque permanece, mas tem a opção de operar o ar-condicionado pelos botões ou pela tela.

Quem for dirigir um carro da JAC Motors modelo T60 Plus não vai ver nenhum botão de controle no painel, ele é totalmente digital e com duas telas sensíveis ao toque para o motorista ativar e controlar as funções de rádio, celular, navegação e inclusive o ar-condicionado. Nestes modelos só é possível ver os controles se o carro estiver ligado e com o painel ativado. 

Existe um público que valoriza este tipo de avanço tecnológico e realmente o carro reproduz um ambiente bonito e futurista com as imagens dos comandos de direção do ar climatizado.

Ao entrar no VW Taos, este cenário é amenizado pelos botões de controle que ainda foram mantidos e a tela digital que reproduz todas as funções e comandos do ar-condicionado. Este modelo, que adotou o sistema analógico e digital, permite atender os diferentes motoristas que podem escolher a forma mais adequada de controlar as funções do ar-condicionado. 

Estamos na fase da transição na qual o que era analógico passa a ser digital, mas temos carros no mercado que já chegaram totalmente digitais, é o caso dos carros elétricos como o Tesla, em que até para abrir o compartimento de recarga das baterias, é preciso usar um aplicativo instalado no celular.

Neste caso não será preciso tocar na tela do painel do carro e sim na tela do celular para ligar o carro, abrir o compartimento de recarga, estacionar e até controlar o carro para que ele sozinho saia de uma vaga de estacionamento e venha te encontrar na calçada.

O carro elétrico depende da energia armazenada nas baterias e quando se trata do uso do ar-condicionado, o fabricante recomenda a atenção porque vai reduzir a autonomia e a escolha depende de cada um ao escolher chegar mais longe ou ter o conforto do ar-condicionado com menor autonomia.

Por muito tempo os controles deslizantes do ar-condicionado estiveram presentes nos painéis dos carros e agora no mundo sem botões, as telas digitais exibem controles do ar-condicionado, também deslizantes, talvez pela facilidade de operar as telas sensíveis ao toque.

Uma preocupação com o conforto acústico dos ocupantes está na orientação sobre o funcionamento silencioso do carro elétrico, que vai permitir ouvir o motor do compressor funcionando e o ventilador do ar interno, para minimizar os ruídos, o fabricante pede para reduzir a velocidade do ventilador.

Parece que não há limites para aplicações da tecnologia aplicada nos veículos, principalmente nos elétricos. No modelo S da Tesla tem uma função singular, que é destinada para o cachorro que pode ficar dentro do carro sem correr riscos de superaquecimento.

Acessando as configurações Keep Climate On, Dog e Camp, é possível manter o sistema de controle climático funcionando quando o carro estiver estacionado e na função Park, mesmo depois de sair ou permanecer dentro do veículo. Essas configurações são úteis quando for importante manter a temperatura da cabine em condições adequadas para preservar mantimentos em dias quentes, para evitar a deterioração.

A configuração Dog foi projetada para manter uma temperatura confortável na cabine enquanto o animal de estimação estiver lá dentro e a temperatura pode ser monitorada pelo celular através de um aplicativo exclusivo da marca.

Para quem estiver passando ao lado do carro, naturalmente vai pensar que o cachorro está sofrendo com o calor, mas os engenheiros da Tesla foram rápidos e utilizam a tela sensível ao toque para exibir a temperatura interna da cabine, para que saibam que o animal de estimação está seguro.Esta configuração não se destina a pessoas e deve ser usada apenas por curtos períodos de tempo, caso precise se afastar do veículo em situações em que a temperatura deve ser mantida. A função Camp permite alimentar equipamentos eletrônicos através das portas USB e tomada de baixa tensão, além de manter a temperatura da cabine. A tela sensível ao toque permanece ligada para tocar música, navegar na internet, jogar ou assistir shows. 

É possível controlar as configurações de mídia e climatização, utilizando um telefone celular emparelhado, mas nesta condição, o modo sentinela e o sistema de alarme do veículo são desativados.

O sistema de climatização acompanha a evolução dos carros com a eletrônica mais presente nos componentes, nos controles e até no fluido refrigerante, o qual o Brasil ainda permanece utilizando o R-134a, enquanto na Europa e nos EUA, já utilizam o fluido refrigerante R-1234yf.

Nesta matéria tem uma mensagem clara para os reparadores, é preciso acompanhar a evolução dos carros fazendo cursos, atualizações de equipamentos, melhorando a infraestrutura da oficina, investir em fontes de informações confiáveis, porque os veículos e os sistemas estão operando com temperaturas extremamente controladas e com precisão elevada de funcionamento. 

É melhor se preparar para atender com competência e não fazer do carro do cliente uma cobaia, isso pode trazer prejuízos para a oficina, vamos voltar para as salas de aulas porque precisamos aprender todos os dias.