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Bomba de vácuo aplicada no GM Cruze, para alimentação de sistema de pressão negativa


Em motores atuais com alta tecnologia, há uma grande diferença no sistema de admissão de ar, em que a pressão, antes negativa, agora é positiva, sendo necessária uma atuação externa como a bomba de vácuo

Por: Professor Scopino - 17 de junho de 2022

As bombas de vácuo, nos parâmetros em que são utilizadas em veículos motorizados, geram um vácuo de aproximadamente 0,7…0,9 bar. Elas aspiram o ar do sistema de vácuo e o direcionam para dentro do cabeçote ou do invólucro do virabrequim.

Em muitos casos, as bombas de vácuo se encontram diretamente no cabeçote, são abastecidas com óleo lubrificante por ele e acionadas pelo eixo de comando. O modo de funcionamento de uma bomba de vácuo depende do modelo e não é evidente visto de fora. Mas temos os modelos elétricos como uma grande tendência em veículos mais atuais.

E com mais tecnologia e a aplicação de uma bomba de vácuo de acionamento elétrico, teremos grandes vantagens. A primeira é a posição de montagem, que não precisa mais estar totalmente atrelada ao eixo comando de acionamento, contato mecânico, alta temperatura, contaminação com lubrificantes.

Assim a bomba de vácuo de comando elétrico pode ser posicionada no compartimento do motor ou até próximo aos para-lamas do veículo. Ainda temos a presença de um sensor, e o controle de pressão de trabalho, assim independente da rotação do motor, teremos sempre um valor de trabalho dentro dos parâmetros. Isso permite mesmo com o motor frio, quando estará em um giro um pouco mais alto, um valor de depressão correto e um acionamento controlado no servofreio por exemplo.

O outro detalhe importante está relacionado com a palavra “demanda”. Ou seja, nesta aplicação com comandos elétricos a bomba de vácuo somente é acionada quando necessário, de acordo com a real necessidade. Por isso, há em conjunto, o sinal de um sensor de pressão, para manter essa pressão na linha de vácuo no valor determinado.

Com um suporte e os devidos coxins de borracha para diminuir a vibração, as bombas de vácuo são instaladas em veículos motorizados nos quais o vácuo necessário não pode ser gerado no tubo de aspiração ou no coletor de admissão de ar.

Estamos falando, por exemplo, de motores com injeção direta, com ou sem turbocompressor, motores com comando da válvula variável. Além do mais, uma quantidade crescente de atuadores pneumáticos pode tornar necessário o uso de uma bomba de vácuo. Com dispositivos pneumáticos é possível gerar grandes forças de ajuste em um espaço construtivo reduzido e uma geração regular sob demanda do vácuo.

A bomba de vácuo elétrica do GM Cruze tem apenas um tudo de ligação ao sistema de vácuo, e seu conector elétrico dois fios, um positivo e um negativo.

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR

A bomba de vácuo com comando elétrico possui uma tendência de raramente apresentar falhas, já que seu motor elétrico tem desgaste controlado e bem durável, e não há contato de óleo de motor, um dos principais problemas em motores com alta tecnologia, quando esse tipo de manutenção tão simples, com troca de óleo e filtro recomendados, é negligenciado pelo proprietário. Mas temos um detalhe interessante no momento da manutenção, sobretudo em testes de sistemas elétricos, como fuga de corrente.

Explico isso pois o acionamento da bomba de vácuo é sob demanda, e dependendo dos dispositivos do veículo, é possível um acionamento da bomba de vácuo elétrica mesmo com o motor desligado, gerando um consumo elétrico acima dos valores padrões de stand by. Mas basta aguardar alguns minutos, que a bomba de vácuo será desligada e o consumo de fuga de corrente voltará aos padrões normais.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.