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Ar condicionado deve atingir a meta de 80% em ônibus que fazem parte da renovação da frota


Capitais como São Paulo criam leis que determinam que as frotas dos ônibus que operam no sistema do transporte coletivo de passageiros tenham sistema de ar refrigerado para manter e atrair mais pessoas

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 30 de setembro de 2019

O mercado automotivo é muito dinâmico e o setor do transporte coletivo que utiliza ônibus, está sempre inovando com modelos diferenciados, oferecendo mais conforto para os passageiros como as conexões USB para recarga de baterias de celulares e até ar condicionado que é vital para o bem estar dos seus ocupantes, em cidades de clima quente e até mesmo aquelas que tem o clima um pouco mais frio.

Conforme a frota estiver sendo renovada, é recomendável que o novo ônibus já venha equipado com o sistema de climarização, de forma gradativa teremos mais transporte melhorado, principalmente nas linhas de maior percurso e com mais passageiros.

Mesmo sabendo que o conforto tem um custo, principalmente em grandes cidades, não podemos deixar de considerar que estes ônibus que estão sendo equipados com o sistema de ar condicionado, podem gerar um aumento de até 15% nos níveis de emissões de gases poluidores.

Isso acontece porque há um aumento no consumo de diesel para movimentar o compressor do ar condicionado. Falando em compressor, o que equipa estes ônibus modernos merecem um destaque especial;

Um dos modelos instalados é o FK50 que é acionado por um par de correias de mais de dois metros de comprimento e ao seu lado está instalado um segundo alternador, exclusivo para suprir a necessidade elétrica do sistema de climatização que também é acionado por um par de correias só que bem menor. Estes dois componentes durante o seu funcionamento, consomem energia do motor que por sua vez, queima mais combustível. 

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Motoristas relatam que em trechos de subida, ao desligar o ar condicionado, torna se perceptível o melhor desempenho do motor.

Descrição do compressor TK50

Compressor de seis cilindros, compacto na construção W.

Quatro potências.

Estrutura leve em alumínio.

Bombas de óleo independentes do sentido de rotação com válvula de regulagem da pressão de óleo.

Disposição variável das válvulas de fechamento

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Para facilitar a remoção e instalação do compressor, o fabricante instalou duas argolas de içamento que tornam o trabalho mais seguro e rápido. 

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Diferente de um caro de passeio, os volumes de fluido refrigerante e de óleo lubrificante são bem maiores.

Óleo lubrificante: 2,5 litros (observar o nível do óleo)

O óleo recomendado é o Fuchs Reniso Triton SE 55 ou

Fuchs SEZ 32/68/80 e

Esso/Mobil EAL Arctic 46

Fluído refrigerante: 8,5 kg ( depende da aplicação e instalação)

O fluído recomendado é o R134a

Apenas para comparar, um carro de passeio modelo compacto, utiliza 0,5kg de fluido refrigerante.

A operação e controle do ar condicionado fica bloqueada com o uso de uma fechadura no console do teto, onde a temperatura fica pré determinada em 22 graus, independente se fora esteja frio ou quente.

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Todos os ônibus equipados com ar condicionado, recebem uma descrição que fica bem visível para todos, dando um destaque para este equipamento que agrada todos os passageiros. 

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Outro mecanismo instalado nas portas é a cortina de ar que é acionada todas as vezes que a porta é aberta. O objetivo desta barreira de ar é impedir que o ar refrigerado saia e também evitar que as impurezas do lado de fora entrem.

Elementos como o calor, poeira, fumaça e odores, fiquem do lado de fora e dessa forma não cotamina o ar climatizado interno.

Este equipamento mantem um fluxo forte e constante, capaz de gerar um isolamento térmico que separa os ambientes externo e interno, aumentando a eficiência do ar condicionado. 

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A manutenção destes equipamentos de climatização deve ter prioridade devido ao uso contínuo e em condições severas devido ao grande número de pessoas que utilizam este meio de transporte.

A troca de filtros antipolen deve ser antecipada pelo acúmulo de material particulado lançado pelos escapamentos dos veículos, poeira e fuligem que ficam retidos nos filtros, garantindo a boa qualidade do ar interno, e preservando a saúde de todos os ocupantes.

Temos muito trabalho pela frente pois, só na capital paulista tem uma frota de mais de 14 mil ônibus, destes, cerca de 10 mil não tem ar condicionado. Há uma espectativa de que o percentual de 80% da frota com ar condicionado seja atingido até o final do ano 2022 e que complete os 100% até o ano 2025.

A meta é animadora para quem atua no segmento da reparação veicular e é especialista em ar condicionado, como estes veículos não possuem janelas que abrem, simplesmente o ar tem que funcionar constantemente e se houver uma falha no sistema, será impossível utilizar com 200 passageiros sufocados dentro do ônibus, se for um modelo biarticulado que tem até 30 metros de comprimento e transporta até 300 pessoas, ficará fora de operação na garagem até que seja reparado o sistema de climatização. 

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O detalhe destes ônibus com janelas lacradas, tornaram em um acabamento muito mais harmonioso mas, é preciso mais cuidado ainda na manutenção destas maravilhas tecnológicas do transporte de passageiros urbano.