Notícias
Vídeos

Rota do Reparador finaliza mais um mês de jornada de palestras por todo o Brasil


Os eventos contaram com a presença das marcas Shell, Nakata, Elring, Delphi, Hella e Schaeffler em 13 cidades

Por: Da redação - 28 de setembro de 2019

Rota do Reparador finaliza mais um mês de jornada de palestras por todo o Brasil

O Programa Rota do Reparador, projeto de treinamento e atualizações técnicas e tecnológicas, que acontece nas escolas SENAI, chega ao fim de mais uma mês. Durante agosto, marcas e reparadores se encontraram para trocar experiências, aprendizados, informações, e muito mais. Esses eventos são de extrema importância nos dias atuais para o crescimento do reparador e da marca em si, pois a troca de informações permite com que em conjunto mantenham a qualidade e o bom serviço.  

Rio de Janeiro 

No dia 6 de agosto, a Cidade Maravilhosa, como é conhecida, foi a primeira a receber o Rota do Reparador. Neste evento quem marcou presença como palestrante foi a Shell Helix, que teve a oportunidade de trocar experiências com os reparadores, além de fornecer treinamento para que o público coloque em prática no mercado automotivo todos os aprendizados obtidos.  

Adriano Torres da Silva, estudante do SENAI do curso Técnico de manutenção automotiva, teve sua experiência como espectador e relatou: “achei excelente a palestra, que traz assuntos que são vitais para os carros e automóveis, ainda mais com as tecnologias dos carros de hoje. Conhecer o produto e suas características é importantíssimo”. Ele afirma que recomendaria o evento pra todos, pois quando se conhece o produto não se cria dúvida na hora de instalar ou colocar no veículo, pois os carros estão em constante evolução e essas palestras ajudam a colocar em prática essas necessidades.  

Representando a Oficina Auto Mecânica Goblins, Elenildo Francisco da Silva afirmou que as informações são essenciais no dia a dia do reparador. O reparador ainda falou sobre a importância da oportunidade de aprimorar o que sabe e até mesmo o que não sabe, além de elogiar a dinâmica utilizada no evento.  

Botucatu (SP) 

Localizada no interior de São Paulo, a cidade recebeu no dia 8 de Agosto as marcas Nakata e Elring, que reservaram momentos únicos de aprendizado para os reparadores presentes com informações importantes, como os próprios participantes classificaram.  

Aristeu Gonçalves, reparador da Auto Mecânica BotuCar, ressaltou como eventos como este fazem falta ao dia a dia dos profissionais da mecânica automotiva. “Fazem muita falta, por que a gente está dependendo muito de informações(...) a gente depende de estar aprendendo cada vez mais, e agora o SENAI está trazendo bastante conhecimento pra gente”. Ele ainda afirma a importância das informações dos veículos em um momento de constante transformação. “Cada informação que aprendo a mais é sempre um conhecimento que vamos colocando em prática no dia-a-dia. Hoje temos muitas coisas novas e precisamos de cursos e palestras para obter informações”. 

Rogério Aparecido Zanata, da empresa Zanata Peças e Serviços Automotivos, afirma que o ciclo de palestras é de extrema importância tanto para ele como para seu irmão, também reparador e presente no evento. Rogério ainda conta como eventos deste tipo fazem falta para a profissão. “Hoje em dia a gente já tem muita palestra, mas faz ainda faz falta que aconteçam com maior frequência, porque faz muita diferença no nosso dia a dia”. 

Maringá (PR) 

No mesmo dia 8, os reparadores paranaenses obtiveram conhecimento por meio da palestra da Delphi.  

Rodrigo Ferreira da Silva, da DT Maciel, mostrou como o Programa Rota do Reparador é um recurso de conhecimento potente para os reparadores. “Foi minha primeira palestra que eu vim do Rota do Reparador e o conhecimento aprendido aqui foi excelente. Nós que somos reparadores estamos defasados de suporte técnico e uma palestra como essa traz muito suporte que a gente pode aplicar no dia a dia”.  

Antônio Marcos, da oficina Kayzen, explicou que eventos como este fazem falta na rotina do reparador. “Faz muita falta. Com esse tipo de evento a gente consegue aprender muito mais e tirar lições com outros mecânicos, que também comparecem e relatam suas experiências de vida”.   

Lages (SC) 

Os profissionais de Lages, Santa Catariana, receberam no dia 13 de agosto palestras da Hella e Elring, nas quais puderam obter mais conhecimento, compartilhar dicas e sugestões para melhor desempenho ao resolver problemas dos veículos.  

O reparador Claudio de Oliveira, da Oficina Mecânica Oliveira, relata que para sua carreira profissional a palestra teve um papel fundamental, ainda mais nos dias de hoje com a evolução tecnológica veicular em constante avanço. “Hoje em dia com o avanço da tecnologia a gente tem que estar sempre por dentro de todas as evoluções.” 

“Toda informação que se agrega, é muito importante para o desenvolvimento do trabalho”, foi o que disse o reparador Júlio Assis Abreu Silva, da Oficina Revise Car. “Ter informação é fundamental para poder exercer um trabalho com diferencial, e é isso que o Programa Rota do Reparador proporciona”, completou.  

Rio do Sul (SC) 

Os reparadores do Rio do Sul, Santa Catarina, receberam a palestra da Hella no dia 15 de agosto. 

Carlos Eduardo Belli, da BK Mecânico, ficou muito satisfeito com o evento e, quando perguntado se tinha gostado da palestra respondeu: “sim, com certeza! É uma marca que já conhecia e trabalho há um tempo no mercado. A palestra só vem esclarecer e fortalecer a força da marca e do produto”.  

Valdir Neto, que trabalha com direção hidráulica na Neto & Fronza Direção Hidráulicas disse que  eventos como este fazem falta no seu dia a dia como reparador, tanto na troca de experiências com outros profissionais como na falta de informações. Ao ser questionado se o evento é importante ele afirma: “agrega muito conhecimento”. 

Belo Horizonte (MG) 

Na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, os reparadores receberam palestras técnicas da Shell no dia 20 de agosto. 

Fernando Silva Costa, da Oficina Exclusive disse: “muito bacana, muitas informações interessantes, coisas importantes para o dia-a-dia e para passar aos clientes”.  

Germano Chagas, da Oficina mecânica Gilman, quando perguntado sobre o que achou da palestra disse: “gostei muito! É completa, fundamental no dia-a-dia na nossa empresa, traz vários questionamentos para agregar no conhecimento dos funcionários”.  

Natal (RN) 

No mesmo dia 20, no nordeste brasileiro, os reparadores de Natal e região presenciaram palestras da Delphi e Hella. 

Paulo Henrique de Leme Costa, da Oficina Natal Auto Tech disse: “hoje temos informações, mas nem sempre a referência é confiável. Então eventos como esses dão todo o respaldo e trazem confiança, por que estão ligados à grandes empresas do setor.”  

Sidcleyton Viera Silva também falou sobre o evento: “gostei muito da palestra, pois tivemos muitas informações que são necessárias para o dia a dia da gente”. O reparador afirma ainda que fazem muita falta eventos como este no Rio Grande do Norte.  

Parnaíba (PI) 

No dia 22, os reparadores de Parnaíba e regiões do Piauí participaram da palestra técnica da Schaeffler. 

Rogerio Macedo, da AutoCar Centro Automotivo, ficou contente com a experiência que pôde ter no evento. “É excelente, muito importante, porque traz novos conhecimentos de uma área que está um pouco esquecida, as oficinas reparadoras independentes. E ainda precisamos muito das empresas, que elas conheçam o reparador, suas dificuldades, que não são iguais às das  concessionárias”. 

José Bruno, da Concessionaria Renault, afirmou que esses eventos são importantes: “sempre tem que estar atualizando as informações e procedimentos”.  

   Os eventos contaram com a presença das marcas Shell, Nakata, Elring, Delphi, Hella e Schaeffler em 13 cidades

Uberlândia (MG) 

No mesmo dia 22, os reparadores de Uberlândia, Minas Gerais, tiveram presença marcada na palestra da Shell.  

Adelson Mario Benedito, reparador da Auto Imports, afirmou que foi importante para sua carreira profissional participar do evento. “Foi muito importante devido ao conhecimento, conhecer o produto, as especificações e a tecnologia”. Segundo ele, quem não participa desses eventos se prejudica, pois fica sem informações e conhecimento, que são fundamentais para os reparadores.  

Wagner Farnezi Entreportes, da Oficina Edvaldo Auto Center, afirma que o conhecimento passado foi enriquecedor, deixando-o mais atualizado e aprimorado. Quando perguntado se estará nas próximas edições, afirmou: “com certeza, fiquei bastante satisfeito”.  

Brasília (DF) 

No dia 27 de agosto, os reparadores da capital do país receberam a palestra técnica da Nakata. 

Pedro Fortes de Carvalho, da Auto Mecânica Jacaré, contou o que achou das palestras. “Foi importante estar aqui conhecendo as tendências e novidades que estão entrando para o mercado. A Nakata acabou trazendo técnicas dentro dos componentes, que é algo que a gente dificilmente vê, e isso esclarece muitas coisas.”  

Plinio Della Penna, da Nova Coqueiro, gostou da palestra e apontou o que gostaria de saber nas próximas edições. “Embarcações eletrônicas, dicas de transmissão automática e de embreagem, que é muito importante para nós”.     

Botucatu (SP) 

No mesmo dia, a Schaeffler forneceu aos reparadores de Botucatu treinamentos técnicos sobre seus produtos e ainda tirou dúvidas dos reparadores. 

Talita de Brito Saito, da Oficina Saito, saiu do evento muito satisfeita e ao questionarmos se precisávamos mudar algo disse: “absolutamente nada, foi excelente!”. 

José Domingos, da oficina mecânica Vilauto, afirmou que viu muito o projeto pela Mala Direta Oficina Brasil e disse ficar muito feliz ao saber que o Programa estava em sua cidade. “Que venha muito mais para a gente, pois é um meio de informação muito bacana. Gostei muito!”. 

Feira de Santana(BA) 

No dia 29, Feira de Santana, Bahia, recebeu palestra da Elring, com muitas novidades. Os reparadores se mostraram satisfeitos em participar do Programa Rota do Reparador por mais uma etapa.  

Samuel Souza Soares, da Mecânica Riqueza Peças e Serviços, afirmou que foi enriquecedor estar presente no evento. “Foi muito importante. Eu adquiri muito conhecimento, que muitas vezes não é passado no dia a dia para a gente”.  

Já o reparador Marcos Antônio de Santana, da MarFiat reparação automotiva, disse que esses eventos fazem muita falta e que deveria ter mais. “Faz muita falta, muita! Poderia ter mais eventos como este, pois é uma maneira da gente aprender para ter uma especialização melhor e trabalharmos melhor”. 

Belo Horizonte (MG) 

Encerrando o ciclo de agosto, a capital mineira recebeu os palestrantes da Hella para um dia de muito aprendizado.  

Felipe Gonçalves de Oliveira, da Mecânica Gilmar, aprovou o treinamento da Hella e recomendou para seus amigos de profissão. “Aqui você agrega muito mais valor ao seu serviço”.  

Já Cristóvão Batista Rimas, da Oficina Ravena, elogiou o conteúdo apresentado na palestra, e afirmou que voltará mais vezes. “Fiquei muito satisfeito, tinha coisas que eu não sabia”.