Notícias
Vídeos

Ciclo de palestras do Rota do Reparador continua sua caminhada por todo o Brasil e leva palestras técnicas para as Escolas SENAI em Belém, Ponta Grosssa, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Santos e outros


Escolas dos estados de São Paulo, Pará, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul receberam reparadores para as palestras das marcas Elring, Mobil, Snap-on e Schaeffler. Os reparadores puderam interagir com os palestrantes e tirar dúvidas

Por: Da Redação - 13 de outubro de 2016

O ciclo de palestras técnicas do Rota do Reparador prosseguiu sua jornada, dando continuidade à segunda etapa com as Escolas Senai de Belém (PA), Ponta Grossa (PR) Santos (SP), Salvador (BA), Goiânia (GO), Marília (SP), Jundiaí (SP) e Belo Horizonte (MG). Confira como foram as palestras da Mobil, Sun, Schaeffler e Elring:

Adão Pereira Matos

BELÉM

A escola Senai da capital do Pará recebeu, no dia 30 de agosto, palestras das marcas Mobil e Elring. O reparador Adão Pereira Matos, da Oficina AMW, afirmou que foi importante participar dos treinamentos: “aperfeiçoou os meus conhecimentos. Por isso estarei aqui nas próximas edições, além de ter ficado satisfeito com as informações apresentadas”.

Arnaldo Soares Carneiro, proprietário da Oficina do Mineiro, disse: “O Rota do Reparador é importante. Porque a maioria dos reparadores independentes não tem apoio, suporte. E muitas vezes nós trabalhamos sozinhos nas nossas oficinas. Nós que fazemos a compra das peças, eu que questiono a qualidade dos produtos, a durabilidade, etc. Muitas vezes o defeito está na peça, e não na má instalação. 

Daniel Matos da Silva

Por isso é fundamental vir assistir os treinamentos, para usarmos o material correto da forma certa, investindo na qualidade do nosso serviço.” Daniel Matos da Silva, da Automecânica e Comércio de Peças Paraná, contou: “até reparadores que têm dificuldade de participar dessas palestras, por conta de tempo, largam tudo o que estão fazendo para comparecer ao Rota do Reparador. Aqui é muito raro isso acontecer. Eu morei em Curitiba e lá isso acontecia a cada quatro meses, mas aqui no Norte do país é escasso.” A equipe do ciclo de palestras deixou a turma de Belém tranquila, pois no dia 8 de novembro o Rota do Reparador vai marcar mais uma vez sua presença na cidade com outros treinamentos.

SENAI Belém
Tony Carlos da Rocha Matos, da Oficina Fique Frio, declarou: “é importante para qualquer tipo de profissional buscar conhecimentos sobre a sua área, o seu mercado. Não só aqui em Belém, mas muitas outras pelo estado ainda têm dificuldade de alcançar esse nível de informação.”     

PONTA GROSSA

A Escola Senai de Ponta Grossa também recebeu as palestras das marcas Sun e Chiptronic no dia 30 de agosto. O instrutor da Snap-on/Sun, Alex Molder,  afirmou: “o Rota do Reparador é a grande chance que nós temos de mostrar para os nossos clientes, que são os reparadores independentes, como são os nossos produtos e as novas tecnologias para realizar diagnósticos nos veículos. Nós tentamos transmitir uma nova maneira para fazer esse serviço, não somente um scanner para ler o motor, mas sim o automóvel inteiro. O scanner tem de ser multisistemas, pois está tudo conectado e o reparador sente essa necessidade.”

SENAI Ponta Grossa
O reparador João Vilmar constatou: “o treinamento foi maravilhoso e estarei aqui nas próximas palestras. Faz muita falta esse tipo de conteúdo aqui na cidade”.

O reparador do Centro Automotivo Nelsinho, Nelso Ramos, disse: “a gente sempre aprende alguma coisas, ou relembra o que havia perdido com o tempo. De 1 a 10 a minha nota é 11 para este treinamento. Está excelente.”

O palestrante da Chiptronic, Victor Rodrigues, afirmou que “para a Chiptronic é gratificante levar um pouco do conhecimento que temos no dia a dia para os reparadores. Divulgar os nossos serviços, agregando com conhecimentos técnicos, é o nosso foco. Nós mostramos como é o funcionamento e reparo do sistema de imobilizador. Falamos sobre módulos, funcionamento e possíveis problemas e até mesmo a reparação de motores, passando por otimização dos motores.”

SANTOS

A Escola Senai da cidade praiana de Santos recebeu o treinamento da marca Schaeffler no dia primeiro de setembro. O profissional Carlos Wilton Ferreira afirmou que palestras como as do Rota do Reparador fazem falta: “a aprendizagem é importante e nós temos que estar atualizados com o mercado automotivo.”

SENAI Santos
O reparador Robinson Ramos do Prado, autônomo, afirma que teve a oportunidade de fazer alguns questionamentos ao palestrante: “o Rota do Reparador é muito importante para tirar dúvidas”. Segundo ele, “deveria existir mais eventos. Mas fiquei muito satisfeito com o treinamento aqui ministrado”, concluiu.

Já Sérgio Manuel da Silva, que trabalha na Garage Brasil Service, além de concordar com a visão dos reparadores acima, afirmou: “nós precisamos de mão de obra qualificada. E com a evolução dos veículos, a atualização é cada vez mais necessária.”

João marcos Araújo Silva

SALVADOR

A Escola Senai de Salvador teve palestras do Rota do Reparador no dia 13 de setembro com as marcas Elring e Mobil. O profissional da reparação independente Daniel Raimundo Sales Correia, da Decar Autocenter, contou: “foi muito importante estar aqui. Voltarei nas próximas, pois fiquei satisfeito com o que vi. Gostaria de ter um treinamento sobre injeção eletrônica”, sugeriu.

O reparador da oficina MB Bahia Clínica de Autos, João Marcos Araújo Silva, afirmou que esse tipo de treinamento faz falta: “há um tempo que nós não conseguíamos reciclar as nossas informações porque não existem palestras como essas aqui na região.” “Nós trabalhamos com as marcas aqui presentes, por isso foi muito gratificante ver essas palestras”, comentou João.

SENAI Salvador
O colega de trabalho de Silva na MB Bahia, Carlos Roberto, também conversou com nossa equipe e afirmou: “conhecimento é tudo na nossa profissão.”

Brunos dos Reis, da Chiptronic

GOIÂNIA

O ciclo de palestras do Rota do Reparador continuou a sua jornada pelo Brasil e desembarcou em Goiás. Foi na capital do estado que aconteceram os treinamentos das marcas Snap-on e Chiptronic, no dia 13 de setembro. Bruno dos Reis, palestrante da Chiptronic, afirmou que é gratificante trabalhar com o reparador independente: “são esses profissionais que movimentam o nosso mercado. Estar presente e conhecer as necessidades deles é fundamental, pois são eles que estão com o nosso produto na prática. Procuramos mostrar as tendências tecnológicas, como  veículos híbridos e elétricos que estão desembarcando no país. Tentamos ficar mais próximos também para liberar as atualizações dos nossos equipamentos.”

O reparador Oswaldo Alves de Souza, da Automecânica Motorcâmbio, disse: “faz muita diferença vir a esses treinamentos. Conhecimento é importante, todas as palestras foram muito proveitosas. Só se eu estiver morto não virei nas próximas edições.”

O instrutor Flávio Xavier, da Snap-on, contou que é de suma importância levar para o reparador automotivo “as últimas novidades que existem no mundo do carro proporcionam, para esses profissionais, maior conhecimento técnico automaticamente os beneficia por levarem menos tempo ao repararem o carro de um cliente.”

MARÍLIA

A Escola Senai de Marília, cidade no interior do Estado de São Paulo, teve treinamentos do Rota do Reparador no dia 15 de setembro. 

SENAI Marília
Décio Rodrigues Martins, proprietário da DW Centro Automotivo, gostou bastante do treinamento da Schaeffler e não é a primeira vez que ele participa: “eu já fui a um treinamento do Rota do Reparador em Bauru. Por isso estou aqui pela segunda vez e trouxe a minha equipe e um amigo meu para o treinamento.  Tem muito sobre rolamentos que as pessoas não entendem e profissionais leigos nesse assunto. Por causa disso foi ótimo ver essa palestra da Schaeffler.”

Marco Antônio Machado

JUNDIAÍ

A Escola Senai de Jundiaí, também no interior de São Paulo, recebeu o ciclo de palestras no dia 22 de setembro. O reparador Marco Antônio Machado, que viu o treinamento da Schaeffler, afirmou: “proprietários de oficinas e reparadores devem sempre estar presentes nas palestras do Rota do Reparador. Serei o primeiro a chegar nas próximas edições. E se puderem fazer palestras sobre câmbio automático seria ótimo, pois é a tendência”, alertou o profissional.

BELO HORIZONTE

A palestra na Escola Senai CFP Américo Renê Giannetti aconteceu no dia 27 de setembro, com as marcas Mobil e Elring. O reparador Wimerson Duarte, da oficina Ponto Automotivo, declarou que foi importante participar do ciclo de treinamentos do Rota do Reparador: “o conteúdo foi ótimo e aqui em Belo Horizonte os reparadores não podem perder a oportunidade de ver cursos como estes, pois são raros.”

“As informações sobre as novas tecnologias são fundamentais”, afirmou o reparador Flavio Alves, do Clube Auto Centro Automotivo, que também compareceu à palestra.