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Troller equipada com motor 3.2 TGV soltando muita fumaça branca pelo escapamento


Comercializada entre os anos 2013 e 2014, o Troller foi equipado com motor turbo de geometria variável que gera 165 cavalos, fabricado pela MWM International, mas sempre tem alguém querendo mais potência

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 23 de novembro de 2021

A fabricante Troller tem buscado mais potência para os motores, mas está sempre atenta aos níveis de emissões de gases de escapamento para atender às normas vigentes no pais, que neste modelo é o Proconve L6.

A primeira orientação para os proprietários é que utilize o diesel S10, que garante o bom desempenho sem comprometer os sistemas de injeção e controle de tratamento dos gases do escapamento.

Quando esta solicitação não é atendida, surgem algumas consequências danosas ao motor e ao meio ambiente. A turbina e a válvula EGR sofrem com o acúmulo de resíduos da queima irregular do diesel, causando perda de potência.

Isso não tem agradado os donos deste modelo de veículo fora de estrada e é neste momento que começa a desconstrução do sistema de controle de poluentes deste motor, que foi projetado por várias equipes de engenheiros que trabalharam arduamente por anos até aprovar o projeto.

 

Temos vários casos nos quais cada proprietário tem a sua receita caseira e desprezando tudo que a engenharia introduziu, começa removendo o filtro de partículas, válvula EGR, altera as configurações do módulo de injeção eletrônica para que os injetores aumentem o tempo de injeção e o que for sair pelo escapamento, certamente não entra na receita, mas vai entrar nos pulmões de muitas pessoas, inclusive dos amigos e parentes.

Foi assim que chegou na oficina um veículo da marca Troller que estava no guincho plataforma e quando foi feita a tentativa de funcionar o motor, a rua ficou encoberta por uma fumaça branca. Com funcionamento irregular, o motor parava de funcionar, a pressão do Rail não subia, ficava entre 20 e 30 bares e de repente aumentava para 1.000 bares, em seguida caia para 600 e o motor morria. Insistindo para que o motor voltasse a funcionar, foi possível deixar em marcha lenta e poluindo a rua com mais fumaça branca, por um momento, a pressão subiu para 1.800 bares. Continuando com os testes, logo ficou confirmado o estado precário dos bicos injetores que estavam todos com excesso.

Seguindo o procedimento de manutenção completa, o cliente foi informado que seria elaborado um diagnóstico com valor pré-definido e no caso da não aprovação, o valor deveria ser pago.

O procedimento tem início em um local bem afastado do motor, começa lá no tanque de combustível que é removido e desmontado com a retirada da bomba de combustível. O objetivo é fazer a limpeza do tanque, avaliação da pressão e vazão da bomba de combustível e no caso de não atingir os valores especificados, a bomba deverá ser substituída por uma nova. Esta bomba do tanque envia o combustível até a entrada da bomba de baixa pressão montada junto com a bomba de alta pressão que auxilia na alimentação, onde o diesel é pressurizado e enviado para o tubo (Rail) e depois para os quatro bicos, que injetam nas câmaras de combustão do motor.

Proprietários de Troller andam mais na terra que no asfalto e a cobertura de terra depositada sobre o tanque confirma os lugares por onde este carro andou.

Retornando para o compartimento do motor, chegamos no filtro de diesel que é composto pela carcaça, elemento filtrante, filtro tela, separador de água, sensor de água e válvula de drenagem da água.

O sistema de injeção diesel é muito sensível à presença de água, que provoca corrosão nos elementos por onde passa o diesel contaminado, prejudicando o desempenho do motor. Na base da carcaça do filtro tem um sensor que detecta a presença de água e envia um sinal para o painel de instrumentos.

Nesta condição, a drenagem deve ser efetuada imediatamente, conforme os seguintes procedimentos:

Acione a ignição sem ligar o motor para que a bomba do tanque pressurize o sistema.

Abra a válvula localizada na parte inferior do filtro, até que saia somente óleo diesel sem água.

O filtro original possui características e tolerâncias específicas para retenção de partículas de sujeiras e separação de água, a aplicação do filtro de diesel de outras procedências pode causar danos ao sistema de injeção, comprometendo o desempenho do motor.

A substituição deste filtro deve ser a cada 10 mil km e a drenagem a cada abastecimento.

No caso de presença de ar no sistema quando o filtro de diesel é trocado, basta ligar a ignição e aguardar alguns segundos para que a bomba de combustível preencha o filtro e também faz o ar ser empurrado de volta para o tanque.

A bomba de alta pressão que fica montada na lateral esquerda do motor tem que ser removida e desmontada para avaliar as condições dos elementos internos que podem estar danificados ou com desgastes elevados.

Muitas vezes os clientes não entendem que para realizar um diagnóstico é preciso dedicar tempo, mão de obra especializada, equipamentos e ferramentas específicas.  Por isso que é importante dialogar de forma clara e objetiva para justificar e valorizar o trabalho realizado durante o diagnóstico. O trabalho de reparo e ajustes depende da aprovação do serviço pelo cliente, em que o prazo de entrega do veículo e valores cobrados são informados.Nesta etapa ocorre a formalização de um contrato que muitas vezes é verbal, mas o ideal é que o cliente assine a ordem de serviço que comprova legalmente a aprovação da execução do serviço.

A remoção dos bicos injetores exige ferramental e conhecimento técnico, preservando a ordem de retirada de cada injetor e uma maneira prática de identificação é colocar etiquetas numerando de acordo com os cilindros onde estavam montados. A manutenção dos injetores deve seguir os procedimentos recomendados pelo fabricante e substituir o retentor, a junta e principalmente a arruela, porque durante o aperto ela sofre deformação para a melhor vedação. 

Os bicos injetores possuem um código gravado na parte superior que está relacionado à calibração de injeção de cada um, que proporciona um melhor aproveitamento da injeção elevando o desempenho do motor com redução de poluentes. Após a troca ou reparo dos injetores será necessário o uso de equipamento de diagnóstico para relacionar cada injetor ao cilindro onde for montado. 

Com o serviço realizado no tanque de diesel, instalação do filtro diesel original, bomba de alta pressão revisada e bicos injetores reparados, o Troller 3.2 TGV voltou a funcionar e a oficina e a rua não ficaram envolvidas pela fumaça branca. 

Dados técnicos:

Pressão de entrada na bomba de alta pressão: 0,7 a 2,5 bares

Pressão no tubo de distribuição – Rail: 1.800 bares

Pressão de retorno: 0,7 a 2,0 bares