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Motor diesel V8, lançado nos anos 60, se tornou uma lenda, foi renovado e despeja potência


No início de 1969 chegou o novo motor V8 de 14 litros com turbocompressor de 350 hp da Scania, ocupando a posição de motor de caminhão mais potente da Europa e pioneiro no funcionamento com baixa rotação

Por: Antônio Gaspar - 31 de julho de 2022

Um motor novo chegando no mercado com qualidades que se destacavam como a potência, torque elevado com baixa rotação e isso significava mais autonomia em quilômetros rodados pelo motor econômico. 

O desenvolvimento do motor começou quando a potência de 250 hp era considerada apropriada para o mercado, mas isso não seria suficiente, pensando no futuro, especialmente no transporte de madeira e transportes pesados, surgiu então o desafio de ser o primeiro no mercado a superar esta faixa de potência. 

O projeto teve início em 1962 junto com o desenvolvimento de uma nova geração de caminhões de controle avançado que seriam revelados em 1968. Um motor de oito cilindros em linha não caberia debaixo da cabine e nem um motor de seis em linha maior. 

A opção foi pôr uma configuração em V que se ajustasse no mesmo espaço ocupado pelo motor de seis cilindros e ainda produzindo 100 hp mais. O resultado foi um poderoso motor produzindo muita potência em uma configuração compacta que abriu o caminho para um novo nível de desempenho do caminhão. 

Durante o processo de desenvolvimento, trabalhando no desempenho do novo motor, surgiu o conceito de dirigibilidade, que se caracteriza como um motor se comporta junto com o restante do trem de força durante a condução.  

Definição de boa dirigibilidade de um caminhão: 

• Exigir poucas mudanças de velocidade em toda a faixa de velocidade. 

• Ter força de tração em baixas rotações do motor. 

• Ter uma produção excedente suficiente em toda a faixa de velocidade do motor. 

O inovador motor V8 de 14,2 litros não tinha um precursor genuíno, ele foi projetado para turbocompressão desde o início e foi dimensionado para garantir que o motor tivesse o melhor desempenho durante sua longa vida útil.  

Outro requisito surgiu em meados da década de 70 sobre hp / tonelada, as autoridades de segurança viária perceberam que era necessário manter o fluxo do tráfego nas rodovias e isso dependia do desempenho do caminhão em relação à carga transportada. A recomendação na Alemanha foi de 8 hp por tonelada bruta, ou seja, pouco mais de 300 cv para as 38 toneladas permitidas. O Scania de 375 cv V8 na época ostentava cerca de 10 hp / tonelada, um valor que não se tornou comum por muitos anos. 

Um dos elementos marcantes neste V8 é o ronco do motor que é único, e para quem estava na estrada e ouvia, já sabia qual era o caminhão mesmo sem avistar. Alguns motores têm o que chamamos de personalidade, aquilo que só ele tem, que neste caso é o som inconfundível do motor V8. 

Desde a introdução do motor V8 em 1969, este passou por um grande desenvolvimento, conseguindo atender à legislação de emissões e as necessidades dos clientes, como economia de combustível, vida útil estendida e facilidade de manutenção. 

A forte reputação construída pelo motor original de 14 litros foi levada a novos patamares com a versão de 16 litros lançada em 2000. 

A economia operacional de longo prazo pode justificar um investimento inicial maior! Adicionar desempenho significa viagens mais rápidas.Maior durabilidade e confiabilidade aumentam o tempo de atividade. 

 

A produção do motor de 14 litros foi impulsionada em vários passos até 530 cv e 2.300 Nm para a versão final fabricada entre 1995 e 2001. A potência era assim mais de 50% e o torque foi aumentado em 85%. 

O primeiro caminhão V8, o 140, utilizou o motor V8 de 14,2 litros de 350 cv, já o modelo topo de linha atual, o caminhão R 730 Streamline V8 Euro 6 utiliza um V8 de 16,4 litros de 730 cv e o consumo de combustível é consideravelmente menor, assim como as emissões. 

 

A evolução 

1969 - O novo e compacto V8 de 14 litros produz um recorde de 350 cv e 1.245 Nm turbo, com cabeçotes de cilindro individuais. 

1976 - Lançado com uma faixa verde no conta-giros do motor V8 de 14 litros e 375 cv, que apresentava picos de torque em rotações mais baixas para promover economia de combustível. 

1982 - O arrefecimento do ar admitido pelo intercooler é introduzido no motor de 14 litros. 

1987 - Três novas variantes de V8 de 470 cv equipadas com unidade de injeção de combustível controlada eletronicamente (EDC). 

1991 - No início dos anos 90, as exigências ambientais tornaram-se cada vez mais importantes. Em 1991, a empresa apresenta uma linha completa de motores Euro 1, incluindo dois V8: um motor mecanicamente governado de 450 hp e um motor EDC de 500 hp, o primeiro motor Scania a quebrar a barreira de 500 hp. 

1995 - Caminhões série 4 lançados com motor V8 de 14 litros substancialmente reprojetado para a série 4, com EDC de segunda geração com controle de tempo (460 e 530 hp). 

2000 - Introduz um novo motor V8 Euro 3 de 15,6 litros para substituir o V8 de 14 litros. O novo motor é modularizado com muitos componentes em comum com os motores de seis cilindros de 12 litros. 

2004 - V8 atualizado para a série R (500 e 580 hp). 

2005 - Usando tecnologias para atender às exigências ambientais da maneira mais eficiente para todos os tipos de transporte, lança sua mais ampla gama de motores, incluindo motores V8 com potências de 500, 560 e 620 hp e até 3.000 Nm de torque. Versões Euro 3, Euro 4 e Euro 5 disponíveis. 

2007 - Todos os motores V8 passaram para a Euro 5, dando continuidade à tradição de potência sem esforço e longevidade incomparável. 

2010 - O caminhão mais potente do mundo, a série R, está ganhando um V8 ainda mais potente como seu principal modelo. Com um nível de torque de 3.500 Nm e 730 cavalos de potência, o novo V8 era o motor de caminhão mais potente do mundo na época, construído para atender aos mais rigorosos padrões de emissão e lidar com as tarefas mais exigentes. O bloco do motor é moldado a partir de ferro de grafite compactado, mais leve e mais forte do que antes e o volume aumentou de 15,6 para 16,4 litros. O novo motor é também o primeiro V8 da Scania com turbo de geometria variável e injeção de combustível com pressão extra alta common rail XPI. 

2013 - Os novos motores Euro 6 V8 da série R oferecem desempenho e carácter excepcionais e são os únicos motores Euro 6 V8 no mercado. As tecnologias comprovadas de EGR e SCR são combinadas para proporcionar um ótimo desempenho. Euro 6 tornou-se obrigatório para novos caminhões na Europa a partir de 2014. 

Enquanto a última geração de motores é baseada no mesmo bloco do motor e na mesma configuração básica do seu antecessor, as semelhanças já terminam aí. A mudança mais significativa está nos coletores de gases de escape que correm separadamente para o turbocompressor. No lado da turbina, o turbocompressor recebe os gases diretamente dos respectivos bancos de cilindros em duas direções.  

Uma vez que três dos motores (com exceção da versão de 730 hp) são projetados para redução catalítica seletiva pura (apenas SCR) no sistema de pós-tratamento de gases de escape os motores V8 agora têm um turbocompressor de geometria fixa. Isto é mais robusto e mais leve que um turbocompressor de geometria variável. 

O turbocompressor agora é montado diretamente no bloco do motor, entre os bancos de cilindros, garantindo uma posição mais estável e à prova de vibrações. 

Grandes mudanças também foram feitas nos sistemas de admissão e injeção. A entrada de ar é agora mais reta, e o sistema de distribuição de combustível é projetado como um único tubo com uma entrada mais simples através de uma linha central de alta pressão e tubos de distribuição mais longos que também facilitam o acesso durante a manutenção. A pressão máxima do sistema de distribuição de combustível é agora inferior a 1.800 bar, uma vez que a tecnologia SCR é utilizada no pós-tratamento dos gases de escape. Assim que o combustível da bomba de alta pressão XPI de dois pistões é injetado nos cilindros através do recém-desenvolvido sistema de injeção, a mistura é mais fortemente comprimida e uma pressão máxima do cilindro de até 210 bar é aplicada, um pré-requisito importante para reduzir o consumo de combustível. 

A cabeça do cilindro, os pistões, os pinos dos pistões, o cárter, o virabrequim e todos os rolamentos foram retrabalhados e agora melhoraram a vedação e reduziram o atrito.  

Todas as quatro versões V8 projetadas para o padrão de emissão Euro 6 usam um silenciador compacto e completamente integrado que executa o pós-tratamento dos gases de escape. O silenciador contém um catalisador de oxidação, um misturador Arla32, dois filtros de partículas com filtros curtos e paredes assimétricas para reduzir a pressão de retorno, três catalisadores SCR paralelos e três catalisadores que recebem injeção de amônia. Apesar de todos esses componentes integrados, o silenciador tem 900 milímetros de largura e não impede, por exemplo, a instalação dos tanques na lateral da estrutura.

A linha de motores de caminhões consiste em quatro versões diferentes, com potências variando de 520 hp a 730 hp e a mais de 1.150 hp para motores marítimos. O primeiro motor V8 de 350 hp da Scania foi lançado em 1969, e o lendário motor completa 50 anos.