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Fenatran 2015 – Salão Internacional do Transporte Rodoviário enfrenta a crise gerando oportunidades


Vigésima edição do tradicional encontro dos pesos pesados aconteceu entre 9 e 13 de Novembro de 2015 no Anhembi e expositores presentes mostraram força, deixando a crise do lado de fora

Por: Jorge Matsushima - 03 de dezembro de 2015

Mesmo diante de uma forte crise que assola o segmento de transporte rodoviário no país, culminando com a desistência de participação de nove grandes montadoras do setor na Fenatran 2015 (foto 1), a organização do evento redobrou seus esforços junto com os expositores presentes para reverter este quadro, e mais uma vez a história registra exemplos de sucesso de empresas que enfrentaram a situação adversa e foram à luta em busca de negócios e oportunidades.

Com este mesmo espírito, o Jornal Oficina Brasil foi até a Fenatran 2015 garimpar algumas oportunidades interessantes para os reparadores da linha pesada em todo o país, bem como apresentar algumas novidades tecnológicas do setor.

AS MONTADORAS

A Volvo Caminhões e a DAF foram as únicas montadoras presentes na edição 2015, e colheram bons frutos por esta decisão. Com stands gigantescos e estrategicamente posicionados, atraíram todos os holofotes e protagonizaram uma movimentada agenda de negociações em plena “crise”, superando as expectativas de retorno para o evento.

A DAF Caminhões é uma montadora holandesa, subsidiária da PACCAR Inc., e uma das líderes do segmento na Europa. A DAF Caminhões Brasil está aqui desde 2011, e em 2013 iniciou sua produção local em Ponta Grossa-PR, com os modelos pesados XF105 (foto 2). A exemplo de sua participação em outras edições, em 2015 a DAF Brasil mostrou muita determinação em continuar seu programa de investimentos no país, e apresentou uma série de novidades, a começar pela nova linha de caminhões pesados CF85 (foto 3), que marca a entrada da montadora no segmento de transporte de curtas e médias distâncias.

Outra importante novidade foi o anúncio de investimentos da ordem R$ 60 milhões para instalação de uma nova linha de montagem dos motores PACCAR MX (foto 4), dentro da planta industrial de Ponta Grossa PR.  São motores de 12,9 litros; 6 cilindros; 24 válvulas com configurações de 360/410/460/510 HP (1500 @ 1900 rpm) e torques respectivos de 1775/2000/2300/2500 Nm (1050 @ 1510 rpm) que atendem as normativas de emissões Proconve P7 / Euro 5 (foto 5).

OPORTUNIDADE PARA O AFTERMARKET

O grupo DAF apresentou ainda uma interessante linha de peças de reposição multimarcas para caminhões, carretas e ônibus, denominada TRP (foto 6). Esta estratégica linha de produtos agrega componentes de fornecedores globais, e procura atender a demanda de clientes DAF que possuem em suas frotas veículos de outras marcas. Segundo Marlon Esper Maues, do setor de atendimento a clientes, para os reparadores independentes, a TRP se prepara para apresentar opções competitivas de peças para as linhas Scania, Volvo, Mercedes, entre outras. Isto tudo com a garantia de qualidade DAF/PACCAR. Maiores informações em www.dafcaminhoes.com.br opções Peças/TRP Peças Multimarcas.

A Volvo Caminhões impressionou pela estrutura (foto 7) e mobilização. Em um stand de 4.000 m² com 40 salas de reuniões, 13 caminhões das linhas FH; FM; FMX e VM, e nada mais nada menos do que 400 pessoas no atendimento aos clientes, a Volvo praticamente se mudou para o Anhembi durante a Fenatran, e realizou uma verdadeira operação de guerra para não perder nenhum negócio e nenhuma oportunidade.

A principal inovação técnica apresentada foi um modelo FH 6x4 com eixo suspensor, que apresenta tecnologia exclusiva de desengate para suspender o segundo eixo de tração, poupando pneus e combustível.

Foi apresentado também a nova versão do sistema de gerenciamento de frota Dynafleet, que conecta todas os integrantes de uma frota, facilitando e agilizando a sua operação e gestão. Gestores e operadores podem acessar suas informações em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

O Plano de Manutenção (foto 8) foi apresentado como estratégia fundamental da empresa para expandir os seus negócios, e segundo Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda da Volvo, 50% das vendas hoje saem com algum tipo de cobertura do Plano de Manutenção, ou seja, o transportador está terceirizando a manutenção de sua frota com as concessionárias Volvo, transformando o que era custo variável em custo fixo. Com isto pode manter o foco em seu negócio. Se isto for fato, resta ao independente identificar oportunidades de prestação de serviços especializados para os concessionários, que em algum momento ficarão sobrecarregados.

E dentro desta filosofia verticalizada, a única oportunidade positiva vislumbrada para os reparadores foi o portal de venda de peças Ofertas Volvo (foto 9) www.ofertasvolvo.com.br onde é possível comprar peças novas e genuínas; peças remanufaturadas com garantia original Volvo, e finalmente as peças renovadas, conhecidas como peças Dex Volvo, que são peças usadas mas revisadas e aptas para uso.

OUTRAS OPORTUNIDADES

A Thermoking do Brasil (foto 10) está há 75 anos no mercado de sistemas de refrigeração para transporte de cargas e passageiros, e além da tecnologia de ponta (foto 11), mantém uma rede credenciada qualificada que presta os serviços de manutenção e assistência técnica em todo o território nacional.

Para os reparadores independentes interessados, existem algumas oportunidades para integrar a rede credenciada Thermoking, principalmente nas regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte. Segundo Paulo Lane, Diretor de Produtos para a América Latina, os passos a serem seguidos são: 1- Entrar em contato pelo fale conosco ( www.thermoking.com.br ) manifestando interesse e consultando sobre oportunidade de nomeação na região; 2- Enviar proposta de credenciamento apresentando em detalhes toda a infraestrutura da empresa, ferramental e qualificações dos técnicos; 3- Se não estiver no padrão de um concessionário TK, a empresa poderá efetuar as adequações caso mantenha o interesse; 4-Estando dentro do padrão, começa a primeira etapa do programa de treinamento e capacitação, que é feito pela internet, e ao final será feita uma avaliação; 5-Sendo aprovado na primeira etapa, o candidato passará pelo treinamento presencial na fábrica, e atingindo a qualificação, receberá um certificado. A partir deste ponto, passará constantemente pelos programas de atualização e reciclagem sobre novos produtos e novas tecnologias. A Thermoking investe muitos recursos para manter um alto nível de capacitação técnica dentro de sua rede de concessionárias.

A empresa Chiptronic (foto 12), velha conhecida no aftermarket automotivo, apresentou na Fenatran desde soluções para frotas com o FMS, que é uma interface para captura de dados de veículos multimarcas; passando pelo scanner para linha Diesel, o Dieseldiag V5 (foto 13); e a vedete do stand era a bancada profissional para testes de módulos diesel, a ECU.TEST Diesel Pro (foto 14), que é um simulador de módulos diesel desenvolvido para testes em bancada. Com o crescimento da frota de motores diesel gerenciados eletronicamente, as oportunidades de negócios na área de diagnóstico convencional e avançado se multiplicam. Eis aí outra boa oportunidade.

A Ticket Car (foto 15) é uma empresa gestora de frotas, e através de seu cartão, 700 mil usuários de frotas corporativas tem acesso a rede de abastecimento e prestadores de serviços de manutenção credenciados em todo o país. Reparadores interessados podem entrar em contato pelo www.ticketcar.com.br.

Em tempos de preocupação com a sustentabilidade e uso racional de recursos, a aplicação de peças remanufaturadas é uma grande alternativa para reciclar componentes, reduzir a produção de resíduos sólidos e poupar gasto de energia e recursos naturais para fabricação de novas peças. Formada por renomados fabricantes, a Anrap Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças (foto 16) dissemina as boas práticas nesta área, e criou o selo Anrap para que consumidores, e principalmente reparadores possam identificar a procedência e se certificar de que as peças foram remanufaturadas pela própria fábrica. Em tempos difíceis, qualquer redução de custos que não implique em redução da qualidade é sempre bem vinda. Conheça um pouco mais sobre as atividades da Anrap e seus associados em anrap.org.br.