Pra quem não viu a Parte 1: Um dos defeitos mais comuns encontrados no sistema Adblue é o injetor obstruído devido a cristalização do Arla.
Para realizar a verificação é necessário retirar a unidade dosadora, onde se encontra o injetor, no escapamento. O motor deve estar desligado, o freio de mão acionado e deve conter arla no tanque destinado a este produto. Para verificar a quantidade do líquido que será injetado, deve-se posicionar uma proveta na saída do injetor.
Então, com um scanner entrar na função e realizar o teste de volume da unidade dosadora, a quantidade de Arla injetado no teste, que dura em torno de 120 segundos, deve ser em torno de 100 ml dependendo do veículo testado.
Após saber como o sistema SCR funciona e como testar a vazão de alguns injetores, apresentado na parte 1, vamos aprender nessa matéria a realizar mais alguns testes para solucionar defeitos apresentados nesses modelos de veículos. Para tal, utilizaremos como base o sistema (BLUETEC) composto nos veículos MERCEDES BENZ ®.
No caso dos veículos da Mercedes Benz, o módulo do SCR não está acoplado junto à unidade de bombeamento do Arla, como em outros veículos. Em seguida, podemos ver a imagem do módulo do SCR da Mercedes Benz aberto e da unidade de bombeamento.
Nesta matéria, vamos apresentar teste no Sensor de temperatura e no injetor do Arla. Para que esses testes sejam possíveis, é necessário analisar o esquema elétrico do módulo do motor (MR) - (responsável por receber a informação desse sensor e também comandar o tempo de injeção do Arla, através do injetor) e encontrar quais os terminais no módulo responsáveis por esses serviços.
Após encontrar os terminais, vamos aos testes.
Teste 1 – Sensor de temperatura do Arla:
Para realizar este procedimento, é necessário um multímetro.
Conecte o aparelho de medição entre o terminal 08 do conector B do módulo do motor (MR) (cor: amarelo/verde) e o terra. O valor encontrado será de acordo com a temperatura, quanto maior a temperatura, menor será a resistência e consequentemente a tensão cairá, como veremos na tabela a seguir:
Temperatura (C°) |
Resistência (kΩ) |
Tensão (V) |
0 |
5,4 |
4,20 |
10 |
3,9 |
3,96 |
20 |
2,5 |
3,55 |
30 |
1,7 |
3,13 |
40 |
1,2 |
2,71 |
50 |
0,84 |
2,87 |
60 |
0,69 |
2,03 |
70 |
0,44 |
1,52 |
Teste 2 – Módulo de dosagem do Arla:
Para realizar este procedimento, é necessário um multímetro e/ou osciloscópio.
1° - Conecte a pontas de prova do multímetro no terminal 1 do injetor (Cor: Vermelho/marrom) e no terra. O valor encontrado no aparelho de medição deverá ser o mesmo que a tensão da bateria, com a chave de ignição ligada ou com o motor funcionando.
2° - Conecte a pontas de prova do multímetro e/ou osciloscópio no terminal 2 do injetor (Cor: Amarelo/marrom) e no terra. Sempre que o injetor for acionado, deverá apresentar sinais negativos nos aparelhos de medição, informando assim que o módulo está gerenciando a abertura do injetor para dosagem do Arla.
3° - Conecte o multímetro nos terminais 1 e 2 do injetor e meça sua resistência. O valor encontrado deverá ser entre 13,2 a 21,0 Ω.
A CHIPTRONIC aconselha que, em necessidade de troca de algum componente, este seja substituído por outro original e com as mesmas especificações.
Nesta matéria, aprendemos como realizar testes eficazes em um tipo de sensor e atuador. Acompanhe as próximas matérias para mais informações.
André Miura é Diretor e proprietário da Chiptronic Tecnologia Automotiva. Para mais informações envie um e-mail para andremiura@chiptronic.com.br ou acesse www.chiptronic.com.br