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Desvendando o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) dos motores diesel euro 5 – Parte 2 final


Na edição de Junho de 2016 apresentamos os conceitos básicos do sistema e algumas dicas práticas de testes. Nesta edição acompanhe o complemento das rotinas de diagnóstico e reparos

Por: André Miura - andremiura@chiptronic.com.br - 17 de agosto de 2016

Pra quem não viu a Parte 1: Um dos defeitos mais comuns encontrados no sistema Adblue é o injetor obstruído devido a cristalização do Arla.

Para realizar a verificação é necessário retirar a unidade dosadora, onde se encontra o injetor, no escapamento. O motor deve estar desligado, o freio de mão acionado e deve conter arla no tanque destinado a este produto. Para verificar a quantidade do líquido que será injetado, deve-se posicionar uma proveta na saída do injetor. 

Então, com um scanner entrar na função e realizar o teste de volume da unidade dosadora, a quantidade de Arla injetado no teste, que dura em torno de 120 segundos, deve ser em torno de 100 ml dependendo do veículo testado.

Após saber como o sistema SCR funciona e como testar a vazão de alguns injetores, apresentado na parte 1, vamos aprender nessa matéria a realizar mais alguns testes para solucionar defeitos apresentados nesses modelos de veículos. Para tal, utilizaremos como base o sistema (BLUETEC) composto nos veículos MERCEDES BENZ ®.

No caso dos veículos da Mercedes Benz, o módulo do SCR não está acoplado junto à unidade de bombeamento do Arla, como em outros veículos. Em seguida, podemos ver a imagem do módulo do SCR da Mercedes Benz aberto e da unidade de bombeamento. 

Vista interna do Módulo do sistema SCR da Mercedes Benz ®
Unidade de bombeamento do Arla
Nesta matéria, vamos apresentar teste no Sensor de temperatura e no injetor do Arla. Para que esses testes sejam possíveis, é necessário analisar o esquema elétrico do módulo do motor (MR) - (responsável por receber a informação desse sensor e também comandar o tempo de injeção do Arla, através do injetor) e encontrar quais os terminais no módulo responsáveis por esses serviços. 

Após encontrar os terminais, vamos aos testes. 

Teste 1 – Sensor de temperatura do Arla: 

Para realizar este procedimento, é necessário um multímetro. 

Vista interna do módulo do motor (MR)
Conecte o aparelho de medição entre o terminal 08 do conector B do módulo do motor (MR) (cor: amarelo/verde) e o terra. O valor encontrado será de acordo com a temperatura, quanto maior a temperatura, menor será a resistência e consequentemente a tensão cairá, como veremos na tabela a seguir: 

Temperatura (C°)

Resistência (kΩ)

Tensão (V)

0

5,4

4,20

10

3,9

3,96

20

2,5

3,55

30

1,7

3,13

40

1,2

2,71

50

0,84

2,87

60

0,69

2,03

70

0,44

1,52


Teste 2 – Módulo de dosagem do Arla: 

Para realizar este procedimento, é necessário um multímetro e/ou osciloscópio. 

1° - Conecte a pontas de prova do multímetro no terminal 1 do injetor (Cor: Vermelho/marrom) e no terra. O valor encontrado no aparelho de medição deverá ser o mesmo que a tensão da bateria, com a chave de ignição ligada ou com o motor funcionando. 

2° - Conecte a pontas de prova do multímetro e/ou osciloscópio no terminal 2 do injetor (Cor: Amarelo/marrom) e no terra.  Sempre que o injetor for acionado, deverá apresentar sinais negativos nos aparelhos de medição, informando assim que o módulo está gerenciando a abertura do injetor para dosagem do Arla. 

3° - Conecte o multímetro nos terminais 1 e 2 do injetor e meça sua resistência. O valor encontrado deverá ser entre 13,2 a 21,0 Ω.

Esquema elétrico do módulo do motor (MR)

A CHIPTRONIC aconselha que, em necessidade de troca de algum componente, este seja substituído por outro original e com as mesmas especificações. 

Nesta matéria, aprendemos como realizar testes eficazes em um tipo de sensor e atuador. Acompanhe as próximas matérias para mais informações. 

André Miura é Diretor e proprietário da Chiptronic Tecnologia Automotiva. Para mais informações envie um e-mail para andremiura@chiptronic.com.br ou acesse www.chiptronic.com.b