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Coronavirus – existe um carro preparado para proteger os ocupantes contra esta ameaça


Tesla modelo X é o carro tecnológico lançado em 2016 com recursos que pareciam não fazer muito sentido como, o sistema de defesa de armas biológicas, mas agora temos mais uma utilidade para este sistema

Por: Antônio Gaspar de Oliveira - 06 de agosto de 2020

Quando este carro foi lançado, ninguém poderia ter imaginado que o planeta seria atacado por um vírus com poderes de parar as atividades em praticamente todos os continentes, mas a tecnologia aplicada no sistema de climatização deste carro já oferecia recursos além do seu tempo.

A Tesla desenvolveu os carros elétricos para reduzir a poluição causada pelo uso de motores de combustão interna, mas ela foi além, apresentou um sistema de filtragem de ar-condicionado mais potente para garantir que a qualidade do ar dentro carro seja a melhor possível, para isso foi necessário utilizar um filtro 10 vezes maior se comparado com os filtros utilizados em ar-condicionado normal e em funcionamento pleno, a sua eficiência é cerca de 100 vezes maior que a dos filtros de melhor qualidade disponível no mercado automotivo. 

O tratamento do ar que fica dentro do carro é realizado através de um sistema denominado HEPA, abreviação de High Efficiency Particulate Air, projetado para filtrar todos os tipos de partículas perigosas no ar, incluindo gases do escapamento, fumaça de queimadas, substancias alérgicas, bactérias, vírus e qualquer outra coisa potencialmente perigosa.

HEPA, é um padrão para filtros de ar desenvolvido nos Estados Unidos que é capaz de reter 99,97% das partículas com até 0,3 micrômetros de diâmetro, só para ter uma ideia de como é minúsculo, o cabelo humano pode ter um diâmetro entre 17 e 181 micrômetros. 

Para o funcionamento deste sistema, é preciso ativar o modo de defesa de armas biológicas, através de um botão digital na tela de LCD com o símbolo de contaminação biológica e funciona rapidamente para expulsar todos os poluentes de dentro do carro e impede a entrada desta ameaça externa. 

Quando ativado, o ar externo é tratado pelo filtro HEPA, que pode ser comparado com a qualidade do ar de salas cirúrgicas de hospitais avançados, além dos sistemas secundários de filtragem de ar que contêm carvão ativado para remover um amplo espectro de odores e gases. Nesta condição, o ventilador opera na velocidade mais alta, criando uma pressão positiva dentro do carro que impede a entrada de ar externo.

Como um avião em elevadas altitudes, o carro é pressurizado em relação ao mundo exterior, a diferença é que a pressão é menor, de modo que os ocupantes do carro não percebem, mas é o suficiente para que o ambiente dentro do carro ofereça condições de expulsar o ar em vez de aspirar para dentro.

O filtro HEPA, sob a visão microscópica, apresenta um emaranhado de fibras dispostas de forma aleatória para reter as partículas de tamanhos variados, mas é importante dizer que é quase impossível reter 100% de impurezas contidas no ar, inclusive os vírus que possuem o menor tamanho na escala de elementos que podem ser filtrados. 

O coronavirus tem um formato esférico com tamanhos que variam entre 150 a 160 nanômetros (0,15 a 0,16 micrômetros) e os filtros HEPA podem capturar elementos de até 0,3 micrômetros, o que significa que provavelmente o vírus pode passar pela malha. 

O fabricante alega que o filtro é eficiente devido ao formato e arranjo das fibras que podem impedir a passagem destes micro-organismos. Outro fator de impedimento é o sistema de carvão ativado que tem a capacidade absorver partículas muitos finas como odores de cigarros que tem o tamanho próximo ao do vírus. 

Os filtros HEPA instalados nas aeronaves geralmente são iguais aos instalados em hospitais, sendo assim, esses filtros provavelmente podem deter a passagem deste vírus, pelo menos até certo ponto. Como o Tesla modelo X é equipado com sistema de filtragem de nível hospitalar, também pode prevenir a infecção por covid-19. O gráfico demonstra a diferença de tamanho entre partículas comuns, indicando como seria difícil interromper vírus com filtros normais devido ao seu tamanho muito reduzido. 

O carro foi projetado para ser utilizado em cidades poluídas como os grandes centros urbanos e até em situações mais graves como os incêndios na Califórnia e na Austrália, com a disseminação do coronavirus, a necessidade de respirar o ar livre destas ameaças ampliou a utilização deste carro com o sistema de arma biológica ativado. 

Apenas para fazer uma comparação, o fabricante 3M possui uma máscara N95 que é um respirador de partículas descartável projetado para ajudar a fornecer proteção respiratória confiável com pelo menos 95% de eficiência de filtragem contra certas partículas que não são à base de óleo. Este respirador foi projetado para uso em partículas como as de retificação, lixamento, varredura, serragem, ensacamento ou outras operações empoeiradas.

Esse respirador também pode ajudar a reduzir as exposições por inalação a certas partículas biológicas transportadas pelo ar (exemplos: mofo, Bacillus anthracis, Mycobacterium tuberculosis), mas não pode eliminar o risco de contrair infecção, enfermidade ou doença. O respirador incorpora tecnologias avançados de filtro de microfibra com carga eletrostática, projetados para facilitar a respiração e tem sido muito utilizado em hospitais pelos profissionais da área médica. 

Mesmo sendo distante a possibilidade de alguém fazer a manutenção no sistema de climatização deste carro, vamos seguir as etapas para a troca do superfiltro.

Etapa 1 

Com o capô aberto, deve ser removida a vedação de borracha que corre ao redor do compartimento de bagagem que é de plástico. Em seguida, a tampa plástica traseira, próxima ao para-brisas, pode ser removida com um leve puxão. Depois desloque os dois painéis laterais de plástico direito e esquerdo, devem ser levantados sem muito esforço, mas ainda não devem ser removidos. Primeiro retire a tampa plástica frontal que deve ser levantada cuidadosamente. 

Observação: As tampas laterais de plástico estão presas à tampa frontal, portanto, libere as travas com cuidado antes que as tampas de plástico possam ser removidas. Quando todas as tampas de plástico tiverem sido removidas, o revestimento de tecido do compartimento de bagagem poderá ser removido. Cuidado com as duas luzes interiores, antes de remover o revestimento de tecido, remova os plugues, pressionando uma pequena lingueta de plástico antes que o plugue possa ser removido.

Etapa 2 

O compartimento de bagagem está exposto mas para tirá-lo do carro, temos 20 parafusos para remover. Cuidado com os cabos elétricos das luzes interiores, ao levantar o revestimento do porta-malas, os cabos devem ser cuidadosamente deslocados. Com o compartimento de plástico removido, a caixa do superfiltro poderá ser visualizada. 

Etapa 3 

A caixa do filtro deve ser puxada para a frente e depois removida para cima. Com a nova caixa de filtro HEPA, com dimensões aproximadas de 1 metro de comprimento, 37 centímetros de altura e 7 de profundidade, é realmente um superfiltro, não é só o filtro que é grande, o valor dele também, cerca de R$2.500,00 reais. 

Conectar a parte traseira do filtro na tomada de ar, empurrar para trás a parte inferior até que a tampa plástica seja encaixada. Observe que o ar externo passa por baixo do compartimento de bagagem e entra no filtro. 

Com o novo filtro instalado, o revestimento de plástico do porta-malas poderá ser colocado de volta no carro. Fique atento aos cabos elétricos, que agora devem ser colocados corretamente de volta no seu local. Em seguida, os 20 parafusos devem ser instalados e o restante do serviço deve ser realizado na ordem inversa à desmontagem.