Notícias
Vídeos

Câmbio do Renault Master é simples e não trará dificuldades nas oficinas independentes (final)


Após acompanharmos nas últimas duas edições os procedimentos corretos de desmontagem desta transmissão, nesta terceira e última parte trataremos da sua montagem

Por: Paulo Handa e André Silva - 11 de dezembro de 2014

Este mês chegamos ao final da série de matérias sobre a transmissão do Renault Master, realizadas em parceria com Melsi Maran, professor do SENAI-SP. Nas duas edições anteriores foram mostradas as características técnicas da transmissão e o procedimento correto para a sua desmontagem, nesta edição mostraremos o procedimento de montagem.

Como já dito anteriormente, o processo de montagem de uma transmissão deve seguir rigorosamente o inverso da desmontagem, ou seja, o que foi desmontado por último, deve ser montado primeiro, sendo assim, começaremos mostrando a montagem das árvores de engrenagens. O professor Melsi ressalta que, embora diversos componentes da transmissão sejam simétricos (foto 1) e possam ser instalados em duas posições quando novos, é de suma importância seguir a marcação feita na desmontagem, pois devido ao funcionamento constante naquela posição, cria-se um “casamento” entre as peças, e se estas forem invertidas na montagem, fatalmente irão quebrar depois de algum tempo em funcionamento.Foto 1O primeiro passo para a remontagem da transmissão é a instalação das engrenagens e demais componentes nos eixos secundários com auxílio de uma prensa hidráulica (foto 2). Nesta etapa, Melsi diz ser importante, além de se manter a posição em que os componentes estavam trabalhando (foto 3), deixar um folga axial entre dez e quinze centésimos de milímetro entre as engrenagens para permitir a adequada lubrificação.Foto 2Foto 3É importante também se atentar ao alinhamento (foto 4) entre a pista (instalada por interferência), rolamento e engrenagem, qualquer diferença na altura entre estes três componentes indica que algo está errado e precisa ser revisto.Foto 4Terminada a montagem das engrenagens, é importante colocar lado a lado as árvores secundárias a primária (foto 5), dessa forma, um eventual erro de montagem vai ser detectado, uma vez que as engrenagens não estarão alinhadas.

Se as engrenagens estiverem perfeitamente alinhadas é o momento de instalar as três árvores na carcaça da transmissão, lembrando que se as pistas dos rolamentos insertadas na carcaça estiverem danificadas será necessária a substituição da carcaça completa, uma vez que não é possível substituir apenas as pistas (foto 6)

Foto 5 e Foto 6Antes de instalar as árvores, deve-se instalar a coroa do diferencial (foto 7), após isso, a árvore primária e a secundária, responsável pela primeira marcha, juntamente com o garfo de acionamento, devem ser encaixados juntos na carcaça, neste procedimento é importante tomar cuidado para não danificar as pistas dos rolamentos, bem como atentar para o perfeito encaixe dos dentes das árvores na coroa do diferencial (foto 8 - página seguinte).Foto 7Foto 8Em seguida deve ser instalada a árvore secundária responsável pela marcha ré com atenção ao encaixe dos dentes na coroa e na árvore primária. Instalada a segunda árvore secundária, deve-se instalar o seu respectivo garfo, cuidando para que este fique perfeitamente centrado no rolamento da carcaça. Feito isso, o próximo passo é a instalação das alavancas de acionamento dos garfos (foto 9), cujos os parafusos devem ser apertados com torque de 2 kgfm. Em seguida deve ser instalado o eixo seletor (foto 10), para isso, é indispensável deixar os dois garfos em ponto-morto. Também é importante não esquecer de colocar a arruela de encosto do eixo seletor antes de aparafusar a tampa da transmissão.Foto 9 e Foto 10Para instalar a tampa (foto 11), deve-se manter o seletor na posição referente à terceira marcha, pois dessa forma é mais fácil o encaixe. Colocada a tampa, deve-se apertar os seus parafuso de forma alternada e com o torque recomendado no manual. Por último deve ser instalada a alavanca seletora com um novo pino elástico, feito isso, basta checar se é possível efetuar a troca de marchas, se sim, a transmissão estará pronta para ser instalada no veículo.Foto 11