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A maior frota de ônibus do mundo está na cidade São Paulo, o desafio é a redução da poluição


A capital de São Paulo tinha assumido o compromisso ambiental de despoluir a cidade e que nenhum ônibus da capital fosse movido com combustível fóssil até o ano de 2018, Lei 14.933 de 2009, não foi cumprida

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 23 de setembro de 2019

O uso de veículos movidos por combustíveis fósseis como o diesel em ambientes urbanos, está passando por uma avaliação bastante severa para atender as exigencias que já estão previstas na Lei de mudanças climáticas. 

Outra situação crítica, é que tínhamos o compromisso firmado por lei que, sabemos que não foi cumprido e o que houve foi uma alteração através da Lei 16.802 e as reduções de emissões de poluição pelos ônibus de São Paulo, devem ser de acordo com o tipo de poluente, para ser atendido dentro dos prazos de 10 e 20 anos, conforme as alterações da Lei. 

Em 10 anos, as reduções de CO² - gás carbônico, devem ser de 50% e chegar a 100% em 20 anos.  

As reduções de MP - materiais particulados, devem ser 90% em 10 anos e 95% em 20 anos.  

As emissões de NOX - Óxidos de Nitrogênio, devem ser de 80% em 10 anos e 95% em 20 anos. 

Essa metas tomam como base as emissões da frota no ano de  2016, até diminuir em 95% as emissões dos dois poluentes em 20 anos. Empresas que atuam no transporte público  e também as coletoras de lixo, terão que apresentar anualmente um relatório de emissões de suas respectivas frotas.  

A frota de ônibus da cidade de São Paulo impressiona pelo número e também pela crítica dos passageiros que sofrem com a super lotação diária.  

Mesmo oferecendo uma frota que passa um pouco de 14 mil ônibus, na cidade de São Paulo são realizados diariamente 10 milhões de embarques, em 1.335 linhas, para percorrer 3 milhões de quilômetros diariamente. 

A maior frota de ônibus do mundo está na cidade São Paulo, o desafio é a redução da poluição

Comparando com as cidades de outros países, São Paulo se destaca por suas grandezas. 

A maior frota de ônibus do mundo está na cidade São Paulo, o desafio é a redução da poluição

Para quem tinha a esperança que a inspeção veicular voltasse a ser praticada na cidade de São Paulo para contribuir efetivamente com a qualidade do ar que é respirado por mas de 12 milhões de pessoas, infelismente nossos políticos não tem vocação ambiental e mais uma vez foi vetada. 

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O argumento utilizado foi que não é justo que a cidade de São Paulo tenha a inspeção e os municípios vizinhos ficariam isentos desta obrigatoriedade. É um argumento fraco pois, a Cetesb tem pubicado anualmente o relatório PCPV – Programa de Controle de Poluição Veicular, que evidencia as condições de poluição no estado de São Paulo, e também sugere as áreas onde se deveria implantar o programa de inspeção veicular e progressivamente seria ampliada para os demais municípios, dando sempre a prioridade inicial de controlar as emissões de veículos diesel e depois ampliaria para os demais veículos. 

Todos esses estudos e relatórios publicados pela Cetesb, não sensibilizam as autoridades que não atendem o que estava previsto em lei, preferem fazer alterações postergando as datas e deixando esta responsabilidade para os próximos governantes. 

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Colocando em prática inicialmente, está o estudo da ampliação da frota de ônibus elétricos, mais conhecidos como trólebus que já atingiu 474 no ano 2.000 e atualmente restaram apenas 200, mas este estudo não contempla a ampliação da rede que tem 168 Km pois, há uma preferência para o uso de ônibus elétricos movidos com o uso de baterias recarregáveis.  

A rede utilizada pelos trólebus está sub-utlizada e algumas linhas de grande fluxo foram substituidas por ônibus a diesel, linhas que atendiam as regiões do Butantã, Pinheiros, Santo Amaro, Mandaqui e Casa Verde, continuam desativadas a espera que o estudo aponte como solução ambiental para melhorar o transporte público e o ar que respiramos. 

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Em uma visita ao terminal de ônibus do Parque Dom Pedro na regão central de São Paulo, alguns motoristas revelaram que a carroceria dos trólebus é nova mas a parte mecânica como o chassi e o motor elétrico são de modelos antigos. Estes ônibus quando sofrem avarias de funcionamento, ficam parados nas garagens e dificilmente retornam para as ruas por falta de peças e até interesse por parte das empresas. 

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Para não ficar na curiosidade sobre o funcionamento do trólebus, descobrimos que o motor funciona com um voltagem de 615 Volts em corrente alternada, mas, a rede aérea distribui 615 Volts em corrente contínua, por isso, existe no trólebus um inversor, que transforma a corrente contínua em alternada, para acinamento do motor, essa energia é fornecida pelas subestações da Eletropaulo que transformam a tensão de 13.800 Volts CA em 615 Volts CC. 

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Outra grande vantagem da tração elétrica é o alto rendimento do motor, capaz de atingir mais de 90% enquanto que para quaisquer motores à explosão, o rendimento não passa de 40%, sendo que o restante é disperdiçado na forma de calor e gases lançados na atmosfera. 

A visão mais comum na cidade que utiliza trólebus, são as duas alavancas que conectam o ônibus á rede elétrica.

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Para facilitar as mudanças de rotas, em alguns pontos de desvios, existem mecanismos chamados de chave controle remoto, que possibilita a mudança de direção das alavancas do veículo. 

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Com o acionamento do botão executado pelo motorista, envia energia para o banco de resistores em cima do trólebus, o que aumenta a intensidade de corrente na rede, e com isso aciona a chave controle remoto, fazendo o trólebus mudar sua rota. 

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Mesmo com uma frota reduzida de 200 trólebus que operam no lugar de 200 ônibus diesel, oferecem um grande benefício para o ar da cidade que deixa de produzir 156 toneladas de CO² a cada mês. 

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A frota da capital está sendo renovada e atuamente já possui 60% dos ônibus equipados com motores no padrão Euro V, que já contribui bastante no combate ás emissões de poluentes. Lembrando que a Lei existe, as metas existem e é preciso fazer muito mais.