Motor V8 Diesel com velas e bobinas de ignição em cada cabeçote, parece que não combina!

A imponência do velho conhecido motor V8, que completa 50 anos, chama a atenção de todos, mas a Scania fez algo inesperado, transformou um motor do ciclo Diesel em motor do ciclo Otto para funcionar com gás

Diesel – caminhão e combustível evoluem para se manterem por mais algum tempo no mercado

O futuro dos caminhões depende de inovações contínuas, aumento da eficiência e menores emissões através de avançadas tecnologias aplicadas nos veículos equipados com motores do ciclo diesel e no combustível

Diesel renovável hidrogenado - HVO - será regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo – ANP

Atualmente o diesel de origem fóssil utilizado no nosso país recebe uma porcentagem de biodiesel e a previsão é que mais um componente fará parte deste combustível mais limpo, o diesel hidrogenado

Consumo de combustível em São Paulo cai pela metade e a poluição acompanha esta redução

Em época de quarentena e com a ausência de circulação de veículos na cidade, principalmente ônibus diesel, atingimos níveis de qualidade do ar elevadas e isso contribui com a recuperação da saúde da população

Coronavirus – existe um carro preparado para proteger os ocupantes contra esta ameaça

Tesla modelo X é o carro tecnológico lançado em 2016 com recursos que pareciam não fazer muito sentido como, o sistema de defesa de armas biológicas, mas agora temos mais uma utilidade para este sistema

Motores Diesel – restrição de uso em veículos com capacidade de carga útil inferior a 1 ton.

Enquanto em outros países o uso de motores diesel é livre para todas aplicações, o Brasil é o único país que tem uma lei que proíbe a comercialização de carros de passeio com motor diesel

Desafio na economia de diesel no setor de transporte abre espaço para o GNL

Reduzir os custos de transporte de cargas através de veículos diesel pela metade parece quase impossível, mas existe alguns estudos que apontam esta possibilidade utilizando GNL – gás natural liquefeito

A reparação automotiva do Ciclo OTTO e do Ciclo Diesel podem ser realizadas juntas

Em 1989 chegou o Gol GTI com injeção eletrônica e em 1996 chegou o Volvo EDC com controle eletrônico diesel, isso deu aos reparadores do Ciclo OTTO mais tempo de adaptação para as novas tecnologias automotivas

Nissan Frontier SV Attack: o motor robusto é um dos destaques desta veterana do mercado

Picape média nipônica tem boa reputação entre os reparadores, graças à confiabilidade técnica, mas montadora fica devendo em informações técnicas e disponibilidade de peças genuínas no mercado

Válvula reguladora de pressão: uma das principais causadoras de falhas nos Common Rail

Componente fundamental nos novos sistemas de injeção eletrônica Diesel atuais, ainda sofre com diagnósticos imprecisos nas oficinas de reparação independentes. Veja na matéria alguns segredos e como não errar mais

ETS – sistema eletrônico de direção para carretas combina a força hidráulica e a tecnologia

O controle de direção aplicado aos eixos das carretas vem passando por fases de desenvolvimentos na forma mecânica, hidráulica e atualmente tem mais um aliado forte, a eletrônica combinada

HVO é a nova alternativa do diesel renovável que pode substituir o diesel de origem fóssil

Após 15 anos reinando sozinho, o biodiesel foi a única alternativa do diesel de petróleo no mercado brasileiro, que recebe novas opções de combustíveis para alimentar os veículos do ciclo Diesel

MAR-1 Máquinas Agrícolas e Rodoviárias colocam o Brasil em níveis de emissões internacionais

A fase 1 do PROCONVE MAR-1, conforme a res. CONAMA 433/2011, é similar à norte-americana Tier 3 e a europeia Stage 3, aplicável às máquinas agrícolas e de construção (rodoviária) novas, nacionais e importadas

Motor diesel OM 651 da Van Sprinter - falta de cuidados na manutenção reduz o tempo de uso

Independente do fabricante do motor é preciso cumprir o que está no plano de manutenção dos veículos, quando isso não acontece, o estrago pode ser grande e até chegar a perder o motor por falha na manutenção

A maior frota de ônibus do mundo está na cidade São Paulo, o desafio é a redução da poluição

A capital de São Paulo tinha assumido o compromisso ambiental de despoluir a cidade e que nenhum ônibus da capital fosse movido com combustível fóssil até o ano de 2018, Lei 14.933 de 2009, não foi cumprida

Diesel – o combustível que movimenta o setor de transporte por terra, mar, rios e lagos

Nos três elementos, terra, água e ar, os motores diesel participam de dois terços, só não está presente no transporte aéreo, mas toda estrutura aeroportuária depende do transporte movido por este combustível

Ford Cargo Torqshift – 60 anos de estrada e a Ford chega ao fim de uma jornada no Brasil

O caminhão Cargo Torqshift foi o modelo que marcou o fim da produção da linha pesada, mas a história dos caminhões desta marca tem seu valor registrado por aqueles que dirigem e pelos que fazem as manutenções

Motor diesel V8, lançado nos anos 60, se tornou uma lenda, foi renovado e despeja potência

No início de 1969 chegou o novo motor V8 de 14 litros com turbocompressor de 350 hp da Scania, ocupando a posição de motor de caminhão mais potente da Europa e pioneiro no funcionamento com baixa rotação

Tecnologias combinadas avançam no setor de veículos diesel e transformam a forma de dirigir

Veículo diesel já foi sinônimo de robustez até na forma de dirigir e na forma de trocar as marchas, a tecnologia incorporou sistemas de conforto, segurança, economia e um dos segredos está na transmissão

2023 é o ano em que o Brasil vai implantar controles de poluição mais severos na fase Euro 6

É possível que o Brasil seja um dos últimos mercados de veículos diesel a adotar padrões de emissões Euro 6, que aqui denominamos P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve