Notícias
Vídeos

ZF impulsiona o futuro da mobilidade By-Wire


O portfólio de controle de movimento de veículos da ZF e a experiência em sistemas de frenagem, direção e suspensão ativa posicionam de forma exclusiva o Grupo ZF para realizar o controle de veículos totalmente automatizado by-wire (por cabos)

Por: Da Redação - 15 de agosto de 2022

À medida que os veículos se tornam cada vez mais eletrificados, automatizados e controlados por software, a ZF está à frente no desenvolvimento e industrialização de sistemas de chassis avançados com a oferta mais abrangente do setor de tecnologias by-wire, que não exigem mais uma conexão mecânica ou fluídos de sistema. Um exemplo primário é a solução Steer-by-Wire da ZF. A empresa revelou que recebeu contratos de volume significativo de várias grandes montadoras que serão lançados em várias regiões a partir de 2023.

“Os sistemas inteligentes by-wire da ZF encerram a era das conexões mecânicas e possibilitam uma nova etapa na história do controle de veículos”, disse Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF, e acrescentou: “A tecnologia Steer-by-Wire da ZF permite novos recursos de segurança e conforto, como manobras evasivas autônomas de emergência ou estacionamento em espaços muito confinados. Ele marca um avanço no caminho para carros e caminhões totalmente autônomos, adicionando novo design e liberdade de engenharia”.

Por exemplo, os sistemas Steer-by-Wire da ZF permitem o controle de veículos totalmente autônomos para o transporte de pessoas e robô táxis. Para carros de passeio, ele também oferece recursos exclusivos, como volantes retráteis para modos de direção totalmente automatizados, controle de direção totalmente adaptável, reduzindo o ângulo do volante para manobras de estacionamento ou de baixa velocidade e maior segurança contra colisões através da remoção da coluna de direção. By-wire representa o ajuste perfeito para futuros veículos elétricos e automatizados.

A ZF apresentou também seu avançado sistema Steer-by-Wire para a imprensa internacional e anunciou que essa tecnologia será lançada em escala industrial por uma grande montadora global no próximo ano.

A ZF obteve contratos adicionais com clientes em várias regiões para seus sistemas Steer-by-Wire para produção em série, estabelecendo-se como líder neste campo de tecnologia. Da mesma forma, no lado da frenagem da equação.

“A ZF está moldando ativamente o futuro limpo e autônomo da mobilidade, lançando sistemas avançados de suspensão, direção e freio por cabos que se tornarão mais comuns devido às muitas vantagens que oferecem. E o software da ZF e as plataformas de computação de alto desempenho, como cubiX e o controlador Vehicle Motion Domain (VMD Controller), completam o quadro e juntos criam um novo nível de desempenho do sistema. Esta é uma demonstração perfeita do quanto a ZF se transformou em uma empresa de tecnologia ao entender a digitalização e a descarbonização como oportunidades para seu desenvolvimento”, concluiu Scheider.

Com tecnologias by-wire, a quantidade de assistência de direção ou torque de frenagem pode ser ajustada para imitar a sensação típica que os motoristas esperam, mas também pode ser ajustada instantaneamente para aumentar a força de frenagem para reduzir as distâncias de parada ou desviar de um obstáculo com mais habilidade do que os próprios motoristas conseguiriam fazer.

O sistema de frenagem por cabos IBC da ZF permite frenagem regenerativa e recuperação de energia que ajuda a recarregar as baterias de veículos elétricos – destacando como o chassi e os eDrives podem trabalhar juntos para aprimorar o controle de movimento, ampliar o alcance e oferecer um sistema mais compacto.