Notícias
Vídeos

ZF apresenta sensores com alto nível autônomo


Tecnologias são capazes de identificar inúmeros fatores e aumentar a segurança do veículo

Por: Da redação - 09 de janeiro de 2019

A ZF apresenta o seu portfólio de sensores internos e externos para veículos. As tecnologias proporcionam maior segurança, automatização e precisão. 

A empresa desenvolveu um novo radar de alcance total, câmeras inovadoras e sensores acústicos. Eles trabalham juntos com supercomputadores também criados pela marca. 

"Como arquitetos de sistemas para direção autônoma, desenvolvemos um conjunto de sensores que equipa os carros com todos os sentidos necessários para detectar digitalmente o ambiente ao seu redor”, disse Torsten Gollewski, head de Engenharia Avançada da ZF e gerente geral da Zukunft Ventures GmbH. “Nossos sistemas podem permitir de forma mais precisa e redundante a detecção em tempo real e o processamento de sinais do ambiente ao redor, o que é essencial para auxiliar as funções de condução seguras e automatizadas.” 

O radar produzido para condução autônoma possui alto poder de detecção de objetos e funciona até mesmo com mau tempo e pouca visibilidade. 

Os sensores LiDAR funcionam a base de laser e são capazes de criar um modelo 3D do ambiente do veículo. O equipamento detecta objetos, espaços livres e pedestre. 

A câmera externa possui um ângulo de 100 graus e detecta pedestres, ciclistas, outros veículos e obstáculos. Além disso, podem acionar, por exemplo, o sistema de frenagem de emergência e o assistente de manutenção de pista. 

A câmera interior coleta dados dos ocupantes do veículo, como tamanho, altura e posição dos passageiros, além de proporcionar maior segurança ao monitorar os movimentos do motorista. 

O sensor Sound.AI, detecta os sons e identifica se o barulho se trata, por exemplo, de uma ambulância. A partir disso, o carro indica ao motorista par qual lado se mover.