Notícias
Vídeos

ZF alcança Aterro Zero em unidade de Engenheiro Coelho, interior de SP


Antigo aterro próprio da ZF conta hoje com uma área de conservação permanente com mais de 15 mil árvores nativas

Por: Da Redação - 04 de maio de 2020

A ZF, por meio de sua planta de Engenheiro Coelho, interior de São Paulo, deixou de destinar 100% dos resíduos gerados pela fundição para aterros, alcançando a marca histórica de Aterro Zero na unidade. A ação faz parte do Grupo de Meio Ambiente da fabricante, formado por colaboradores da produção e também por profissionais da área administrativa das plantas de Limeira e Engenheiro Coelho, SP. 

O grupo coordena projetos ambientais em andamento em várias frentes, como ações para eliminar desperdício, reutilizar materiais, economizar água e energia, entre outros. Sildson Corrêa, gerente de meio ambiente, saúde e segurança, afirma: “Na América do Sul, a equipe de meio ambiente também atua com atividades de conscientização internas e externas em todas as plantas da ZF na região”.

De acordo com Sildson Corrêa, são diversos projetos de meio ambiente em todas as plantas da ZF na América do Sul. “Estamos ampliando e incentivando cada vez mais esta nova cultura ambiental e a região está se tornando referência em todo Grupo ZF”, comentou. “A partir dos trabalhos que vêm sendo executados pelo GMA – Grupo de Meio Ambiente nas plantas de Engenheiro Coelho e Limeira, colaboradores dessas unidades passaram a ser mais vigilantes em todos os aspectos e a contribuir de forma ativa para alcançar novos modelos de atuação e identificação de novas oportunidades. Trata-se de um trabalho amplo que vem sendo executado de forma totalmente colaborativa pelo grupo envolvido e coordenado de perto por Celso Guerra, gerente de EHS e responsável direto pelas duas plantas, em conjunto com Dasayév Moraes, engenheiro de meio ambiente que atua na planta de Limeira e Engenheiro Coelho”, completou. 

A partir desta nova realidade, nove mil toneladas de resíduos, antes descartados em aterro da própria ZF, foram reaproveitados e reintegrados à cadeia produtiva, transformando-se em matéria-prima para novos materiais e produtos. Até mesmo lâmpadas fluorescentes, mistas, vapor metálico, inteiras ou quebradas, assim como termômetros passaram por descontaminação e reciclagem. Resíduos orgânicos se transformaram em adubo e resíduos contaminados com tinta ou óleo foram processados e transformados em combustíveis para fornos de cimenteiras.

O antigo aterro próprio da ZF, antes destinado ao descarte dos resíduos da fundição, com 126 mil metros quadrados de área, conta com uma área de conservação ambiental permanente, com mais de 15 mil árvores plantadas. Entre elas, várias espécies nativas como Pau Brasil, Araucárias, Ipês e outras. “Recentemente, a área recebeu duas mil novas mudas”, disse Sildson. O grupo responsável promove atividades regulares de manutenção das árvores incluindo poda, adubação, tratamento fitossanitário, irrigação, plantio e monitoramento para avaliar o desenvolvimento e saúde das espécies.

De acordo com o executivo, em termos ambientais há muitos projetos em andamento e concluídos nas plantas da ZF América do Sul. Todas as ações estão em alinhamento com as políticas ambientais do Grupo ZF e também com metas de desenvolvimento sustentável da ONU.