Notícias
Vídeos

Valeo produz 100 milhões de câmeras na unidade de tuam na Irlanda


Em 2022, um importante cliente mundial da Valeo lançará um veículo equipado com esta câmera inteligente

Por: Da Redação - 13 de junho de 2022

A Valeo atingiu a marca de 100 milhões de câmeras automotivas de campo próximo, que dá ao carro sua visão traseira e surround, produzidas em sua unidade de Tuam, na Irlanda (cerca de 850 funcionários). A primeira câmera saiu das linhas de produção irlandesas em 2002. Oito anos depois, em 2010, um milhão de unidades foram entregues aos clientes. Em 2013, a marca de dez milhões de câmeras foi atingida e, em 2015, o número dobrou para 20 milhões. Entre 2015 e 2018, a produção aumentou 30 vezes em comparação com os primeiros oito anos, com 30 milhões de câmeras fabricadas em três anos, totalizando 50 milhões.

Os quatro anos entre 2018 e 2022 viram a produção total dobrar e ultrapassar a marca de 100 milhões de câmeras. A unidade de Tuam está no centro deste sucesso industrial, para o qual contribuíram três outras fábricas da Valeo em todo o mundo (outra na Europa, uma na América do Norte e uma na Ásia).

O Ministro de Comércio Empresarial e Emprego Irlandês, Leo Varadkar TD, declara: “Parabéns a toda a equipe Valeo por este marco realmente significativo na unidade em Tuam. Desde 2007, a Valeo criou aproximadamente 600 empregos em Galway. Alcançar cem milhões de câmeras é uma conquista notável e prova da experiência e talento de cada membro da equipe. Estou muito feliz em saber dos planos da empresa de fazer mais, para aumentar ainda mais a produção de câmeras nos próximos quatro anos e desejo que a equipe continue a obter um sucesso contínuo.”

“De uma empresa pequena, inovadora e dinâmica, capaz de ser o principal fornecedor de câmeras para montadoras na Europa no início dos anos 2000, a unidade de Tuam, adquirida pela Valeo em 2007, transformou-se em uma gigante global no campo da visão veicular.” disse Marc Vrecko, Presidente do Grupo de Negócios de Sistemas de Conforto e Assistência à Condução da Valeo. “E as coisas estão prestes a evoluir a um novo patamar. Agora planejamos produzir mais de 20 milhões de câmeras por ano e entregar globalmente tantas unidades para as montadoras clientes nos próximos quatro anos quanto fizemos nos últimos 15, o que significa mais 100 milhões de câmeras até 2026.”

Essas 100 milhões de câmeras não teriam sido possíveis se a Valeo não tivesse realizado com sucesso três revoluções. A primeira foi no campo do desempenho industrial, onde a produção em massa tornou os sistemas de alta tecnologia amplamente acessíveis em todo o mundo. Depois veio a revolução da segurança e do conforto, que possibilitou ver o que antes era invisível e, assim, garantir uma mobilidade mais segura e fácil. A última foi a revolução da inteligência, quando os algoritmos de inteligência artificial e o software associado tornaram-se componentes centrais dos sistemas de visão da Valeo, permitindo novos recursos, como visão através do corpo e recursos autônomos de estacionamento e direção.

A Valeo possui um enorme centro de Pesquisa e Desenvolvimento integrado à unidade de Tuam com um amplo know-how em Engenharia de Produto e Processo em Mecatrônica, Sistemas e Software, bem como Teste e Validação. Mais de 70% de sua equipe são engenheiros com experiência em codificação que desenvolveram recursos inovadores para a indústria automotiva. Um exemplo é a tecnologia de fusão de imagens, que cria um único instantâneo de várias fontes de vídeo. É assim que hoje, quando os motoristas de muitos carros ao redor do mundo engatam a marcha à ré, eles podem ver seu veículo como se fosse filmado de cima por um drone – mesmo que esse drone não exista. O fluxo de imagens filmadas, gravadas e processadas por inteligência artificial fornece dados suficientes para que os carros atinjam o nível 2+ de automação.

Em 2022, um importante cliente mundial da Valeo lançará um veículo equipado com esta câmera inteligente. Terá recursos avançados de assistência e automação, tanto para estacionamento (manobras em baixa velocidade) quanto para condução.

Hoje, as câmeras Valeo são diferenciadas por sua miniaturização, precisão (fornecendo uma imagem nítida em temperaturas que variam de -40°C a +85°C com resolução de até 3 megapixels) e precisão (fabricação até o micrômetro), assim como por seu poder computacional, que assumiu tanta importância quanto a óptica.  Isso tudo torna a Valeo e sua unidade de Tuam líderes mundiais em visão automotiva. É, em alguns aspectos, a aplicação da citação de fevereiro de 1675 do matemático Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de Gigantes”.

A Valeo já é a número um do mundo em sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), equipando um em cada três carros novos globalmente com suas tecnologias, e pretende acelerar ainda mais nesse campo. Suas câmeras desempenham um papel essencial nessa aceleração. O Grupo anunciou este objetivo em fevereiro de 2022 com o lançamento do seu plano Move Up, a estratégia de criação de valor no centro das quatro megatendências que estão agitando a mobilidade (eletrificação, ADAS, reinvenção da experiência interna e iluminação).