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Reparadores dão dicas sobre reparo do sistema de suspensão


Profissionais alertam para utilização de amortecedores recondicionados e componentes desgastados em dicas para o programa Feras da Oficina, da Nakata

Por: Da redação - 10 de julho de 2019

 Barulhos provenientes do sistema de suspensão podem ser ocasionados por vários motivos, como folgas, aplicação de peças de má qualidade ou inadequadas ao modelo do veículo e até mesmo montagem incorreta. Eduardo Carvalho, reparador de Recife/PE, participante da promoção Feras da Oficina, comenta que um cliente reclamou de forte barulho na suspensão ao trafegar por lombadas mesmo já tendo trocado amortecedores, coxins, batentes e as duas bandejas. Após análise minuciosa do sistema de suspensão, verificação de ausência de folgas e desmontagem dos componentes, Carvalho identificou que os amortecedores haviam sido recondicionados e não substituídos. “A resistência não ficou igual e ao passar em um desnível na via não suportavam o peso e batiam com força”, ressaltou.
Em outra dica do Feras da Oficina, Leonardo da Silva, da Auto Mecânica São Gabriel, de Marília/SP, explicou que o cliente ouvia rangidos na suspensão dianteira na Toyota Hilux. Após análise, Silva detectou que as buchas localizadas na parte inferior dos amortecedores estavam estouradas. O problema foi resolvido substituindo o par de amortecedores dianteiros. O reparador lembra também que, ao trocar os amortecedores dianteiros da Hilux ou tiver que removê-los por algum motivo, no momento de apertar a parte inferior na bandeja, onde se localiza a bucha, o correto é fazer o aperto com o veículo já no chão. Assim, a bucha é apertada já na sua posição correta de trabalho, o que pode ajudar a garantir a durabilidade da peça.

Os amortecedores da Nakata são desenvolvidos com sistema de vedação de alta resistência e tecnologia a gás, evitando falhas no acionamento.