Notícias
Vídeos

Perigo de recondicionar a barra de direção


A barra de direção é um item de segurança do sistema de direção. Ela precisa estar em boas condições de uso para garantir a segurança do veículo

Por: Da Redação - 16 de outubro de 2019

Barramento Nakata

Item de segurança responsável por transmitir os movimentos da direção para as rodas, a barra de direção não pode ser recondicionada quando está desgastada, sempre que apresentar folga ou a coifa rasgada, indica que houve contaminação com poeira e outros materiais. As impurezas em contato com o produto acentuam o desgaste do pino esférico do terminal, podendo até provocar o sacamento e, resultando na perda de dirigibilidade do veículo e assim provocando um acidente.

O recondicionamento da barra de direção não é uma prática indicada pelo fabricante e pode colocar em risco a segurança do veículo e de todos os passageiros.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, destaca:

“Quando a peça apresenta problema, deve ser trocada por outra barra nova com as mesmas especificações e padrões de qualidade”.

Ele conta que é comum no mercado encontrar barras de direção soldadas, outras são desmontadas e colocam buchas no pino e fazem calço.

“A recuperação é feita sem critério, tentam reaproveitar da forma que dá. Vários casos foram encontrados de barras soldadas, como troca de um terminal fixo por um móvel, com solda. Tudo isso danifica ainda mais a peça que já está com desgaste devido ao uso. Esses procedimentos são improvisações em um item de segurança máxima, ignorando a real noção do perigo de usar uma peça recondicionada”, afirma.

Desde 2014, a barra de direção, no mercado de reposição, deve ser vendida com o selo Inmetro, o que demonstra a preocupação com a qualidade deste item que interfere na dirigibilidade do veículo.

Durante as avaliações gratuitas realizadas pelo Programa Caminhão 100%, técnicos da Nakata encontraram várias irregularidades nas barras de direção, incluindo solda.

“Essas constatações são preocupantes, tendo em vista que se trata de um componente que pode colocar em risco a vida das pessoas”, alerta Silva.

Para manter a vida útil da barra de direção, é importante fazer uma verificação a cada 10.000 km nos sistemas de direção e suspensão e só realizar a troca quando identificar a folga nos terminais, coifas rasgadas e barras empenadas.