Notícias
Vídeos

O quê você sabe sobre óleos lubrificantes automotivos?


Manter o nível correto do óleo do motor é essencial para a durabilidade e desempenho do veículo

Por: Da redação - 26 de julho de 2019

Manter o nível correto do óleo do motor é essencial para a durabilidade e desempenho do veículo

O óleo do motor têm quatro funções muito importantes que provam porque ele é essencial para garantir o bom funcionamento do veículo. Ele tem como função primária lubrificar as partes do motor, diminuindo o atrito e evitando problemas como o desgaste excessivo das partes. Além disso, ele também é responsável por manter a temperatura do motor e deixa-lo limpo, retirando as possíveis partículas geradas na combustão e mantendo-as suspensas no óleo, evitando que se acumulem e formem uma crosta que prejudique o bom funcionamento do motor.

É fundamental fazer periodicamente a medição do nível do óleo do motor, porém é necessário seguir as trocas regulares nos períodos indicados pela montadora, respeitando os prazos e as especificações do produto. E lembre-se todo motorista deve fazer verificações do nível do óleo lubrificante para se certificar de que não existe vazamento ou qualquer outro empecilho que possa afetar a vida útil do motor do veículo.

Mas, é preciso ficar atento, pois há um jeito correto de realizar essa verificação. Segundo Guilherme Ferreira, analista de qualidade da GT-OIL, uma das fabricantes nacionais com linha de lubrificantes, não há uma periodicidade específica para checar o nível do óleo, mas é bom ter uma rotina de verificação pelo menos uma vez ao mês ou até mais vezes. Ele explica que o processo é bem simples e não leva mais que cinco minutos e também recomenda: “É importante que o carro esteja com o motor frio e em local plano para que a marcação esteja correta. O ideal é fazer a avaliação antes de dar a primeira partida do dia no carro”.

O motorista que faz o procedimento da forma correta e detecta que o nível do óleo está abaixo do limite recomendado, Ferreira informa que o correto é completar o nível antes de dar a partida e manter a rotina de verificação para detectar essas perdas e avaliar se está dentro do esperado ou não.

Responsável também pela limpeza do motor, o óleo lubrificante perde algumas características com o uso. Os compostos que proporcionam a limpeza se degradam e tornam-se cada vez mais escassos. Somado a isso, há o acúmulo de impurezas que ficam no óleo e a própria degradação natural que altera a propriedade de viscosidade. A viscosidade também é um fator que varia muito e precisa estar adequado ao motor de seu veículo.

Cada óleo lubrificante tem um conjunto diferente de características. Os testes detalhados do fabricante revelam quais dessas qualidades, juntas, possibilitam que o motor se desenvolva melhor. Caso tenha alguma dúvida entre em contato imediatamente com seu reparador. E não se esqueça: Usar um óleo lubrificante inadequado pode causar danos sérios ao veículo.