Oficina Brasil


O kit amortecedor é crucial na hora da manutenção

Repare: um dos serviços mais realizados nas oficinas mecânicas brasileiras são os reparos nas suspensões. Sendo um dos conjuntos que exige um acompanhamento constante!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Componentes fundamentais do sistema de suspensão, os amortecedores têm como função controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas ao transitar por depressões, lombadas ou vias irregulares, assim manterem o contato dos pneus no solo, também a estabilidade do veículo nas curvas e conforto dos ocupantes do veículo. 

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “Os amortecedores são considerados itens de segurança, merecendo total atenção na hora da manutenção. Mas, é preciso ficar atento também às condições do kit amortecedor, pois se comprometido, o papel dos amortecedores ficam prejudicados”, alerta 

Segundo Silva, para garantir o sucesso da venda ou da manutenção, vendedores e reparadores precisam conhecer bem todo o sistema de suspensão, especialmente, o kit amortecedor, conjunto de peças que realiza o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro, com o objetivo de absorver o impacto das trepidações naturais do uso do veículo, de modo que não causem danos.

O kit amortecedor é composto por coxim, coifa e batente. A peça que dissipa a energia cinética dos impactos na suspensão, assim sustentando o amortecedor na carroceria, é o coxim, de metal e revestido de borracha, segundo o gerente. Já a coifa atua como tampa para a haste do amortecedor, evitando a entrada de resíduos e o batente suavizando os impactos do final do percurso.

Comentários