Notícias
Vídeos

NGK orienta sobre a manutenção preventiva


A fabricante recomenda check-up do sistema de ignição para evitar graves problemas

Por: Da Redação - 06 de dezembro de 2019

Verificar os principais componentes do automóvel é fundamental para garantir segurança e evitar danos futuros. Vale ressaltar que o trânsito intenso também pode prejudicar o veículo, já que algumas peças como as velas de ignição, sofrem desgastes independente da quilometragem rodada.

De acordo com a NGK, empresa especialista em sistema de ignição, isso acontece porque, embora o carro esteja parado no congestionamento, o motor continua funcionando em condições que não são adequadas, como baixa rotação e baixa temperatura na câmara de combustão.

Em grandes cidades como São Paulo, onde o congestionamento é bastante frequente, as peças sofrem desgaste ainda maior.

Hiromori Mori, consultor técnico da NGK do Brasil, explica: “Muitas vezes, o motorista se baseia apenas na quilometragem para realizar as revisões, o que não é correto. No trânsito intenso, a quilometragem não é alterada, mas os componentes continuam trabalhando sob condições severas”.

É preciso estar atento ao manual do proprietário, pois ele traz instruções indicadas pelo fabricante em relação a troca das velas de ignição. “Para os veículos que encaram congestionamento, é ideal antecipar pela metade a manutenção preventiva. Por exemplo, quando o manual indicar 20.000 quilômetros para a inspeção das velas, você deve consultar um especialista aos 10.000 quilômetros”, completa Mori.

O desgaste pode passar despercebido, pois “quando há algum tipo de falha, significa que o problema já persiste há algum tempo. Além disso, é muito importante fazer a inspeção de outros componentes do sistema de ignição, como as bobinas e cabos de ignição”, enfatiza o consultor da NGK.

Além de garantir tranquilidade e manter o veículo em perfeito funcionamento, essa ação preventiva contribui, até mesmo, com o meio ambiente, já que o funcionamento correto do conjunto mecânico assegura os adequados níveis de poluição, conforme as normas estabelecidas pelos governos. As velas desgastadas podem causar problemas como dificuldade ao dar a partida, consumo excessivo de combustível e falhas durante retomadas de velocidade.

Manter as inspeções do veículo em dia é um benefício não só para o meio ambiente, mas também para o bolso do consumidor. Já que, quanto mais esses reparos demoram a ser realizados, mais o carro passa a consumir combustível, acarretando em elevação do custo da manutenção.