Oficina Brasil


Nakata destaca procedimentos para troca dos amortecedores

Escovar os amortecedores, verificar se o coxim tem posição de montagem, fazer o aperto final dos pontos de fixação da bandeja da suspensão com os pneus apoiadas no chão, são algumas dicas para o mecânico na hora da manutenção

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O sistema de suspensão do veículo é composto por diversos componentes, entre eles amortecedores, molas, braço oscilante ou bandeja de suspensão, barra estabilizadora, pivô de suspensão, coxim  e batentes dos amortecedores. 

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressalta: “Os itens do sistema de suspensão requerem alguns cuidados na hora da manutenção. Os amortecedores, um dos principais componentes do sistema de suspensão, já que é responsável por absorver grande parte dos impactos, juntamente com as molas, devem ser escovados antes da instalação, pois só assim alcançarão a eficiência máxima”.

O gerente explica que, em seguida, devem ficar na posição vertical até a montagem para não comprometer o escoramento, técnica que consiste em movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme. “Isto faz com que elimine a presença de ar no tubo interno”, afirma Jair.

Outra dica é travar a haste do amortecedor para dar o torque da porca com a chave correta. “jamais use o alicate de pressão, pois seguramente vai danificar o amortecedor”, enfatiza Silva, acrescentando que ferramentas adequadas também devem ser utilizadas ao efetuar a troca dos pivôs e terminais. Os kits dos amortecedores, coxim, batente e coifa também devem ser substituídos. Importante verificar se o coxim tem posição de montagem para não correr o risco de montá-lo na posição errada.

Silva ainda faz mais algumas recomendações: fazer o aperto final dos pontos de fixação  da bandeja ou braço com o pneu apoiado  no chão para evitar a deformação ou ruptura da bucha. A porca da junta homocinética deve ser apertada com taquímetro,  nunca use cano prolongador para fazer esse aperto, e sempre alinhar o veículo depois de realizar um reparo nos sistemas de suspensão e ou direção.

Comentários