Notícias
Vídeos

Nakata alerta para as novas regras e prazos de comercialização de kits coroa, pinhão e corrente de motocicletas


Na cartilha disponível em formato digital no site da Nakata, informa as datas e os códigos de componentes com certificação do Inmetro

Por: Da Redação - 05 de dezembro de 2019

A Nakata fabricante de autopeças lança uma cartilha sobre o processo de certificação compulsória do Inmetro para componentes de motocicletas, como kits coroa, pinhão e corrente, determinada por meio da portaria nº 123/2014 de 19/3/2014.  

Voltada aos profissionais do mercado, a cartilha esclarece que a portaria nº 194, de 25 de abril de 2019, estabelece prazo até o dia 19 de março de 2020 para que os estoques de kits de coroa, pinhão e corrente fabricados antes da certificação sejam zerados. 

Para não correr risco, é muito importante manter o controle do estoque, adotando o sistema PEPS – primeira mercadoria que entra é a primeira que sai (FIFO - FISRT In, FIRST Out). Basta organizar de modo que facilite o fluxo para que as peças mais antigas sejam as que saem primeiro.

Já o prazo do limite para o início da fiscalização do Inmetro ou IPEM em distribuidores, varejos e atacadistas é 19 de setembro de 2021. Isso significa que todos os kits de coroa, pinhão e corrente que não tiverem certificação e serão apreendidos, já a empresa será autuada. Além disso, após essa data, os componentes em estoque sem certificação não serão aceitos para devolução e deverão ser sucateados.

Para identificar os componentes é necessário verificar se a embalagem do produto está com o selo do Inmetro.  As coroas, pinhões e correntes da Nakata também contam com gravação dos números do registro Inmetro, conforme a família dos produtos.

Sabrina Carbone, gerente de marketing da Nakata, afirma: “A certificação garante a segurança da comprovação da qualidade das peças, evitando a comercialização de produtos de origem duvidosa, bem como é uma forma de garantir mais segurança aos consumidores. Por isso, a Nakata elaborou a cartilha sobre o tema para eliminar eventuais dúvidas do setor de reposição automotiva”.

A cartilha pode ser acessada no portal oficial da Nakata.