Oficina Brasil


MTE-THOMSON lança linha completa de sonda lambda para Civic

De acordo com a fabricante, a sonda lambda, que é produzida desde 1973, só chegou por aqui em 1992 e passou a ter sua versão nacionalizada em 1997. E já está em sua sexta geração!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

São 4 modelos de sondas lambdas pré e pós-catalisador que atendem toda a demanda de modelos de Honda Civic do mercado que, a partir de 2010, mediante a exigência da norma OBD-BR2, passaram a ser fabricados com dois sensores de oxigênio (sonda lambda), sendo um pré-catalisador e um pós.

Para entender um pouco melhor a função de cada uma delas, no início do funcionamento do motor, quando ele ainda está frio, basicamente a função das duas sondas é o mesmo, ou seja, transformar os gases poluentes em inofensivos, enviando informações ao ECM quanto a mistura pobre e rica do motor.

Após o aquecimento do catalisador, por volta de 300°C, é normal a sonda pós-catalisador apresentar um valor de tensão mais baixo do que a pré-catalisador, demonstrando que sua funcionalidade e desempenho estão corretos. Caso os valores de tensão das sondas pré e pós estejam iguais, o catalisador pode estar ineficiente no controle da emissão de poluentes.

Isso pode gerar além de poluição, maior consumo de combustível e o consequente desgaste prematuro de alguns componentes. Aconselha-se então, a substituição do catalisador, mas caso haja necessidade de troca da sonda também, a MTE-THOMSON recomenda muito cuidado com a aplicação correta dos tipos de sensores. O teste dos componentes deve sempre ser feito por um profissional reparador especializado.

Conheça a linha completa de sondas lambda para Civic, com vídeos explicativos disponibilizados pela marca. E para saber mais sobre todos os tipos de sonda, a MTE-THOMSON disponibilizou um material interessante que auxilia e esclarece qual a função de cada uma delas, disponível no site oficial da fabricante. 

Também está disponível a nova versão do Catálogo Sonda Lambda por produto em PDF!

Para saber mais sobre peças e aplicações, entre em contato com o SIM (Serviço de Informações MTE) através do 0800 704 7277, pelo sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775

Comentários