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Mitsubishi lança seu novo SUV Pajero Sport com motor turbo diesel e sete lugares

Com nova identidade visual frontal e lanterna traseira que divide opiniões, o modelo chega ao mercado em sua nova versão para complementar a consolidada família Pajero

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Por Caique Silva


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O Novo Mitsubishi Pajero Sport 2019 traz uma identidade visual renovada em sua parte dianteira, assim como o Eclipse Cross, outro modelo recém-lançado pela montadora. Ambos os modelos possuem um detalhe cromado que interliga o farol ao farol de neblina.  

A lanterna traseira do Pajero Sport é muito polêmica e divide opiniões, trazendo uma grande semelhança ao modelo Prius, da Toyota.  

O modelo tem espaço para 7 ocupantes, mas ganha um excelente espaço de porta-malas com os dois últimos bancos rebatidos. De 115 litros a capacidade do bagageiro do Pajero Sport vai para 502 litros. 

Disputando a fatia de mercado com Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, o Pajero Sport chega para apimentar a disputa no mercado de SUVs de grande porte. O modelo será oferecido em versão única, com sete lugares, teto solar, sistema 4x4 com o Super Select II e equipado com o motor MIVEC 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190 cv e 43,9 kgf.m de torque. São 16 válvulas, DOHC, DI-D com turbocompressor e injeção direta. 

O Pajero Sport, que conta com uma transmissão automática de oito velocidades, possui um peso total de 2.095 kg. Segundo a engenharia da montadora, a opção da direção hidráulica ao invés da elétrica no SUV se dá pela busca de respostas mais precisas aos comandos do condutor. 

O mais novo SUV da Mitsubishi é equipado com o sistema de tração Super Select 4WD-II (SS4-II), que é capaz de enfrentar todos os tipos de terreno. São quatro modos de operação, incluindo a reduzida. Através do seletor no console central, o motorista pode facilmente optar pelo melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso: 

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave. 

4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema alterna automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro. 

4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência. 

4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama. 

O Pajero Sport conta também com o Off-Road Mode, recurso que o deixa ainda mais preparado para enfrentar os mais variados tipos de terreno. São quatro opções que melhoram o desempenho no off-road: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock. Cada uma delas tem uma configuração específica e todas são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor, ajustes de transmissão, sistema de freios, controles de tração e estabilidade. As informações são projetadas no cluster e mostram como cada roda está atuando individualmente. Esses ajustes deixam ainda mais fácil transpor obstáculos e se aventurar em todas as condições sem se preocupar. 

Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Em situações extremas, nas quais as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, o carro é capaz de superar com facilidade com um simples toque no botão. 

Segurança e tecnologia  

O Pajero Sport possui diversos componentes que trazem segurança aliada às mais recentes tecnologias do mercado.  

O Controle de Estabilidade (ASC), em conjunto com o Controle de Tração (ATC) proporciona segurança para rodar em todos os tipos de piso.  

O Adaptive Cruise Control (ACC) é um piloto automático inteligente. Basta programar a velocidade que, através de sistemas semiautônomos, o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade do outro veículo que vai à frente. 

O Forward Collision Mitigation (FCM) é outro sistema de frenagem autônoma, que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão. 

O Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW) detecta veículos no ponto cego do motorista e emite alerta sonoro e visual no espelho retrovisor externo. 

Já o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), através de sensores dianteiros e traseiros, atua caso detecte um obstáculo próximo em caso de aceleração brusca, reduzindo a potência do motor para evitar colisões caso o motorista erre os pedais ou a posição do câmbio. 

 O Pajero Sport é equipado com o TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado, garantindo ainda mais segurança. O sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS, fazendo com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas. Além disso, o veículo conta com o Brake Override System, BOS, que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo. 

Projetada sob o conceito RISE, a carroceria é rígida e leve, além de ser extremamente resistente, devido à utilização de chapas de aço de alta resistência a tração que contribuem para um alto nível de segurança contra colisões. Todas essas ações ajudam a manter a integridade dos ocupantes do veículo em caso de um eventual acidente. Por conta disso, o SUV recebeu cinco estrelas nos mais importantes institutos de segurança do mundo. 

O modelo também é equipado com o Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, que evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados. 

Para as situações ainda mais desafiadoras, o Adaptive Hill Decent Control (HDC) dá conta do recado. O moderno controle de descida de rampa mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando ao motorista o acionamento do pedal de freio. 

O Pajero Sport conta com um freio de mão eletrônico inteligente que faz a leitura da inclinação do carro para medir a intensidade da carga de frenagem. Além disso, a engenharia da Mitsubishi buscou para o modelo a diminuição do ruído ao acionar o componente, diferente do que era visto nos veículos anteriores da marca. 

Outro trabalho que o time de engenharia da marca teve foi a recalibração total da suspensão para trazer mais equilíbrio e estabilidade em qualquer tipo de terreno. 

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