Notícias
Vídeos

Marelli e Xenomatix firmam em favor da direção autônoma


A fabricante tem como objetivo oferecer soluções modulares do sistema Lidar para indústria automotiva

Por: Da Redação - 12 de janeiro de 2020

A Marelli, fornecedora líder global de tecnologia automotiva, e a XenomatiX, fornecedora da tecnologia "solid state LiDAR", anunciaram que firmarão um acordo de desenvolvimento técnico e comercial no campo de condução autônoma.

A XenomatiX fornecerá para a Automotive Lighting, divisão de iluminação automotiva da Marelli, os módulos "solid state LiDAR" destinados a sistemas de assistência ao motorista (ADAS) e funcionalidades de direção autônoma (AD). A divisão de iluminação automotiva da Marelli e a XenomatiX unirão suas competências e tecnologias para oferecer soluções modulares do sistema LiDAR para a indústria automotiva, aproveitando também a tecnologia de Inteligência Artificial (AI) derivada da "Smart Me Up", startup francesa adquirida pela Marelli em 2018.

Graças às suas características distintas, a tecnologia "solid state LiDAR" e multifeixe desenvolvida pela XenomatiX e pela Automotive Lighting, da Marelli, garante confiabilidade e cobertura de longo espectro, indispensável para permitir a variedade de funcionalidades dos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Sylvain Dubois, CEO da Automotive Lighting, divisão de iluminação automotiva da Marelli, afirma: "A Marelli tem o prazer de iniciar essa colaboração com um parceiro de alto valor tecnológico agregado como a XenomatiX", e ressaltou: "Nosso objetivo é apoiar nossos clientes na habilitação de um conjunto fundamental de funções no campo ADAS e AD, graças à tecnologia "solid state LiDAR" da XenomatiX".

O know-how já consolidado da Automotive Lighting na integração de sistemas ópticos, eletrônicos e software combinarão perfeitamente com a tecnologia LiDAR da XenomatiX, tanto em soluções independentes quanto integradas, em módulos frontais ou traseiros.

Aproveitando os investimentos em tecnologias de percepção, a Marelli poderá integrar sistemas para o reconhecimento e classificação de objetos baseados em inteligência artificial, com os módulos LiDAR criados com a XenomatiX, a fim de apoiar fabricantes de automóveis internacionais na evolução da mobilidade, tornando-a mais conveniente e segura.

"A Marelli é um fornecedor automotivo líder com as habilidades necessárias para desenvolver soluções modulares de LiDAR que atendam às necessidades de vários fabricantes automotivos, integrando-os a sistemas maiores baseados na tecnologia "solid state LiDAR" projetada por nós para o setor", diz Filip Geuens, CEO da XenomatiX.

A posição de destaque da Marelli Automotive Lighting entre os principais fabricantes de automóveis do mundo e sua presença global serão fatores cruciais para proporcionar o desenvolvimento e a difusão em larga escala dessas soluções nos próximos anos. Graças ao alto grau de flexibilidade, a inovadora abordagem modular adotada pela XenomatiX para sensores LiDAR será funcional para muitas aplicações, otimizando o processo de pesquisa e desenvolvimento.

A Marelli fortaleceu sua experiência na área de ADAS / AD graças à introdução do Smart Corner™, uma solução que integra sensores para direção autônoma aos faróis dianteiros e lanternas traseiras do veículo, mantendo ao mesmo tempo um estilo atraente e um alto desempenho de iluminação.