Notícias
Vídeos

Marelli Cofap reforça a importância de revisar o veículo antes de viajar


A revisão veicular, além de garantir a segurança e o conforto dos passageiros, também representa economia para o proprietário do automóvel

Por: Da Redação - 15 de agosto de 2022

E para viajar com segurança, além de respeitar as leis de trânsito, é fundamental que o veículo esteja em perfeitas condições de uso no sentido de evitar surpresas desagradáveis no caminho. Assim, a Marelli Cofap reforça a importância da manutenção preventiva antes de viajar.

Sistema de suspensão

O sistema de suspensão do carro merece atenção especial durante a manutenção preventiva. O amortecedor, que é o principal componente do conjunto, deve estar em pleno funcionamento para garantir a segurança dos motoristas e passageiros, já que é o responsável por manter os pneus em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Esse componente deve ser verificado a cada revisão periódica, considerando que a perda de ação de um amortecedor de suspensão, causada pelos desgastes naturais de seus componentes internos, pode não ser percebida pelo motorista no decorrer do tempo.

A vida útil dos amortecedores depende do modo como o veículo é conduzido e dos pavimentos por onde ele trafega. Por exemplo, passar por lombadas e obstáculos sem reduzir a velocidade, subir guias, trafegar em pistas esburacadas e estradas de terra certamente reduzirá a durabilidade, não somente do amortecedor, mas também dos demais componentes do sistema de suspensão.

Além do amortecedor, outros componentes do sistema de suspensão também devem ser verificados, como molas helicoidais, barras estabilizadoras, bandejas de suspensão e bieletas. Todos esses itens são fundamentais para que o veículo trafegue de maneira segura, com estabilidade direcional nas retas e durante curvas e frenagens. Geralmente, ruídos vindos da suspensão indicam deterioração nos componentes de borracha que, caso não sejam trocados, prejudicaram as peças às quais estão associados, além de interferir na vida útil de outros componentes e no conforto devido a impactos e vibrações que deixam de ser absorvidos adequadamente e acabam sendo transferidos para o habitáculo do veículo.

Pastilhas de freio

As pastilhas de freio também são itens vitais para a segurança. Elas trabalham em conjunto com as pinças de freio com a função de reduzir a velocidade, proporcionando o controle na sua condução no tráfego, antes das curvas e, claro, quando há necessidade da parada total do veículo.

O motorista deve ficar atento ao desgaste das pastilhas de freios e substituí-las quando atingirem o limite de segurança, evitando que a massa de atrito se desgaste completamente. Se isso ocorrer, a base metálica sobre a qual é depositada a massa de atrito fica exposta, em contato com o disco de freio, o que diminui drasticamente o poder de frenagem, comprometendo a segurança de todos os passageiros. Ruídos e chiados ao acionar o freio são sinais de que o componente não está funcionando como deveria.

Bateria

Não quer ficar na mão no meio da estrada? Então lembre-se de verificar a bateria do carro. Ela é responsável por fornecer energia para o motor de partida e também pela alimentação do sistema de ignição e injeção. Do mesmo modo, o sistema de iluminação e demais equipamentos acionados enquanto o motor não está operando dependem da bateria. Com veículos cada vez mais tecnológicos, com um volume de eletrônica embarcada cada vez maior, a importância desse item está ainda mais relevante para garantir o equilíbrio elétrico e a estabilidade de funcionamento dos sistemas eletricamente assistidos. Dificuldade em dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais evidentes de que a bateria deve ser verificada imediatamente.

Lâmpadas

As lâmpadas também são itens de extrema importância no momento da revisão. São itens que merecem verificação diária, pela facilidade com que o próprio motorista pode realizá-la. Caso alguma esteja queimada, o motorista enfrentará problemas de visibilidade, principalmente durante a noite, podendo ocasionar graves acidentes e multas de trânsito. De acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas" é infração média, com multa de R$130,16, somada a quatro pontos na CNH.

Palhetas limpadoras de para-brisas

As palhetas limpadoras de para-brisas são responsáveis por garantir a segurança do motorista, principalmente nos dias de chuva. Quando o componente fica ressecado ou desgastado, atrapalha a visão e aumenta o risco de acidentes. Por isso, a manutenção preventiva é muito importante. Além disso, trafegar com palhetas em más condições de uso também configura infração de trânsito. Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave. O veículo pode ser multado e até recolhido.

A Marelli Cofap recomenda que as palhetas sejam revisadas a cada seis meses, devendo ser substituídas quando surgirem riscos ou faixas no para-brisa, ou quando o vidro apresentar aspecto externo embaçado. Revisões programadas são mais eficazes e geram economia de tempo e dinheiro.

Para mais informações sobre os produtos Cofap e Magneti Marelli acesse: www.mmcofap.com.br.