As pastilhas e os patins de freio têm a função de desacelerar e parar a motocicleta através do atrito entre esses componentes e os discos e os tambores de freio, respectivamente. A pastilha de freio é composta por uma base metálica (plaqueta) que recebe o material de atrito, o qual é produzido sob calor e pressão. De acordo com a composição desse material, as pastilhas são classificadas em: orgânicas, semimetálicas e metálicas. Os patins contam com uma lona de freio colada numa superfície metálica de formato semicircular que acompanha a geometria do tambor, cuja parte interna sofre o atrito com os patins quando o freio é acionado.
É importante ressaltar que a maioria das motocicletas de baixa cilindrada é equipada com discos/pastilhas na roda dianteira e patins/tambor na traseira, enquanto os modelos de média e alta cilindrada costumam vir com pastilhas/discos nas duas rodas.
De acordo com a Cofap, as pastilhas e os patins de freio Cofap atendem aos modelos das montadoras BMW, Dafra, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha. As linhas contarão com lançamentos constantes, afirma a fabricante, que vem acompanhando todas as movimentações da indústria brasileira de veículos duas rodas.
As pastilhas e os patins de freio são fundamentais para garantir a segurança do motociclista. Decorrente do uso para o qual são destinados, esses componentes sofrem desgaste intenso e, se não são substituídos ao fim de sua vida útil, podem comprometer o seu funcionamento e a segurança do condutor e passageiros. O principal sinal de alerta são os ruídos metálicos vindos das rodas. Caso isso aconteça, é recomendado procurar uma oficina de confiança.
Confira algumas dicas da Cofap para preservar e garantir uma maior vida útil às peças:
Os lançamentos podem ser encontrados no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br.