Notícias
Vídeos

Marelli Cofap amplia portfólio de sensores ABS


O componente tem como função não fazer o travamento imediato, o que garante um controle muito melhor para o motorista reduzir a velocidade sem que o veículo derrape

Por: Da Redação - 07 de setembro de 2021

Comprometida em manter a frota nacional atualizada, a Marelli Cofap Aftermarket amplia seu portfólio de sensores ABS com produtos para veículos Chevrolet, Fiat, Ford, Hyundai e Volkswagen. Os novos códigos chegam para complementar a linha de sensores ABS lançada no final de 2020.

Essencial para a segurança no trânsito, o componente é responsável por reduzir consideravelmente a ocorrência de acidentes, o sistema ABS é obrigatório em todos os veículos no Brasil desde 2014, com a função de evitar o travamento das rodas numa frenagem brusca. Os sensores ABS comercializados sob a marca Magneti Marelli possuem como o know-how da marca em eletrônica embarcada.

Os novos códigos são:

  • ABSMM360-DD/DE - Sensor da roda dianteira D/E - Fiat Idea
  • ABSMM250-DD/DE - Sensor da roda dianteira D/E - Ford Ecosport
  • ABSMM310-DD/DE - Sensor da roda dianteira D/E - Chevrolet S10
  • ABSMM10-DD - Sensor da roda dianteira Direita - Hyundai HB20
  • ABSMM10-DE - Sensor da roda dianteira Esquerda - Hyundai HB20
  • ABSMM70-DD - Sensor da roda traseira Direita - Volkswagen Gol G5
  • ABSMM70-DE - Sensor da roda traseira Esquerda - Volkswagen Gol G5
  • ABSMM80-DD - Sensor da roda traseira Direita - Volkswagen Saveiro G5
  • ABSMM80-DE - Sensor da roda traseira Esquerda - Volkswagen Saveiro G5

Os sensores ABS monitoram o movimento e velocidade das rodas do veículo constantemente, enviando essas informações para que o módulo, o cérebro do sistema, possa atuar. Esse componente capta a variação do fluxo magnético e gera ondas de sinais elétricos que são lidas pelo módulo eletrônico, responsável por regular a pressão do circuito hidráulico do sistema de freios e, consequentemente, a força de frenagem em cada roda do veículo, evitando o seu travamento. Ao evitar que as rodas travem numa freada, principalmente em condições de baixa aderência, como em dias de chuva, por exemplo, o sistema permite que o condutor mantenha o controle do veículo, de maneira que possa realizar manobras evasivas, se necessário. Com as rodas travadas, manobras de desvios tem menor chance de sucesso, aumentando a probabilidade de acidentes.

Assim, como são fundamentais para a segurança do veículo, os sensores ABS devem ser inspecionados sempre que o automóvel passar por revisão. Por ficar localizado na região da suspensão, o componente pode sofrer avarias devido ao impacto de objetos na via, como pedras, por exemplo. A Marelli Cofap Aftermarket recomenda a substituição da peça quando ela apresentar sinal de desgaste na extremidade de leitura, danos à superfície dos cabos, que comprometem o isolamento, e má conexão no terminal.