Notícias
Vídeos

Marelli Cofap alerta a importância da revisão veicular nas viagens de férias


Julho é o mês das férias e a Marelli Cofap alerta a importância da revisão antes de pegar a estrada

Por: Da redação - 15 de julho de 2019

É fundamental a verificação dos sistemas de suspensão, direção, freios, arrefecimento e elétrico, que devem ser priorizados na revisão, diminuindo as chances de acidentes e garantindo a segurança da família e amigos.

É indispensável avaliar os amortecedores com eficiência e atenção deixando o motorista alerta de possíveis vazamentos. Quanto ao óleo do motor, é necessário para a estabilidade do veículo que deve ser verificado frequentemente, visto que sem óleo, mais do que se desgastar, as peças do motor podem esquentar excessivamente e se dilatar. A partir daí, começa a espiral da morte: o motor passa a apresentar funcionamento áspero e barulhento e pode ocasionar demais acidentes.

Muitas pessoas são negligentes quanto à manutenção dos pneus de seus veículos, deixando de calibrar, de verificar as irregularidades ou nem dão atenção que o componente  merece, frequentemente se importando mais com a quantidade de gasolina que está no tanque ou com sujeira no veículo. Essa falta de cuidado traz consequências que influenciam diretamente no consumo de gasolina, no desempenho do veículo e segurança.

O sistema de direção deve ser avaliado em relação ao alinhamento, existência de vazamentos do fluido hidráulico e folgas em seus diversos componentes como pivôs, barras e terminais. O alinhamento das rodas pode afetar a durabilidade dos pneus. O correto alinhamento das quatro rodas reduz o desgaste dos pneus, contribui para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus e melhora a economia de combustível. Além de melhorar o comportamento e a segurança da direção por reduzir os problemas de controle do volante e estabilidade.

As lâmpadas e faróis devem estar sempre regulados e respeitar a legislação para que o sistema de iluminação funcione de forma eficiente e adequada, evitando o risco de prejudicar o motorista que vem em sentido contrário. É preciso ficar atento a lentes embaçadas e infiltração de água, que prejudicam o desempenho de faróis e lanternas.

Já a bateria é responsável pelo fornecimento de energia elétrica do veículo enquanto o motor está em funcionamento. O alternador, caso apresente algum defeito, compromete todo o sistema elétrico do carro, influenciando no funcionamento da bomba de combustível, faróis, lanternas, limpadores de para-brisas e todos os acessórios de conforto e entretenimento.

O sistema de escapamento é um dos sistemas que mais passam despercebidos pelos condutores, e às vezes só é percebido quando começa a incomodar com barulhos esquisitos ou quando está se arrastando pelo chão. O escapamento tem como função principal à eliminação dos gases gerados após a queima dos cilindros, isto é, ele conduz os gases devidamente filtrados para fora do veículo, além de evitar que os gases tóxicos penetrem no interior do carro. Outras funções são de reduzir a poluição sonora e manter o bom desempenho do veículo. Lembre-se de que emissões poluentes e ruídos fora do limite podem gerar sérios transtornos e multas.

Seja responsável, conduza de maneira prudente e consciente, procure centros automotivos e oficinas que disponham de profissionais preparados, opte por componentes com qualidade, confiabilidade. Essas ações trazem ao motorista tranquilidade e uma viagem sem estresse.