Notícias
Vídeos

Magneti Marelli orienta como reduzir o consumo de combustível


Todos os componentes que participam da queima de combustível, como bobina de ignição, injetor de combustível e vela de ignição, devem trabalhar em sintonia para que o motor funcione com eficiência

Por: Da Redação - 19 de abril de 2022

A Magneti Marelli, alerta que, para um motor funcionar com 100% de eficiência, é necessário que todos os componentes que participam da queima de combustível estejam em condição ideal de uso para trabalharem em sintonia. O desgaste das peças dos sistemas envolvidos pode interferir nesse equilíbrio fazendo com que, inevitavelmente, o consumo de combustível aumente. Todos os sistemas do veículo influenciam direta ou indiretamente no consumo do combustível, mas é necessária uma atenção especial para alguns sistemas, como injeção eletrônica e ignição.

Durante o funcionamento do automóvel, o sistema de gerenciamento do motor busca sempre a melhor performance com o menor consumo de combustível e, em um exercício contínuo, a injeção eletrônica estabelece em tempo real os padrões de operação de cada componente. Quando alguma peça não desempenha sua função corretamente devido a algum desgaste, o sistema precisa compensar essa perda, o que acaba comprometendo, entre outros fatores, o consumo e até a emissão de poluentes.

Outro sistema que merece atenção é o de ignição. As velas de ignição sofrem desgaste natural por estarem expostas às condições severas de trabalho no interior do motor. Com o aumento desse desgaste, fica mais difícil produzir a centelha responsável pela queima da mistura ar-combustível, gerando, consequentemente, menor aproveitamento do combustível. Quando desgastada, a vela também exige maior “esforço” das bobinas de ignição e dos cabos de vela, acelerando o desgaste desses itens. Tudo somado, ocorre o aumento do consumo do combustível.

A bomba de combustível, que na grande maioria dos veículos é elétrica, também deve ser priorizada em uma revisão, assim como os filtros do sistema de alimentação. São esses componentes que, em conjunto, levam o combustível até o motor e garantem que ele chegue sem impurezas e nos volumes corretos. O mau funcionamento dessas peças prejudica a alimentação do motor e causa o aumento do consumo.

Sinais de atenção

A revisão periódica é a chave para manter o sistema bem ajustado, trabalhando em equilíbrio, no melhor consumo estabelecido pela montadora para aquele veículo. A maioria dos componentes essenciais para o bom funcionamento dos carros tem a troca prevista no manual do proprietário do carro. A manutenção preventiva, além de evitar surpresas e gastos com manutenção corretiva, também permite uma programação com os valores das revisões.

No entanto, sempre que o condutor notar sinais de falha é preciso procurar uma oficina de confiança. Além das luzes indicadoras no painel, vale ficar atento à marcha lenta irregular, com oscilações de aceleração; motor que “apaga” sozinho; e performance baixa, em que se nota morosidade nas respostas das solicitações durante a condução e dificuldades na partida. O próprio consumo elevado de combustível também pode ser um alerta.

A maneira como o veículo é conduzido também influencia no consumo do combustível. Muitos motoristas acreditam que a famosa “banguela”, por exemplo, traz economia, quando na verdade a marcha-lenta é uma das condições de maior consumo de combustível. No caso dos veículos com injeção eletrônica, ao perceber que o condutor não está acelerando e o veículo está com marcha engatada, a injeção de combustível é cortada, o que promove a redução da velocidade do veículo com o chamado freio motor.

Nas vias com semáforos, em que ocorre muito o “anda e para”, evitar que o veículo pare totalmente também pode ajudar a reduzir o consumo. Quando o carro não “estaciona”, não é necessário vencer novamente a inércia para que volte a andar, o que também ajuda a economizar. Também é importante não andar com excesso de peso no veículo e sempre calibrar os pneus. Quando estão murchos, eles dificultam a rolagem na via, o que demanda maior aceleração do motor para que o veículo se movimente.

Outra dica que pode beneficiar a economia de combustível é sempre observar a rotação do motor, tanto pela percepção do ruído do propulsor, como pela visualização no conta-giros, e não deixar para efetuar as trocas de marcha somente quando a rotação está no limite máximo.

Para mais informações sobre estes e os demais produtos Magneti Marelli, acesse: www.mmcofap.com.br ou ligue: 0800-0191638.