Oficina Brasil


Magneti Marelli alerta para os cuidados com o sistema de ignição

O bom funcionamento dos carros e das motocicletas está relacionado diretamente à manutenção do sistema de ignição

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

De acordo com a Marelli Cofap Aftermarket, qualquer variação nesse sistema pode reduzir a potência e o torque do veículo, aumentar o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes, além de provocar danos sérios ao motor. Por isso, a dica é: cuide sempre da manutenção preventiva para evitar estragos no carro ou na motocicleta e gastos que vão pesar no bolso.

O sistema de ignição é o responsável por criar a faísca que inicia a queima de combustível para o motor, gerando a energia necessária para a movimentação dos pistões e mantendo o motor em funcionamento. Ele é composto basicamente por velas, cabos e bobinas, que são componentes duráveis, mas que sofrem desgaste gradual e natural decorrente de sua utilização, o que acarreta a redução ou perda de características funcionais. Por isso, sempre que levar o carro ou motocicleta ao mecânico, o proprietário deve solicitar que seja feita uma verificação criteriosa no sistema de ignição.

A Magneti Marelli disponibiliza no mercado aftermarket sete tipos de velas de ignição para automóveis e dois para motocicletas. No caso das velas para automóveis são 59 códigos, que segundo a fabricante atende 90% da frota circulante, e que contemplam desde veículos antigos ou que não requerem características particulares, até componentes feitos em platina e irídio, que trazem as tecnologias mais avançadas do segmento em termos de material e desempenho. As famílias de velas Magneti Marelli são Standard, Resistive, Multi-E, V-Form, Planinum, Platinum IR e Iridium.

Já para as motocicletas são 22 códigos que atendem 95% da frota brasileira, divididos em dois tipos de velas: Standard (para modelos de motos que não contenham muitos componentes ou sistemas eletrônicos) e Resistive (destinado às motocicletas com injeção eletrônica, a gasolina ou flexfuel e também com carburadores).

A Marelli também oferece ao aftermarket bobinas de ignição e duas versões de cabos de vela, componente responsável por levar a alta tensão produzida pela bobina até as velas sem permitir fugas de corrente, garantindo uma ignição sem falhas. O primeiro tipo é resistivo, que tem o resistor instalado dentro dos terminais; e o outro é o supressivo, que possui o supressor instalado dentro do próprio cabo.

 

Comentários