Notícias
Vídeos

Magneti Marelli alerta para a revisão das palhetas na época de chuvas


O motorista deve ficar atento ao estado das palhetas. Se estiveram em condições ineficientes, o condutor pode ser multado e até ter o veículo recolhido

Por: Da Redação - 21 de janeiro de 2022

Com a  chegada do verão e, consequentemente, do período de chuvas intensas, é importante realizar a revisão das palhetas limpadoras de para-brisas. Quando em perfeitas condições de uso, esses itens são responsáveis por garantir a visibilidade e a segurança em dias chuvosos. A Marelli Cofap Aftermarket, recomenda que o componente seja revisado a cada seis meses. Quando desgastadas ou ressecadas, as palhetas podem causar danos ao pára-brisas, além de aumentar o risco de acidentes sob chuva na medida em que a visão do motorista pode ficar prejudicada. Elas devem ser substituídas quando surgem riscos ou faixas no para-brisa, ou quando o vidro apresentar aspecto externo embaçado.

Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave. O veículo pode ser multado e até recolhido. O reservatório de água também deve estar sempre abastecido, caso contrário, o veículo também pode ser multado e retido. Vale a dica de utilizar algum aditivo limpador de qualidade no reservatório de fluido do lavador de pára-brisas, no sentido de auxiliar as palhetas na limpeza.

Atualmente, a marca Magneti Marelli possui em seu portfólio dois tipos de palhetas para o mercado de reposição: Standard e Touch Flat. A linha é composta por 29 códigos e atende as principais montadoras nacionais e internacionais.

De acordo com a fabricante, as palhetas Standard possuem estrutura em aço inoxidável e armação com pintura fosca que garante maior durabilidade. Elas são desenvolvidas para um melhor contato com para-brisas curvos e suas lâminas são fabricadas em borracha de alta qualidade, com corte de precisão para melhor ação de limpeza e alta resistência química. Já as palhetas Touch Flat possuem design aerodinâmico e estrutura robusta para melhorar o desempenho sem trepidação. Essa linha também tem o corpo mais curvado e recebe uma borracha especial com pontos de pressão para um contato mais uniforme e silencioso em todas as condições climáticas.

Outro componente essencial para garantir o bom funcionamento das palhetas são as eletrobombas lavadores do para-brisa responsáveis por bombear a água do reservatório para o para-brisa por meio de tubulações, mediante o acionamento do condutor. Segundo a Magneti Marelli, eles disponibilizam um portfólio com 32 eletrobombas que atendem os principais veículos da frota brasileira.

Os códigos que compõem a linha de palhetas, bem como os demais produtos Magneti Marelli e Cofap, podem ser encontrados no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br

Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas sobre os produtos Magneti Marelli ligue no atendimento ao consumidor 0800-0191638.