Durante o evento, foi possível entender melhor sobre esses novos conceitos que já demostram o futuro da eletrificação em freios e na condução autônoma.
Segundo Haldex, os produtos já estão em testes e traz um novo conceito, o FABV (Fast Acting Brake Valve), é um sistema composto por válvulas de alto desempenho que são instaladas próximas às rodas do veículo. Além de dar uma resposta dez vezes mais rápida ao contrário dos sistemas convencionais, o FABV possibilita maior estabilidade do veículo, reduzindo em até 15% de distância da parada.
Outro produto que segue as novas tendências de eletrificação em freios para veículos comerciais autônomos, semiautônomos e elétricos é o EMB (Electromechanical Disc Brake), que também possibilita um aumento de desempenho com redução de 15% da distância de parada, em comparação com os sistemas de freios pneumáticos atuais. De acordo com a fabricante, o sistema eletromecânico e o EMB, traz uma redução significativa no consumo de combustível com um melhor tempo de resposta.
Apesar de serem sistemas independentes, é possível que o veículo trabalhe com as duas soluções. Gerente de engenharia e vendas OEM da Haldex do Brasil, Luiz Stopa, a combinação do FABV e do EMB traz benefícios que vão desde uma maior estabilidade e segurança, com um tempo de resposta quase imediato e distância de parada próximo ao limite físico teórico. “Com o conceito de arquitetura aberta e a capacidade de personalização dos sistemas, em conjunto com os fabricantes, é possível aproveitar toda a tecnologia embarcada no veículo, reduzir custos de produção e oferecer ao mercado um conceito de segurança e economia no transporte rodoviário, que ainda é o principal meio de transporte de cargas no Brasil”, acentua Luiz Stopa.