Notícias
Vídeos

Grupo BMW traz dicas de conservação do carro durante o período de quarentena


São necessários cuidados com itens essenciais como bateria e pneus, bem como com a preservação da pintura do automóvel através do uso de capa adequada

Por: Da Redação - 02 de abril de 2020

Com o período prolongado de quarentena como medida de segurança para reduzir o contato social e prevenir o contágio do novo Coronavírus, as marcas BMW e MINI ressaltam algumas dicas importantes para preservar os automóveis e mantê-los preparados para o retorno às pistas. 

O ideal é que o veículo rode pelo menos uns 20 minutos por semana porém, na impossibilidade, é importante tomar algumas precauções. Augusto Farfus, piloto da BMW, estreia uma série repleta de dicas sobre os cuidados necessários com o veículo durante o período de quarentena, no Instagram da montadora @bmwdobrasil.

Veja alguns cuidados básicos:   

Bateria: Onde possível, desde que não seja uma garagem fechada, é recomendável ligar o veículo pelo menos a cada 2 semanas, mantendo-o ligado em torno de 20 minutos. E no caso de veículos elétricos e híbridos, há cuidados adicionais. Durante o período de imobilização, ligar o veículo em um local de carregamento adequado (todo veículo elétrico e híbrido BMW e MINI acompanha um carregador na compra). Caso seja necessário, a bateria de alta voltagem é automaticamente carregada. 

Além disso, é importante controlar o status de carga regularmente e não deixar o veículo parado mais de três meses com um status de carga inferior a cerca de 50 %.

Pneus: Manter na calibragem máxima (veículo cheio) de acordo com a medida dos pneus. Esta informação varia de veículo para veículo, então verifique a calibragem correta que está localizada em uma etiqueta colada na coluna B (visível ao abrir a porta do motorista).

Freios: Em locais expostos ao tempo, ou com umidade elevada, pode ocorrer oxidação dos discos de freio causados pelos resíduos das pastilhas de freios. Portanto, é possível que nas primeiras frenagens ocorra um barulho anormal decorrente desta oxidação, e que tende a desaparecer conforme a utilização.

Pintura: Se o veículo ficar exposto ao tempo, é necessário cobri-lo com uma capa adequada. Lavá-lo antes da imobilização para evitar que agentes externos como detritos de animais, insetos ou sujeiras possam provocar manchas irreversíveis.

Combustível: Os fatores que influenciam para o envelhecimento do combustível são: ar, luz e calor. Portanto, o ideal é encher o tanque antes da imobilização para deixar o mínimo de ar dentro do tanque de combustível. Utilizar, preferencialmente, combustível premium (alta octanagem) ou combustível aditivado.

Além disso, em locais de alta umidade é necessário deixar o veículo aberto por alguns minutos pelo menos 1 vez por semana, para evitar a formação de bolor em seu interior. Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse: www.bmw.com.br