Notícias
Vídeos

Fras-le apresenta pesquisa em evento internacional


O trabalho desenvolvido pela Fras-le consiste em uma nova estratégia de formulação no desenvolvimento de pastilhas de freios sem cobre

Por: Da redação - 25 de setembro de 2019

O trabalho desenvolvido pela Fras-le consiste em uma nova estratégia de formulação no desenvolvimento de pastilhas de freios sem cobre

A necessidade de substituição do cobre nas formulações de pastilhas de freio, imposta pela legislação norte-americana nos últimos anos, representa um grande desafio para o desenvolvimento do setor. A Fras-le, que já se antecipou nas legislações que preveem a eliminação também do uso de amianto na fabricação dos produtos, buscou uma solução por meio de seu laboratório e time de pesquisa.

“O cobre desempenha um papel importante no desempenho de frenagem, devido às características térmicas e tribológicas que confere à pastilha de freio. O cobre contribui para gerar um terceiro corpo estável, o que leva a uma renovação controlada da superfície. Ligas metálicas de cobre ainda conferem à pastilha estabilidade de atrito, redução no desgaste e boa recuperação e dissipação de calor, entre outras vantagens. Diante disso, a substituição deste material torna-se uma tarefa extremamente difícil para os engenheiros e fabricantes de fricção”, explica o gerente de engenharia a inovação da Fras-le, Alexandre Casaril.

Segundo Alexandre, a substituição do cobre por outros elementos mostrou-se ineficaz, de modo que uma nova estratégia foi adotada para desenvolver uma formulação livre de cobre, criando um novo método de abordagem sobre a interação de lubrificantes e abrasivos com outros componentes na formulação.

A empresa está no seleto grupo de marcas que apresentarão trabalhos no prestigiado 37th Annual SAE Brake Colloquium & Exhibition, o principal evento de antecipação de tendências do setor de fricção e controle de movimentos, cuja edição brasileira, ocorreu em maio, em Caxias do Sul (RS). O evento será realizado entre os dias 22 a 25 de setembro, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos.

“O que vamos mostrar agora é que tivemos sucesso em desenvolver um novo material de atrito de alto desempenho livre de cobre. Os resultados foram verificados por meio de testes laboratoriais em dinamômetro, nas pistas de teste do CTR e avaliações de campo no Brasil e nos EUA. E mostraram que o novo material desenvolvido tem características de fricção estáveis e capacidade de frenagem equivalente à geração anterior com cobre. Além disso, um filme estável e uniforme foi formado na superfície do rotor, levando a um menor desgaste do par de fricção, maximizando a durabilidade das pastilhas e discos, e minimizando o impacto ambiental”, conclui Casaril.