Notícias
Vídeos

Ford trabalha em tecnologia com carros conectados


Parceria com Vodafone testa sistema de atendimento em caso de acidente no trânsito

Por: Da redação - 30 de setembro de 2018

Uma nova tecnologia está sendo testada para promover maiores condições de segurança aos condutores e maior fluidez nas vias urbanas. Trata-se de um sistema integrado entre carros que identifica acidentes poucos momentos após a ocorrência. 

Projetado na Alemanha pela Ford, em parceria com a Vodafone, o objetivo é equipar carros de bombeiro, polícia e ambulância, os quais poderão ter acesso aos corredores de emergência mais adequados para atender as ocorrências. O sistema avalia as condições de trânsito e mostra para qual lado os veículos devem abrir os corredores. Também é possível identificar o tempo de chegada do resgate. 

A tecnologia inclui um botão SOS no carro, o “eCall”, que permite chamar automaticamente os serviços de emergência em caso de acidente. Quando todos os veículos estiverem conectados por redes móveis e modems, ele terá ainda a função “eCall Plus” para comunicar o acidente aos motoristas localizados a até 500 metros. Os veículos de emergência também vão gerar o mesmo tipo de aviso e terão telas para orientar os motoristas a formar o "corredor de emergência". 

“A direção autônoma e conectada é uma das principais tecnologias do futuro. A Ford tem uma longa história no desenvolvimento da comunicação de veículos com a infraestrutura de trânsito e entre veículos, que pode contribuir para melhorar a segurança e a eficiência viária em todo o mundo. Os testes em Dusseldorf (Alemanha) trarão dados decisivos para avançarmos ainda mais nessa área, junto com a Vodafone e outras empresas parceiras”, diz Gunnar Herrmann, CEO da Ford na Alemanha. 

O sistema faz parte do projeto de mobilidade chamado KoMoD, que conta com um fundo de 15 milhões de euros para teste de novas tecnologias de carros autônomos e conectados. Também é complemento de outro trabalho, que permite ambulâncias e carros de polícia informarem diretamente aos motoristas próximos a sua localização e distância. 

"A revolução digital está trazendo avanços que podem ajudar a salvar vidas em nossas estradas", diz Hannes Ametsreiter, CEO da Vodafone Alemanha.